Feliz Acaso Fotografia
Feliz Acaso Fotografia

Antes de anunciar o casamento a todos, antes de enviar os convites de casamento, antes de escolheres o vestido de noiva ou até antes de terem decidido o dia em que irão casar, há algo que devem ter bastante claro: que tipo de casamento querem ter? Sabendo que os casamentos íntimos e com poucos convidados são a tendência do momento e chegaram muito antes da pandemia, hoje em dia, estão ainda mais valorizados devido ao contexto em que vivemos atualmente e que parece que irá prolongar-se em 2021. A perceção de um casamento pequeno varia de casal para casal, sendo que o limite para um casamento com poucas pessoas são cerca de 70 convidados. A pensar em celebrar um casamento assim? Há imensas possibilidades para tornarem o vosso dia único e cheio de personalidade, deixamos cinco principais.

Uma cerimónia única e cheia de encanto 

Celebrada ao ar livre ou num espaço interior, pelo civil ou pela igreja, uma cerimónia de um casamento íntimo é sempre especial e tem uma vantagem: pode ser personalizada ao máximo. Com menos convidados, irão ter mais margem no orçamento para apostar em detalhes decorativos diferentes ou até numa decoração floral distinta. Os missais também podem ter uma mensagem personalizada, podem ainda incluir algum detalhe para os convidados logo à chegada - como óculos de sol ou leques caso troquem as vossas alianças de casamento ao ar livre. 

Quanto ao corredor ou caminho até ao altar, pensem em personalizá-lo de acordo com o estilo do vosso casamento: com gaiolas num estilo mais vintage, caixas de vidro metalizadas com verdura dentro para quem adora o estilo industrial chic ou com uma passadeira que contenha uma mensagem personalizada. Também podem pensar num coro alternativo ou mesmo numa banda que possa tocar alguns covers, no caso de casarem pelo civil. 

No espaço exterior do copo-de-água 

Num casamento com menos pessoas, é tão importante a decoração como a escolha do local para a celebração. Pela pandemia, é importante que o mesmo tenha vários espaços ao ar livre, onde os convidados possam manter as distâncias de segurança. Se casam nos meses de inverno, talvez o copo-de-água seja no interior do espaço, mas podem torná-lo único e acolhedor também no exterior. Um bar com letras XL iluminadas, luzinhas no jardim, uma pão de forma em estilo street food com doces, snacks e salgados e ainda aquecedores e mantas nos espaços lounge, para que os convidados possam fumar, relaxar e até tirar a máscara por momentos e por estarem ao ar livre. No verão, tudo fica mais fácil e podem até realizar todo o copo-de-água no jardim da quinta, num ambiente mais rústico ou requintado, dependendo do vosso estilo. 

Feliz Acaso Fotografia
Feliz Acaso Fotografia

Ambientes únicos e personalizados 

E assim chegamos à decoração no espaço interior do copo-de-água, que devem ser adequadas ao tipo de ambiente que escolheram, mas proporcionar também todo o conforto e descontração aos convidados. Optem por um estilo minimalista, mas que marque pela diferença e onde todos se sintam como em casa.  A iluminação não pode faltar, assim como uma boa banda de música ao vivo ou uma boa playlist de música ambiente. Quanto aos detalhes, tudo depende do estilo do vosso dia. Desde baús, bicicletas vintage, gavetas velhas, poltronas confortáveis, plantas, gaiolas de metal, não há limites para surpreender. O photocall também deve marcar presença, mas tenham em conta os ajuntamentos na zona. Deixem ainda uma mensagem personalizada em cada lugar dos convidados…um casamento intimista merece este mimo especial, que fará com que todos se sintam incluídos e acarinhados.  

Como distribuir as mesas do copo-de-água 

Quando o número de convidados é pequeno, o ideal é optar por grandes mesas retangulares para que todos os convidados se vejam e possam conviver. No entanto, também podem escolher ter mesas redondas, caso queiram um enlace mais clássico e elegante. Estas duas opções são perfeitas para manter a distância de segurança, sem tornar o ambiente demasiado frio ou distante. Tudo depende de como é o espaço de celebração e do resultado que se deseja obter.

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Iluminação e detalhes: a chave do sucesso 

Uma das grandes vantagens de um casamento íntimo é a possibilidade que têm de dar atenção a todos os convidados. Além disso, de certeza que terão um orçamento maior para a decoração, algo que pode fazer toda a diferença no ambiente. Velas e luzes cálidas não podem faltam, principalmente quando a noite chegar. Adaptem-se à estação: mantas e detalhes mais de inverno para casamentos desta estação, luzes e cor para os casamentos celebrados ao ar livre durante o verão. Do centro de mesa ao seating plan, tudo poderá ser personalizado de acordo com o vosso estilo ou temática do casamento. 

Tendo em conta o que vos contámos, irão perceber que um casamento com poucos convidados irá abrir-vos um leque de possibilidades que poderão fazer com que o vosso dia seja inesquecível. Algo que seria impossível com um casamento com mais convidados. Aproveitem toda a personalização que poderão conseguir no vosso dia e desfrutem de cada momento com todos os presentes.