Tal como na moda nupcial – que inclui os vestidos de noiva, sapatos, penteado de noiva e todos os elementos do seu look – também a decoração varia, ano após ano, mostrando-nos infinitas possibilidade de estilos e combinações de cores e flores. Isto deve-se a uma mudança visível nas novas gerações de casais, cada vez mais exigentes e que procuram que o seu dia de casamento seja um reflexo da sua personalidade.

Dentro de toda a decoração nupcial, estão os centros de mesa, importantes elementos decorativos, já que dão um toque de beleza e elegância únicos a todo o ambiente do copo de água. O seu leque de possibilidade é tão variado, que permite aos noivos inovar cada vez mais na sua decoração nupcial. Uma vez que tenhas enviado todos os convites de casamento, há que pensar na decoração, esse importante tema que definirá todo o estilo do vosso enlace. Gostas de elementos coloridos, que tragam alegria ao ambiente? Damos-te várias possibilidades para um centro de mesa com cor, toma nota!

Flores e cores para todos os estilos

Poucos elementos numa decoração poderão ser mais românticos que as flores. Mas, se às flores, lhes juntarmos velas, temos a cereja no topo do bolo de casamento. Vamos por partes: primeiro há que definir a cor do casamento e pensar se os centros de mesa serão ou não dessa mesma cor. Há opções para todos os gostos: as noivas mais clássicas, por exemplo, procuram não fugir dos tons que escolheram, enquanto que as mais alternativas optam por destacar os centros de mesa com outras cores e elementos.

Que tal uma toalha dourada com um centro de mesa em tons rosa pastel ou azul forte? Dependendo do que quiseres transmitir, as possibilidades são infinitas. Se o teu casamento é inspirado no mar, opta por cores mais frias para a mesa e junta-lhes um centro de mesa exótico, que te transportes a praias paradisíacas. Para casamentos mais industriais, sem dúvida de que os tons metalizados são a grande tendência. E as mais românticas, amantes de vestidos de noiva com renda, podem optar pelos tons pastel, que darão um toque angelical e puro ao ambiente. No final, e em todos os estilos, se juntares velas aos centros de mesas, conseguirás um efeito intimista e acolhedor, sobretudo durante o baile. A junção será perfeita!

Mosteiro São Bento da Vitória
Mosteiro São Bento da Vitória

Tons neutros misturados com cores vivas

Seja qual for a cor que escolhas para o enlace, as flores dos centros de mesa podem ou não ter o mesmo tom. Para as mais clássicas, que não dispensam usar um penteado apanhado no seu dia, os tons pastel são os mais indicados. No entanto, se és uma noiva alternativa que também que ter esse toque elegante e romântico no seu dia, a solução pode passar por combinar os tons pastel com cores vivas nos centros de mesa. Escolhe outros elementos para os adornar, tais como verduras ou acessórios temáticos, que gaiolas vintage, por exemplo. Em estilos mais pin-up, além do vestido de noiva curto poder fazer toda a diferença, também o ambiente que recries no copo de água será determinante para o sucesso do enlace. Aposta por flores vermelhas ou por tons vivos como o rosa e o amarelo e não te esqueças suportes forrados com tecidos coloridos e vintage. Além disso, tanto se escolheres um centro de mesa alto como baixo, os tons pastel e mais neutros resultam sem bem, quando combinados com outra cor.

Outros estilos

Da mesma forma que as flores são a grande aposta da maioria – variando no tipo e na cor – são cada vez mais os casais que optam por ir mais além na decoração do seu dia. Sobretudo se o casamento é temático, aproveita para inovar nos centros de mesa, tal como o fizeste nos vossos convites de casamento personalizados. Utilizando flores ou não, podes escolher outros elementos para embelezar as mesas. Temas como viagens podem ter fotografias vossas e uma máquina fotográfica no centro de cada mesa. Já quem é fã de banda desenhada ou quer reviver a infância, pode recriar um centro de mesa em Playmobil ou Lego, enchendo as mesas do copo de água de cor. Seguindo igualmente a moda DIY, os detalhes elaborados pelos próprios noivos ganham cada vez mais força, pelo que podem apostar por materiais reciclados para criarem os suportes coloridos dos vossos centros florais.

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Shabby chic: um referente de cor

A alegria do Shabby Chic também se reflete na escolha de um centro de mesa colorido, além de ser tendência para 2018. As noivas deste ano apostam por penteados com tranças adornados com motivos florais e querem muita cor e alegria na decoração das mesas do seu copo-de-água. Flores de todos os tipos e cores, juntam-se a elementos como velas, madeira, verdura, detalhes em macramé, numa verdadeira explosão de cores e alegria. Tanto os tons pastel como os mais vivos estão dentro deste estilo único e tão em voga no momento.

Lanternas do Céu
Lanternas do Céu

Já sabes de que cor serão os teus centros de mesa? Dentro dos tons do casamento ou totalmente diferentes para que se destaquem de toda a decoração? As possibilidades são infinitas e todas possíveis, tal como o são na escolha das vossas lembrancinhas de casamento. Agora que recebeste o anel de noivado e estás em plena fase dos preparativos, não deixes de ver todas as alternativas que existem tanto em moda como em decoração nupcial. Irás surpreender-te!