Casamentos

Como escolher os convites de casamento? Descobre os 8 passos fundamentais (incluindo um Ebook)

Os convites de casamento são a carta de apresentação do grande dia. E por isso, vamos ensinar-te a escolhê-los da melhor forma com este guia prático. Todas as informações que precisam de saber, passo a passo, para fazerem a escolha perfeita!

Os convites de casamento são um dos elementos-chave para qualquer festa de casamento. São o primeiro contacto que familiares e amigos têm com o evento, e como todas as primeiras impressões, esta é a que conta mais. Por isso, é de extrema importância que a escolha seja um verdadeiro reflexo de quem vocês são, da vossa personalidade e do grau de formalidade e estilo que o casamento vai ter: country, urbano, boho chic…  Têm tantas ideias e não sabem por onde começar? Atentem neste artigo e surpreendam-se com o resultado final!

Em primeiro, relaxem, porque o nosso objectivo é facilitar-vos a vida com este manual detalhado de como escolher os convites de casamento perfeitos. Um guia com os passos essenciais, dicas e conselhos para conseguirem alguns convites com os quais se identificam e com os quais podem iniciar esta grande aventura em grande estilo. Desde a grande variedade de designs existentes às tendências mais relevantes em convites de casamento do momento, as gamas de cores disponíveis, os materiais mais adequados e muitos outros fatores que devem ter em consideração. Um guia que, para a vossa comodidade, agora também podem adquirir em formato eBook, que pode ser baixado com um único clique e totalmente gratuito. Um livro eletrónico visual e muito completo com todas as informações compactadas sobre o maravilhoso mundo dos convites de casamento. Estão prontos? Garantimos que terão bastante sucesso!

Com a ajuda deste Ebook, encontrarás todas as respostas às tuas dúvidas. Não percas a oportunidade de o explorar!

1. As últimas tendências em convites de casamento

Continuam à procura de convites de casamento 2022 para triunfar e terem sucesso entre os convidados? O primeiro passo é mergulharem sobre as tendências do momento e inspirarem-se no que está a ser usado. E, tal como o vestido de noiva ou o traje de noivo, os convites de casamento também têm as suas próprias modas, que evoluem a cada ano. 

E quais são as tendências em convites de casamento que o próximo ano traz? Sem dúvida, os convites de casamento com pormenores naturais e botânicos - folhas verdes, flores, pássaros ...- convites de casamento com uma essência minimalista, convites de casamento transparentes, convites de casamento sustentáveis, convites de casamento romântico com pergaminho ou papel artesanal e casamento convites com selos de cera.

Querem mais opções? Os convites de casamento com toques de ouro, os convites de casamento em tons intensos, os convites de casamento em madeira e os convites de casamento personalizados com muitos detalhes - aquarelas, fotografias e ilustrações também estão em alta.

Beauty Chic

2. Convites de casamento de papel VS. Convites de casamento digital

A primeira decisão a tomar é se desejam um convite de casamento impresso ou eletrónico. Ou mesmo uma mistura de ambos. Uma decisão fundamental na qual devem avaliar os prós e os contras de cada opção, além de ter sempre em conta o tipo de pessoa que vai recebê-las. Cada um tem finalidades distintas, por isso, guiarem-se pelo tipo de casamento que decidiram ter, o que querem transmitir, o orçamento disponível e o tempo de antecedência com que têm que organizar o casamento será de grande ajuda a optar por um tipo ou outro. Descubram qual dos dois se adapta mais a vocês!

Convites de casamento de papel

Também chamados de convites de casamento impressos ou tradicionais. Têm o fator físico a seu favor, pois permitem que os vossos convidados os mantenham por toda a vida num lugar muito especial, bem como o facto de poderem entregá-los e evitar que se percam na caixa de entrada ou no WhatsApp. Além disso, há muitos convidados que valorizam tudo o que está por trás daquele cartão de papel mas que não se vê: o tempo dedicado à sua criação, a proximidade que se busca com os mais íntimos, a importância de poder ver as reações pessoalmente, o valor que atribuiem ao evento ... e muito mais. Sem dúvida, a versão mais solicitada pelos casais até hoje.

19t Designing The Day

Convites de casamento digital

Também conhecidos como convites de casamento eletrónico, são a melhor alternativa para os apaixonados que desejam contribuir com o cuidado do meio ambiente. Da mesma forma, destacam-se pela agilidade e rapidez, pois são mais rápidos para enviar e chegar a qualquer parte do mundo em segundos. Algo que também facilita o tempo de resposta dos convidados, que podem confirmar mais rapidamente se irão ou não comparecer à festa da forma que vocês consideram mais adequada: por telefone, email, site de casamento, Facebook, WhatsApp... Sem esquecer que o conteúdo pode ser mais diversificado, pois, além das fotos, podem incluir música e vídeo.

D'Obra de Arte

A quem se dirige os convites digitais? Aos millennials e casais modernos que buscam priorizar a simplicidade e o conforto em tudo que envolve o grande dia. Algo que as novas tecnologias têm contribuído para as nossas vidas é poder partilhar todo o conteúdo em múltiplas plataformas para chegar a mais pessoas E, claro, poder consultar a informação incluída a partir de qualquer lugar e tempo, como por exemplo, o local do casamento, os mapas para chegarem lá, etc... Uma última vantagem? A capacidade de notificar qualquer possível mudança de última hora com alguns cliques. Melhor é impossível!

Seja em papel ou digital, vocês podem escolher entre um desenho pré-definido entre todos os existentes no mercado ou um modelo personalizado de acordo com os vossos gostos –com fotos, aquarelas, formas geométricas, desenhos... De facto, o vosso toque pessoal será o que os torna verdadeiramente únicos e inesquecíveis.

3. Levem em consideração o estilo do casamento

Na hora de escolherem os convites de casamento, também ajudará terem perfeita clareza sobre o estilo ou tema do casamento que vão organizar: a decoração, o tipo de flores, os vossos respectivos trajes e, é claro, e o design dos convites. Devem refletir a vossa personalidade, os vossos gostos e paixões, além de darem as primeiras pistas aos convidados de tudo o que encontrarão no grande dia do vosso casamento.

Por isso, se gostam de um casamento formal, com as mesas decoradas com finas e delicadas toalhas de mesa, elegantes convites de casamento serão os seus melhores aliados. Estão à procura de um enlace mais boémio? Então os convites rústicos do casamento ou os convites do casamento vintage serão perfeitos para vocês. E assim com todos os estilos. Querem mergulhar um pouco mais nos estilos de casamento mais populares? Vamos lá!

Mosteiro São Bento da Vitória

Convites de casamento clássicos

Não porque sejam chamados de "velhos", mas são precisamente aqueles que nunca saem de moda. Ideais para casamentos tradicionais, seguem o padrão típico de um cartão grosso, uma tipografia caprichada, um look feito à mão, um texto simples e direto, o anagrama do casal no forro do envelope e o uso de tons de branco - branco puro, creme esbranquiçado, marfim ou macio

Convites de casamento elegantes

Eles tendem a ter ares clássicos, mas com toques distintos, seja com detalhes estampados em ouro ou prata. Além disso, geralmente incluem acabamentos elaborados, como iniciais em relevo, ou embrulhados em papel brilhante decorado ou com fitas e laços sofisticados.

Convites de casamento vintage

Quer vocês estejam a planear um casamento inspirado na década de 1920, um casamento country ou um boho chic, os convites vintage serão um sucesso graças ao seu efeito envelhecido. Como são? São designs que adicionam motivos florais; caligrafias manuais; tons atalcados, desbotados ou naturais e detalhes decorativos, como rendas, um pedaço de corda ou faixa de juta. Além disso, para a sua preparação, o papel kraft é frequentemente usado por sua aparência retro.

Bola de Sabão Eventos

Convites de casamento românticos

Ideais para casais doces e apaixonados, estes cartões são enriquecidos com flores de todos os tipos e tamanhos, corações em tons de rosa, ilustrações e aquarelas personalizadas, imagens de casais e palavras cheias de sentimento - talvez uma das canções de casamento, um poema de amor, as frases mais românticas que vos marcaram ...Uma última dica? Perfume-os com um aroma agradável se forem feitos de papel. Um detalhe que não passará despercebido por ninguém!

Convites de casamento rústicos

Muito apropriado para casamentos no campo ou com uma essência boémia. Apostam nos motivos naturais, seguem uma paleta de cores quentes - como castanho, ocre, verde, azul celeste e terra - e harmonizam-se maravilhosamente com uma grande quantidade de tecidos, como rendas, tecido de aniagem e tule, que podem enfeitar o cartão sozinhas ou combinadas com flores silvestres, por exemplo.

Convites de casamento minimalistas

Predominam designs sem flores ou cores extravagantes. Cartões que concentram todo o seu apelo na ordem, na caligrafia, na estética moderna e discreta e nos tons suaves e uniformes: um único tom principal, o contraste de uma mesma gama de cores neutras, etc.

Convites de casamento temáticos

Estão a planear manter um casamento temático? Apostem em espelhar os vossos gostos pessoais ou hobbies nos cartões. Encontrarão, portanto, a viagens, convites de casamento para viagens marítimas, convites de casamento artísticos –sobre arte, cinema, filmes, histórias, música ... convites de casamento de futebol, convites de casamento da Disney, convites de casamento com tema de Paris e muitos mais. Sem dúvida, a opção que mais se presta à originalidade e autenticidade.

Convid'arte

4.Tipos de convites de casamento

Para além de escolher os convites de casamento em função do estilo ou tema da celebração, é importante conhecer também os diferentes tipos de cartões com base no seu formato, estética, valor acrescentado, forma de preparação e características criativas e inovadoras. Aqui está um breve resumo!

Convites de casamento originais

Estes tipos de convites emanam criatividade e inovação e permitem que os protagonistas dêem um toque extra de exclusividade ao grande dia. E são múltiplos formatos, designs e ideias que dão origem aos convites de casamento originais e divertidos, para além dos clássicos cartões quadrados ou retangulares, para fazerem a diferença.

Assim, verão propostas na forma de rolos de fotos, jogos de mesa, caixas surpresa, malas dobráveis, vans típicas dos anos 60, histórias em quadrinhos, quebra-cabeças, vinil ou CDs e mapas, bem como designs que assumem a forma de uma pipa, avião de papel, passaporte ou ingresso de show, entre outros exemplos. Sem esquecer os cartões para colorir ou autocolantes, os balões de mensagens ou os cartões em frascos decorados. Imaginação ao poder!

Esta categoria também inclui convites de casamento pop-up, ou seja, aqueles animados com efeito tridimensional, convites de casamento comestíveis e convites que utilizam a técnica de scrapbook. Um universo infinito de possibilidades ao seu alcance! Vocês é que marcam o limite!

Mikiki Event Designers

Convites de casamento DIY

De hà um tempo para cá, há um retorno ao famoso "faça você mesmo". Uma proposta perfeita para os amantes do artesanato. Mas não se trata de desenharem os convites, mas de customizar o resultado final ao vosso gosto. E como? Com fitas coloridas, recortes, letras originais, elementos naturais, figuras em relevo e muito mais ideias que contamos a fundo neste artigo sobre convites de casamento artesanais.

Casa Stop Eventos

Convites de casamento em acrílico

Os convites de casamento em metacrilato são atuais, diferenciados e cabem em qualquer tipo de casamento, principalmente os de cunho vanguardista. O seu aspecto transparente, brilhante e apelativo vai conquistar quem os recebe, seja num envelope A5 ou numa caixa criada especialmente para eles. Assim, o tão desejado efeito "uau" está garantido!

Convites de casamento de solidariedade

Todos os ingredientes se somam. Ainda mais se forem convites de caridade. A melhor fórmula para divulgar duas grandes novidades: a sua passagem romântica pelo altar e a contribuição que dará a uma boa causa. Sem dúvida, um gesto que os mais íntimos irão apreciar e apreciar. Se estiverem interessados, não se esqueçam de visitar as vitrines das ONGs, associações sem fins lucrativos e outras organizações solidárias que se anunciam no nosso portal para descobrirem todos os produtos e ações que elas vos podem oferecer.

Convites de casamento ecológicos

Querem contribuir com um grão de areia na luta e no cuidado do planeta? Celebrar um casamento ético agora é possível graças a gestos tão simbólicos e importantes quanto escolher convites de casamento sustentáveis. Uma tendência que devem englobar estes três pontos: utilizar materiais reciclados e biodegradáveis, garantir que a impressão seja com tintas verdes ou ecológicas e optar por embalagens sem plástico. Simples, não é? E tão romântico e elegante ao mesmo tempo...

5.Convites de casamento personalizados

Convites de casamento feitos sob medida merecem uma atenção especial. E são, sem dúvida, a tendência do momento. Como identificá-los? Muito fácil. Incorporam sempre um gráfico totalmente personalizado com o estilo que vocês mais gostam - naíf, divertido, clássico... e com todos os tipos de desenhos, vinhetas, caricaturas, aquarelas ou ilustrações pensadas exclusivamente para vocês. Além disso, podem optar por vossas imagens de casal favoritas ou com uma montagem fotográfica mais original. Para este caso, uma boa ideia é usar um dos instantâneos da sessão profissional de casamento. O resultado final será incrível!

Quer se tratem de convites de casamento para imprimir ou enviar online, ambas as opções tem a possibilidade de personalizar até ao mais ínfimo pormenor: o tipo de papel, o acabamento, o tipo de letra, a cor, a textura, o formato, o tamanho, o posição dos textos... Além disso, é claro, dos textos do cartão-postal que informam sobre o grande acontecimento. E quanto mais pessoais e fora do protocolo são, mais eles vão causar aquela faísca irresistível em referência ao seu universo particular.

Convites PT

Modelos de convites de casamento - uma revolução completa!

Embora seja verdade que convites temáticos e originais são os que mais se adequam a este cenário, na realidade todos os tipos e estilos podem refletir a sua marca pessoal. Nesse sentido, muitos casais usam modelos de convites de casamento totalmente editáveis. Um método simples, intuitivo e eficaz que vos proporcionará convites modernos com o visual desejado.

Onde encontrá-los? Existem diferentes sites no mercado que os fornecem. E Casamentos.pt é uma delas, desde este 2021 lançou a sua loja online com um serviço completo de papelaria para que os casais possam gerir de forma ágil e económica toda esta parte da organização do casamento e criar os seus designs preferidos a partir do os mais variados modelos pré-determinados. Não percam o vídeo tutorial neste artigo sobre os artigos de papelaria de casamento 100% personalizados de Casamentos.pt

6.Dependendo da cor e da época do ano

A paleta de cores quando se trata de convites de casamento também é muito variada: amarelo, verde, azul, vermelho, dourado, prata, cinza, laranja, marrom, neutro... Tudo depende do resultado que se deseja obter. A única coisa que você deve ter em mente é não misturar muitas cores, pois o resultado pode ser desagradável ou muito estridente.

Além de pensar nas cores favoritas ou nos tons predominantes na decoração das mesas ou nas flores do bouquet de noiva, as cores dos convites de casamento vencedores também podem ficar limitadas àquelas ligadas à época do ano em que se casam. Algo que também acontece com os motivos decorativos, que variam de acordo com a época. O estilo final do cartão girará em torno deles. Não percam este breve esboço descritivo de cada temporada!

Convites de casamento no inverno: Prevalecem as cores frias –como o azul, o cinza e o púrpura–, as cores neutras –como o preto e o branco– e os motivos de inverno –com as pinhas, os flocos de neve, as árvores ... Embora o espírito natalício também esteja muito presente se o “sim, eu quero” acontecer em datas ou bem perto delas. Por exemplo, com a presença das cores vermelho, dourado e verde, bem como de elementos típicos do Natal, como a rena, o abeto e o visco. Mais informações neste artigo!

Convites de casamento na primavera: Tons alegres são usados, como verde, turquesa, amarelo e rosa. E quais convites são mais adequados para a primavera? Aqueles que carregam flores, borboletas e pássaros de todos os tipos.

Convites de casamento de verão: Se vão selar o vosso amor no verão, girassóis, peixes, estrelas do mar, conchas e óculos de sol serão excelentes motivos decorativos. Nestes convites, tendem a predominar cores vivas e marcantes, como o verde limão, coral, azul turquesa, amarelo limão e vermelho paixão.

Messages in Bottles

Convites de casamento no outono: Os cartões postais de outono combinam bem com tons de vermelho, laranja, marrom, marrom, dourado, nude e verde oliva. Sem descurar os elementos identificadores típicos da época, como folhas secas, abóboras, ananases e uvas.

7.Aparência: um aspecto fundamental para o sucesso

Para além do desenho geral, devemos prestar especial atenção à apresentação com aspectos tão importantes como o papel –alta gramagem, feito à mão, ecológico, etc.–, as cores, os pormenores decorativos que acabámos de ver, a apresentação e o tipo de letra mais apropriado. O convite não será o mesmo se tiver um fundo branco ou colorido, se incluir um relevo ou se a tipografia for simples stick, itálico ou jogos com tamanhos diferentes.

O tipo de papel

Também é importante que o tipo de papel escolhido seja compatível com o estilo do casamento. O leque de possibilidades é muito vasto: utilizem papel colado, papel acetinado e papel vegetal para casamentos clássicos e românticos; papel kraft, reciclado, plantável com sementes, algas e linho para casamentos ecológicos e sertanejos; e papel fibra de algodão, papel couché, papelão branco e papelão marmorizado, perolizado e metálico para casamentos modernos, boêmios e despreocupados.

Outro fator que devem sempre considerar é a gramatura do papel, que geralmente fica entre 250 e 300 gramas. Mas também a textura - grão fino, com leves sulcos, leve com linhas finas… - e o acabamento - brilhante, fosco, dourado ou estampado. E que outros materiais são usados ​​para fazer os convites? Por exemplo, tecido, metacrilato, cortiça, plexiglass e madeira.

In love - Unique Weddings

Tipografia

Recomenda-se que a tipografia transmita a vossa personalidade e a do estilo do casamento, e que seja clara e legível. Atrai, sem dúvida, os olhares a olho nu e pode ser tão ilustrativo como um desenho.

Por exemplo, se vão comemorar um casamento tradicional, nada melhor do que fontes em itálico com um estilo clássico, como Parisienne ou Great Vibes. Já se o casamento for moderno, vocês podem ir para uma fonte divertida e jovial, como a Amatica SC ou a Milonga. Ou, se for um casamento simples, como o italiano ou o Oswald. Sem esquecer, é claro, a opção de misturá.los para um resultado muito mais dinâmico. Este teste irá esclarecer qual é para você!

A impressão

Depois de ter escolhido o tipo de papel e a tipografia dos convites, é a sua vez de decidir como serão impressos, caso tenham decidido entregá-los em formato físico. Estes são os principais sistemas de impressão que vão surpreender os seus convidados.

Impressão digital: É o utilizado em convites de casamento baratos, pois é o mais adequado para volumes médios-baixos. Permite combinar várias cores e fontes.

Impressão em relevo: Para convites clássicos ou sem muitos desenhos. Um efeito tridimensional muito especial é obtido.

Impressão offset: Serve para execuções de alto volume. Essa técnica consiste numa placa de metal gravada que contém a tinta que posteriormente é transferida para o desenho.

Impressão em tipografia: Também conhecida como impressão tipográfica. Em vez de se destacarem, as letras ganham efeito de baixo relevo agregando textura ao resultado final. Sem dúvida, a técnica ideal para atingir um caráter único e artesanal.

Impressão em serigrafia: Simples, barato e com processo tradicional. Pode ser estampado em diversos materiais, como tecido, cortiça, plástico ou vidro.

Estampagem a quente: Para convites com acabamento metalizado. Recomenda-se usar apenas em nome dos protagonistas para não sobrecarregar o design.

Corte à laser: Embora não seja uma impressão em si, é usada para corte e vinco, gravação e corte, tanto de papel como de papelão e papelão.

O envelope, o companheiro perfeito

Os envelopes são o complemento perfeito para cada convite. A embalagem adquire muita relevância, por isso é preciso cuidar da sua estética. Podem encontrar os mais variados tamanhos e cores. Algumas recomendações? Os envelopes pautados são imprescindíveis, assim como os que contêm aguarelas no seu interior, os que são texturizados e os que incorporam um adesivo personalizado, um selo e logótipo personalizados ou um lacre lacrado para fechar, ou diferentes compartimentos para guardar o mapa., como fotos

Oh Bravo Wedding

8.Conselhos práticos

Têm dúvidas específicas? Precisam de sugestões? Querem saber quais informações devem conter ou quando é melhor enviá-los? Continuem a ler e encontram todas as respostas às vossas dúvidas.

Preços de convites de casamento

Quanto custam os convites de casamento? Podem ter essa pergunta na vossa cabeça quando iniciarem a vossa pesquisa, certo? Bem, a resposta é que depende. E a verdade é que o preço dos cartões podem variar muito dependendo do design gráfico, do tipo de impressão, do tamanho, do tipo de papel, da fonte, das cores, dos motivos decorativos escolhidos e outros fatores como se eles são predefinidos ou personalizados, ou se os encomendam numa empresa profissional ou designer.

É importante saber também que o valor dos convites ficará mais caro se vocês adicionarem acessórios, como envelope, adesivos, cordões, fitas ou outros cartões adicionais. Para que tenham uma referência, pensem que o custo final pode variar entre 0,15 e 6 euros por unidade. Então, como podem ver, podem encontrar desde convites de casamento baratos até mais caros. Muito por onde escolher!

Que informações deve incluir o convite?

Há uma série de informações básicas que todos os convites de casamento devem incluir. Obviamente o vosso nome, o local, a data e hora da cerimónia, e o local da celebração do banquete, bem como um pedido de confirmação, que vem acompanhado dos nomes e números de telefone do casal ou do casamento local na rede Internet. Sem esquecer o número da conta. Da mesma forma, há casais que se casam fora da cidade e também optam por incluir um mapa do local com instruções de como chegar ou os endereços dos diferentes alojamentos onde se hospedar.

Line Up - Love Design

Textos para convites de casamento

Para além dos dados básicos, vale a pena escrever um texto que demonstre o amor que professam um pelo outro e consiga surpreender familiares e amigos. Mas... que tipo de textos para convites de casamento são os mais adequados? Por exemplo, citações famosas de filmes e literatura, fragmentos de uma canção de amor, frases românticas ou escritos personalizados dos mais originais. Tudo vai refletir os vossos sentimentos e espalhar alegria para os vossos entes queridos.

Quantos convites de casamento devo encomendar?

É muito simples: têm de calcular um convite para cada casal de convidados e outro para os que são solteiros ou que virão com aquele "especial" que provavelmente não conhecem. Em qualquer caso, recomendamos que peçam mais 15 ou 20, caso decidam adicionar convidados de última hora ou caso ocorra algum erro no envio.

Como saber se são perfeitos?

Solicitem sempre ao estabelecimento uma amostra em PDF ou impressa antes de dar sua aprovação para a impressão final de todos os convites.

Com quanto tempo de antecedência têm que enviá-los?

Geralmente 2 a 3 meses antes do casamento. No entanto, se o casamento for noutra cidade ou no exterior, é aconselhável deixar um pouco mais de margem. Nestes casos, o ideal é enviá-los entre 4 e 6 antes do grande dia. Quanto à resposta dos convidados, deverão tê-la pelo menos um mês antes da data escolhida. Isso também será de grande ajuda para vocês quando se trata de saber quantos presentes de convidados de casamento precisam de encomendar.

Um papel de carta em total coerência

Ao escolher convites de casamento, algo que muitas vezes é recomendado é que eles combinem com o resto do papel de carta nupcial. Cuidar das diferentes peças do grafismo do casamento - desde os convites às atas, os missais, a planta dos lugares, os marcadores, os cartões de agradecimento, as etiquetas para presentes ... vai ter um resultado impecável , harmonioso e com o mesmo fio condutor. Um detalhe que não vai deixar ninguém indiferente!

Deixem-se aconselhar pelos profissionais

Nada melhor do que confiar nos experts do setor para realizarem todos os vossos sonhos. Eles têm toda a experiência, o conhecimento, os truques e as respostas para o que vocês precisam.

LS Love Stories Weddings

Portanto, não parem de explorar o nosso portal em profundidade para encontrarem os fornecedores de convites de casamento que melhor se adaptam ao seu estilo e orçamento, ou dêm uma olhadela na nova loja online de convites de casamento em Casamentos.pt . Componentes essenciais de papelaria para noivas. E se ainda tiverem dúvidas, este artigo, que responde às dúvidas mais frequentes sobre convites de casamento, certamente irá ser de grande ajuda.

Esperamos que, graças a este extenso (e muito completo) guia, se tornem autênticos especialistas no assunto e tenham uma compreensão mais clara de como encontrar os convites de casamento perfeitos para os vossos convidados. Temos a certeza de que o resultado final será espetacular, portanto, só têm que esperar o grande dia e aproveitar tudo, sem pressa e sem preocupações. E, parabéns!

Outros artigos que lhe podem interessar