Bárbara Brandão

O penteado de noiva tem uma importância fundamental no teu look, pois vai emoldurar a tua face e marcar o estilo que definires. À semelhança dos acessórios que levares e do tipo de maquilhagem que escolheres, este tem de estar em sintonia com o teu vestido de noiva. No fundo, a harmonia do teu visual vai depender muito da concordância que exista entre os vários elementos que o compõem. Por isso, cada vez que escolheres um detalhe, tem em conta o conjunto final, de modo a conseguires o look perfeito. Se tens o cabelo comprido, certamente queres que ele seja a estrela do teu visual. Então convém que, uns meses antes da cerimónia, comeces a fazer alguns tratamentos, como hidratações, para que, chegada a hora, exibas um cabelo brilhante e cheio de vida. No entanto, que nada te impeça de fazer o mesmo caso não tenhas muito comprimento. Depois de enviar os convites de casamento, está na hora de pensares em todos os pormenores do teu look!

Se, por outro lado, o teu cabelo não é tão comprido como gostarias, não desanimes, podes ponderar fazer extensões. Afinal, é o teu casamento e vais ser a rainha da festa! Existem muitos tipos de penteados para cabelos longos que se podem adaptar aos diferentes estilos de noiva e de casamento. Assim, dos mais descontraídos e rebeldes aos apanhados elegantes, vais encontrar nesta galeria o visual perfeito para ti!

Penteados apanhados

Se preferes manter o teu cabelo preso, existem opções muito variadas. Os coques costumam ser os preferidos das noivas mais clássicas ou que não querem ter de fazer retoques durante o dia da cerimónia. Práticos e elegantes, podem ser embelezados com todo o tipo de acessórios.

Também os penteados com rabo-de-cavalo te podem conferir um aspeto moderno e sofisticado. Dada a sua simplicidade, são intemporais e podem adaptar-se a quase todos os estilos de noiva. A altura a que o cabelo fica preso (mais próximo da nuca ou mais alto) faz uma grande diferença neste look.

Já os penteados com tranças têm vindo a conquistar cada vez mais noivas e, de ano para ano, podemos assistir a uma verdadeira moda com este tipo de penteados. Combinam na perfeição com um estilo rústico e boho e sem dúvida que são as preferidas das noivas mais românticas.

As tranças podem ser mais ou menos soltas, podem agrupar-se várias ou conseguir diferentes efeitos com todo o tipo de cabelos. Uma vez mais, este tipo de penteado - sobretudo se conjugado com coroas de flores ou acessórios com flores naturais - são ideais para as mais descontraídas e boémias. 

Penteados semi-presos

Um compromisso entre os apanhados e os soltos, este tipo de penteados abrange o melhor de dois mundos: ter o cabelo relativamente domado mas sem, ao mesmo tempo, perder o movimento e fluidez de um cabelo solto.

O cabelo apanhado de um só lado com um travessão ou um gancho bonito, ou mesmo uma trança que acompanha a cabeça, fazendo o efeito de uma bandolete, são dois dos exemplos que se podem encontrar neste tipo de penteado. De realçar que, nestes casos, os acessórios desempenham um papel fundamental no brilho que conferem à noiva.

Penteados de noiva com cabelo solto

Para as noivas que preferem manter a naturalidade, este pode ser o penteado ideal. Perfeito para casamentos rústicos ou na praia sendo que, no entanto, há que ter atenção no caso de haver vento.

No caso de quereres um penteado com caracóis, metade do trabalho já está feito. Podes terminar com uma coroa de flores, uma tiara ou outro acessório de que gostes e que se relacione com o estilo que escolheste para o casamento. Em geral, os cabelos soltos permitem executar mais penteados fáceis, o que não significa que alguma vez percam o seu encanto. Porém, tem atenção e tenta deixar a cara livre, para que não caias na tentação de mexer demasiado no cabelo.

 

Já escolheste o teu look de noiva? Porque não aproveitas as nossas sugestões para ajudares as tuas amigas a escolherem o penteado que melhor combina com os seus vestidos de cerimónia? Elas vão agradecer as dicas e as lembrancinhas de casamento que pensaste de propósito para cada um!