É um facto: em todos os casamentos o vestido de noiva é o grande protagonista de todo o look nupcial. Mas depois disso, todas as atenções se viram para o penteado de noiva, um dos elementos principais que completam e embelezam todo o conjunto nupcial. Juntando o vestido e o penteado perfeito, aliado ao bouquet, anel de noivado perfeito e maquilhagem arrasadora, cada detalhe faz a diferença e deve refletir ao máximo a tua personalidade. Se o tens o cabelo encaracolado e já decidiste que queres ser fiel a ti própria e mostrar toda a sua essência no teu dia, este artigo é para ti. Delicia-te com a galeria que preparamos e anota todas as dicas que te damos.

Ao natural?

A primeira pergunta que deves responder é a seguinte: atreves-te a deixar todo o volume e naturalidade que só um cabelo com caracóis consegue proporcionar?

Caso decidas que queres um penteado o mais natural possível, ou que gostavas de perder algum volume, a verdade é que, por mais volumoso que possa ser, existem imensas formas de o pentear para conseguir esse penteado de noiva de cabelo solto perfeito: com alisamento parcial, com ondas muito marcadas, com um leve efeito despenteado ou apostando por diversos acessórios tendência como podem ser as coroas de flores para as noivas mais românticas e boho ou toucados estilosos para as mais vintage ou boho chic.

Tira o máximo partido dos teus caracóis

Quando falamos de cabelos com caracóis, sabemos que não existem dois iguais. Uns mais crespos, outros com ondulações indefinidas, cada cabelo é único e conta com os seus truques para que possas tirar o máximo partido dele. E tanto solto como num penteado com rabo de cavalo, de certeza que vais arrasar com o teu cabelo natural.

Um conselho? Consulta o teu cabeleireiro e pede-lhe uma opinião, já que, dependendo do teu tipo de cabelo, um tratamento de hidratação poderá ter mais efeito que outro, por exemplo. No caso de optares por um penteado apanhado, um com franja ajuda a marcar o rosto, ao contrário de um apanhado baixo, que o suaviza.

Para cada look um penteado diferente

É importante que leves ao cabeleireiro uma fotografia do teu vestido de noiva para que este te possa aconselhar sobre o apanhado que melhor encaixa com o teu estilo nupcial.

  • Por exemplo, os vestidos de noiva com renda pedem apanhados semi presos laterais em estilo mais vintage ou apanhados despenteados e descontraídos e os vestidos mais clássicos combinam melhor com um cabelo solto, complementado por uma tiara ou pelo véu.
  • Já os visuais mais boho encaixam perfeitamente com penteados com tranças, deixando pontas soltas e onduladas.
  • Quanto aos apanhados altos com caracóis em cascata, são perfeitos para noivas que não dispensam usar tiara no seu dia.
  • O teu cabelo dá-te pelos ombros? Talvez a melhor opção seja apostares num penteado de cabelos médios, como os semi presos com os caracóis bem definidos e algumas pontas soltas, que permitem que o soltes durante a festa e mostres uns caracóis casuais e descontraídos.

Confia nos profissionais

Em todo o caso, pede sempre uma opinião à equipa de profissionais contratada, já que certos aspetos te podem escapar. A que temperatura se deve secar um cabelo encaracolado? O formato do meu rosto encaixa melhor com um look mais formal ou algo mais descontraído? Há possibilidade de combinar o meu look com algum acessório? Posso apostar no tão falado apanhado com trança coroa ou headbands? O meu cabelo necessita de muita fixação para aguentar perfeito todo o dia?

Deixa tudo nas mãos na tua equipa e concentra-te em escolher o penteado com o qual te sintas mais confiante. Depois de tudo o que te contamos, queres mais ideias para o teu dia C? Não te esqueças de escolher os melhores sapatos de noiva e todos os outros complementos ao detalhe.

Assim que tenhas todo o look definido, há mais coisas que rever, como os convites de casamento ou ajudar na busca pelo modelo ideal de vestido de cerimónia para a tua melhor amiga. Por isso quanto mais cedo escolheres o teu penteado, melhor! Inspira-te com a galeria que preparámos para ti!