Quando o tema é depilação, a palavra de ordem é dor e, se já tens o anel de noivado, ela torna-se sem dúvida numa preocupação. Eliminar aqueles pelos inestéticos e indesejáveis torna-se cansativo, mas, quando pensas no vestido de noiva, há imensos cuidados a ter para que não acabes com a pele manchada ou com aquela zona de pelos teimosos que acabam por te estragar o dia. A pele do rosto é mais sensível e exige toda uma gama de cuidados para além da básica hidratação. Por isso, depilar o buço não é o mesmo que outras zonas do corpo. Se já tens os convites de casamento, é natural que tenhas pesquisado as melhores técnicas. Vamos conhecê-las?

Paula Pereira Makeup & Beauty

1. Cera quente

Prós

É um método, rápido, eficaz e que não causa tanta dor como os seguintes. Os pelos demoram entre 10 a 20 dias a crescer e, por isso, deves planear fazê-lo no máximo uma semana antes de trocar alianças de casamento.

Contras

É mais propício a irritações e queimaduras e, normalmente causa vermelhidões e até pequenas borbulhinhas que podem tardar a desaparecer. Este método é também associado a alguma flacidez, uma vez que os puxões repentinos, com o tempo, podem causar esse efeito na pele.

2. Cera fria

Prós

A depilação com cera fria pode ser feita em casa – com a ajuda daquelas pequenas tiras descartáveis – porém, é um dos métodos mais dolorosos de depilação. A cera cola-se aos pelos e, quando retirada, arranca-os de forma brusca, no entanto, é também um método consideravelmente duradouro, uma vez que não terás de te preocupar com pelos nas semanas seguintes.

Contras

Um método doloroso – a temperatura da cera fria, em contacto com a pele, não abre tanto os poros como a quente, o que pode resultar em mais dor. À semelhança da cera quente, ela pode também causar alguma irritação e vermelhidão na pele

3. Creme depilatório

Prós

Rápido, fácil e indolor. A depilação com creme pode ser feita no conforto de casa e não requer muito tempo ou ferramentas. O creme enfraquece o pelo através de compostos químicos, quebrando os fios e é mais indicado para pelos muito fracos ou quase inexistentes.

Contras

Uma vez que o creme “corta” os pelos e não os arranca pela raiz, a sensação que terás é que vão crescer muito mais rapidamente. Usar creme depilatório na zona do buço não é muito aconselhável, sobretudo se tens a pele sensível, porém, pode ser uma solução de última hora para quando estás com pressa e tens de correr para a prova do vestido de noiva simples.

4. Threading

Prós

O threading, ou depilação com linha, tornou-se muito célebre nos últimos anos para dar forma e depilar as sobrancelhas, deixando-as com um design mais direito e elegante. No entanto, este método é indicado para outras zonas do rosto, sendo uma delas o buço. Com a ajuda de uma linha de algodão, a técnica faz movimentos em que envolve o pelo e o puxa pela raiz. Ao contrário da cera, evita a flacidez da região, atua como um agente esfoliante para a pele e é o mais indicado para a zona do buço, uma vez que retira até os pelos mais finos. Além disso, os resultados duram em média 20 dias.

Contras

A dor é apontada como um dos principais receios de quem experimenta este tipo de depilação. Embora seja o mais recomendável se já escolheste o penteado apanhado para subir ao altar, deves fazer bem a tua pesquisa para encontrar um bom profissional, caso contrário, o resultado não é tão eficaz e o manuseio da linha pode provocar pequenos cortes ou irritações.

5. Laser

Prós

É quase definitivo e muito rápido. A ação do laser destrói pela raiz e é o mais indicado para quem tem o pelo mais grosso ou sofre de irritação com pelos encravados – daí ser muito comum quando utilizado em zonas maiores como a das axilas ou pernas sobretudo se já cortaram o bolo de casamento simples e querem aproveitar a lua de mel sem grandes preocupações.

Contas

O preço. É um método consideravelmente dispendioso comparando com os outros, mas é também o que promete mais resultados a longo prazo. Com apenas algumas sessões, poderás livrar-te do pelo quase definitivamente – fazendo apenas algumas manutenções anuais. Este método também não remove pelos loiros ou ruivos e não é indicado para pessoas com pele mais morena ou negra, já que é muito propício ao aparecimento de manchas.

Creme para as queimaduras, protetor solar e aloé vera serão os teus melhores amigos na altura da depilação! Qualquer um destes métodos deve ser adequado ao teu estilo de vida e tipo de pele e de pelo e, na dúvida, nada que uma consulta com o teu dermatologista não possa ajudar. Se já tens o anel de noivado, deves começar a pensar no método mais eficaz para ti, pois a periodicidade é um fator importante que pode comprometer a eficácia da depilação. Os pelos na zona do buço são dos mais indesejáveis, sobretudo porque podem meter-se no caminho de uma maquilhagem perfeita, por isso pensa em todas as tuas alternativas antes mesmo de escolher o penteado de noiva!