Catarina Andias
Catarina Andias

Não há nenhuma mulher que não tenha cuidado com os seus cabelos. Todas querem um brilho especial, um corte perfeito, a cor ideal e, sobretudo, um toque de volume que lhe dê uma estrutura leve, solta e natural. Agora que já tens o teu anel de noivado e que já começaste a pensar em todos os preparativos, é natural que queiras escolher um penteado de noiva diferente e especial, adequado ao evento. Deves manter os cuidados que sempre tiveste com o teu cabelo e, durante os meses que antecedem o Dia C, mantê-los e reforçá-los de modo a que chegues ao enlace com um cabelo fabuloso, à altura do teu vestido de noiva. Existem alguns cuidados que deves seguir diariamente para que o teu cabelo se comporte exatamente como queres no dia da boda. Deixamos-te alguns conselhos úteis e práticos, mas que não invalidam uma boa conversa com o teu cabeleireiro habitual que será, sem dúvida, o teu melhor amigo neste departamento!

Entretranças
Entretranças

1. Corte em camadas

O teu cabelo é liso, sem volume e pouco estruturado? Se no dia-a-dia esta situação não é do teu agrado, então no dia do teu casamento ainda menos. Há uma solução fácil e simples que vai resolver esta situação. Pede ao teu cabeleireiro que te faça um bom corte em camadas, com efeito de madeixas “partidas”; as tesouradas certas vão dar-te aquilo que pretendes! Além disso, este tipo de corte é mais fácil de pentear, adequando-se a todos os tipos de rostos e comprimentos de cabelo. Uma outra solução perfeita para criar a sensação de volume é manter um corte que seja pelos ombros, uma vez que os fios mais curtos criam uma textura instantânea aos teus cabelos. Se optares por tamanho demasiado comprido, o peso do próprio cabelo roubar-lhe-á volume e estrutura, deixando-o pesado e triste. Entre as várias ocupações que a preparação do enlace te dá, como a escolha do menu ou do topo do bolo de casamento, o cabelo não precisa de ser mais um fator estressante!

2. Cor, cor, cor!

Se já enviaste os convites de casamento originais aos teus convidados, está na hora de começares a pensar em ti e na tua rotina de beleza! Tirar algum tempo para ti durante a organização não só é aconselhável como bastante relaxante. Aproveita e aconselha-te com o teu hair stylist sobre quais as melhores cores que podes dar ao teu cabelo. Falamos em cores no plural, porque um ou dois tons leves e subtis têm a capacidade de dar ao cabelo uma sensação de profundidade e de volume que de outra forma não conseguirias. A aplicação da tinta com a técnica certa dar-te-á um sensação de volume adicional, exatamente no ponto que queres!

Estétika +
Estétika +

3. O champô certo

Eis um assunto essencial. Assim como escolheste um ourives de confiança para tratar das vossas alianças de casamento, também neste departamento não deves deixar os créditos e os conselhos por mãos alheias. O champô certo vai dar saúde e vitalidade a todos os fios do teu cabelo, o que contribuirá para que o seu volume aumente e o seu aspeto fique digno de uma Princesa como tu. Se o teu cabelo é muito fino deverás evitar produtos que contenham silicones, uma vez que estes favorecem o aparecimento de oleosidade, o que retira todo o volume. O ideal é optares por produtos neutros indicados para cabelos finos, ou que tenham indicação específica de que dão volume. 

4. Messy hair

Uma ondulação leve, com madeixas soltas, e um penteado "desorganizado" estruturam o cabelo; estas duas técnicas são verdadeiras aliadas do efeito de volume. Finaliza o penteado com produtos específicos de qualidade - para garantir que a “confusão” se mantenha - e recorre aos acessórios necessários para dar-lhe um o up que procuras! Se escolheste um penteado semi preso, vai ser especialmente fácil conseguir este efeito e não perder o glamour!

Bárbara Brandão
Bárbara Brandão

5. Técnica do secador

É uma das mais básicas e conhecidas técnicas para dar volume ao cabelo e é super fácil. Basta que inclines a cabeça para baixo e direciones o secador das raízes até às pontas na temperatura intermédia, dado que as temperaturas demasiado elevadas criam oleosidade no cabelo. No final, quando o cabelo estiver seco, dá-lhe um boost de ar frio que garantirá o efeito que pretendes.

6. Temperatura da água

Quando lavas o cabelo deves utilizar água morna, uma vez que as temperaturas muito quentes provocam a produção de oleosidade nos fios capilares o que diminui o volume e a qualidade dos fios de cabelo pois torna-os mais pesados. A longo prazo o cabelo torna-se mais frágil e demasiado seco. Faz sempre o último enxaguamento com água fria, pois estarás a fechar as cutículas dos fios de cabelo, evitando a produção da oleosidade que retira o efeito de volume ao cabelo.

Gabriell Vieira Fotografia
Gabriell Vieira Fotografia

A situação é tratares o cabelo com cuidado sempre e não apenas na preparação para o dia C. Dá-lhe o mesmo carinho e dedicação que entregaste na escolha do vestido para a mãe da noiva e garantirás que no dia do “Sim” mais importante da tua vida o teu cabelo estará esplendoroso e radiante com o penteado de noiva que escolheste.