Irisbyphoto
Irisbyphoto

A organização de um casamento implica várias tarefas e decisões que, por vezes, têm de ser feitas em prazos curtos, gerando imenso stress e inquietação. Á medida que o tempo vai avançando há noivas que começam a ficar mais ansiosas, seja com a escolha do vestido de noiva e do penteado apanhado, ou com temas mais práticos como o sabor do bolo de casamento ou o tipo de animação. Viver no mundo do “se” pode transformar qualquer mulher numa bridezilla, mas há atitudes que podem evitá-lo. Se queres que a tua ansiedade não seja um entrave, delega tarefas, descontraí durante os preparativos e, acima de tudo, conversa e partilha as tuas preocupações. O Dia C é para ser vivido em pleno e com felicidade! Não cries ansiedades por antecipação e tira o melhor partido dos preparativos do dia da boda! Inspira, expira e mantém a calma; nós damos-te algumas soluções para que tudo corra na perfeição:

Isadora Lum
Isadora Lum

Ansiedade q.b.?

Depois do pedido, do primeiro “sim” e de comunicares às tuas pessoas mais próximas a grande novidade, tudo parece acontecer à velocidade da luz. A pressão aumenta a cada dia que passa. Escolher uns convites de casamento originais e garantir que estão prontos a tempo, visitar quintas para a recepção ou pensar em ideias para as lembrancinhas de casamento são alguns dos detalhes que te poderão tirar o sono. É a ansiedade natural de quem está a preparar o dia mais feliz da sua vida, mas há que manter os pés no chão e controlar os momentos mais difíceis. Adota uma perspetiva optimista e prática mas, se eventualmente te sentires verdadeiramente a transbordar, não hesites em procurar uma ajuda profissional. 

Duração do noivado

Sim, prepara-te para as pressões sociais, mas não te esqueças que a duração do noivado é um tema que deve ser decidido apenas por vocês. Além do tempo necessário para planear toda a boda, têm também de calcular o vosso timing e estilo de vida. Para as noivas ansiosas, ter um noivado mais longo costuma ajudar, já que lhes permite tratar de cada assunto com tempo e tranquilidade, da escolha do look nupcial às prendas de casamento.  

The Storytellers
The Storytellers

Delega tarefas

É apenas quando te deparas com a preparação do dia C que percebes a quantidade de assuntos e detalhes que este evento requer. Evita transformares-te numa "noiva à beira de um ataque de nervos" cuja presença poderá até ser desagradável para quem está a partilhar estes momentos contigo. Em suma, não tenhas medo de pedir uma mãozinha! Um wedding planner poderá ser o teu melhor amigo e a sua presença será preciosa para delinear e concretizar a tua boda. Este profissional conhece os melhores fornecedores e poderá ajudar-te a encontrar o bolo de casamento original com que sempre sonhaste sem grande esforço e stress. Se não tiveres orçamento para contratar alguém, não te inibas e convida a tua mãe, a tua irmã ou a tua melhor amiga para acompanhar-te nos preparativos. Escusado será dizer que, neste etapa, a presença e envolvimento do noivo é extremamente importante!

Reconhece os teus momentos mais ansiosos 

Por muito que queiras evitar ser uma bridezilla, a verdade é que em alguns momentos poderás assumir esta personagem, ainda que seja de forma inconsciente. O nosso conselho? Reconhece a tua própria ansiedade e procura descansar e rodear-te de energias positivas! Como já referimos, a ansiedade é natural até certo ponto. Se notares que estás a perder o autocontrole - e que a fase dos preparativos te gera mais stress que felicidade - não hesites em pedir ajuda. 

Irisbyphoto
Irisbyphoto

Sim, sê egoísta!

Se há altura em que podes dar-te ao luxo de ser um pouco mais egoísta, é esta. Todos compreenderão as tuas atitudes e farão um esforço extra por respeitar-te. Mas atenção: não deixes que esta pequena "vantagem" te faça ser inconveniente, rude e agressiva com as pessoas que te rodeiam. És completamente livre de não atender o telefone, perder uma reunião ou tirar um dia para relaxar; mas sê sempre justa e gentil, sobretudo com as pessoas que te ajudam. 

Agenda atividades relaxantes

Com o aproximar do dia C é natural que as crises de ansiedade aumentem. O mais importante é não te deixares absorver pelos preparativos e conciliares a organização dos lugares nas mesas e a confirmação de que os presentes de casamento originais são entregues a tempo e horas com atividades lúdicas que te distraiam e façam abstrair dos momentos mais estressantes dos preparativos. Marca uma massagem ou um fim de semana fora com a tua cara metade e desfrutem da companhia um do outro sem preocupações. É fundamental que descanses e mantenhas os teus sonos em dia para não chegares à boda com um ar cansado e angustiado. Afinal queres ser uma noiva leve, solta e fresca e brilhar a caminho do altar!

The Storytellers
The Storytellers

É óbvio que não é fácil desligares de toda a ação e dos preparativos de última hora que antecedem o dia do casamento. Será quase impossível não pensares nos vestidos de cerimónia das damas de honor ou no bolo de casamento. Tudo isto é normal e faz parte do processo, mas cabe-te também a ti cuidares de ti de modo a que a organização do evento não te absorva até à exaustão. Mima-te ao longo do percurso pois só assim poderás tirar o melhor partido de todas as fases que envolvem a grandeza do momento que estás prestes a viver.