Ludgi Fotógrafos
Ludgi Fotógrafos

É certo e sabido: ter o cabelo saudável é absolutamente necessário para que o vestido de noiva brilhe ainda mais! Além disso, um cabelo hidratado origina penteados de noiva mais bonitos, pelo que é importante cuidá-lo e fazer algumas máscaras. Entre o stress – derivado do envio dos convites de casamento ou dos preparativos, por exemplo – as agressões diárias ou mesmo a alimentação, são muitos os fatores que contribuem para a perda de brilho do cabelo. Hoje vamos debater a importância das máscaras capilares e ajudar-te a escolher a mais apropriada para o teu tipo de fios. Preparada? 

Antes de tudo, conheces bem o teu cabelo?

A principal função de uma máscara é nutrir o cabelo, deixando-o com um aspeto leve e suave. A sua fórmula atua nos cabelos danificados, reconstruindo os fios capilares interna e externamente. Mas atenção: não penses que apenas os cabelos mais secos e desnutridos necessitam deste tipo de tratamentos. Na verdade, quase todos os cabelos sofrem de algum tipo de problema. Por isso, é importante que reconheças o teu. Se o teu cabelo é seco por natureza, escolhe sempre uma máscara indicada para cabelos secos – ingredientes como o coco, o abacate, a amêndoa ou a banana costumam ajudar. Já para cabelos que variam entre o normal e o oleoso, uma máscara com limão, vinagre de sidra ou argila costuma ser indicada, sobretudo se queres luzir um penteado semi preso no dia C. 

Bárbara Aguiar
Bárbara Aguiar

Hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo

Cada cabelo é diferente e requer cuidados distintos. Por isso, deves pensar na tua rotina capilar separando cada necessidade: hidratação (que repõe a água nos fios), nutrição (repõe os lípidos) e reconstrução (repõe as proteínas). Por isso, ao identificares o teu tipo de cabelo, é mais fácil encontrares a máscara ideal. Existem algumas específicas só para repor algum destes nutrientes, e outras que abrangem os três estados – pensadas para cabelos mais secos. Assim, se o teu cabelo estiver mais baço, escolhe uma máscara que o nutra, por exemplo. Por outro lado, para cabelos fracos, talvez seja necessária uma máscara reconstrutora. No fundo, trata-se apenas de identificares as necessidades do teu cabelo e atuares em conformidade. Lembra-te que estes cuidados prévios podem ser a chave para usares um perfeito penteado de noiva de cabelo solto no teu dia.

Ingredientes fundamentais de uma boa máscara

Para uma boa máscara de hidratação procura estes ingredientes: óleo de argão, aloé vera, maracujá, proteína de trigo ou extrato de semente de girassol. Já no caso de uma boa máscara de nutrição, escolhe produtos que contenham ingredientes como óleo de amêndoas, óleo de damasco, manteiga de karité ou proteína de seda. Por último, para uma máscara de reconstrução, opta por composições que contenham proteínas, soja ou queratina. Dependendo da necessidade do teu cabelo – e assim que a identificares – irás conseguir encontrar a máscara ideal para ti, para que o teu cabelo esteja tão perfeito como o vestido de noiva com renda que escolheste para o teu grande dia.

Let's HAIR
Let's HAIR

Devo fazer máscara de quanto em quanto tempo?

Uma vez mais, tudo depende do tipo de cabelo e das suas necessidades. Para os cabelos mais secos, é recomendável fazer-se máscara pelo menos uma vez por semana. Para os que necessitam uma reconstrução profunda, é aconselhável fazeres a máscara de duas em duas semanas, para não tornar o cabelo muito pesado. Antes de escolheres a ideal para ti, podes também consultar a equipa responsável pelo penteado apanhado com que irás surpreender tudo e todos no grande dia. Eles, melhor do que ninguém, irão saber ajudar-te da melhor forma, para conseguires os resultados que desejas ver no teu cabelo.

E as máscaras caseiras...?

Para manter o cabelo hidratado, forte e nutrido, existem muitas noivas que optam por fazer máscaras caseiras, sobretudo porque estas são consideravelmente mais económicas. Por exemplo, uma máscara de óleo de coco e azeite costuma ser bastante eficaz para nutrir os fios. Para cabelos frágeis e quebradiços, nada como uma máscara de banana e mel. Finalmente, para os cabelos que precisam de hidratação, a máscara de abacate e gema de ovo é bastante poderosa, podendo também ser utilizada para o rosto. Em suma, existem receitas para todas as necessidades, pelo que apenas deves identificar a necessidade dos teus fios e procurar algumas propostas online.

Guilherme Pimenta Productions
Guilherme Pimenta Productions

Além do teu cabelo, não te esqueças de cuidar também da tua pele do rosto e do corpo, para que esteja perfeitamente hidratada no dia C. Pequenos cuidados diários ajudam muito, assim que não descures a tua rotina de cuidados de beleza. Pode ser difícil, entre escolher o melhor bolo de casamento ou pensar nos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor, mas tens que fazer um esforço para não descuidar estes tratamentos.