É certo que o vestido de noiva é e sempre será o elemento forte do teu look nupcial, mas a verdade é que o penteado de noiva que escolheres não lhe ficará nada atrás. O penteado perfeito e ideal para ti pode ainda dar mais força ao teu look, iluminar e marcar o teu rosto e trazer-te elegância num dia tão especial. Ainda assim, deves saber que nem todas as inspirações pelas quais te apaixonas diariamente se adaptarão ou ao teu cabelo, ou à fisionomia da tua cara ou até ao modelo de vestido que escolheres.

É preciso pesquisar muito, ver tendências e pensar em várias possibilidades mas, acima de tudo, é fundamental que conheças muito bem o teu cabelo e te aconselhes com o profissional que vai tratar dessa parte no dia em que finalmente troquem as vossas alianças de casamento no altar. Posto isto, sabes tudo o que deves perguntar ao teu cabeleireiro sobre o penteado? Aconselhamos-te a fazeres uma lista e a incluíres estas perguntas fundamentais que te deixamos para que nada te escape, toma nota de tudo! 

1 - Antes de escolher o penteado de noiva: devo conhecer o meu cabelo?

Sim! Tal como deves conhecer o teu corpo e perceber se te sentes confortável com um vestido de noiva com renda ajustado ao corpo, também o sucesso do teu penteado dependerá sempre do teu tipo de cabelo. Por exemplo, cabelos lisos e finos são sempre difíceis de conseguir ter volume - ou apenas se manterá assim por pouco tempo. Em contrapartida, para um cabelo mais forte e volumoso o melhor é apostar por um penteado apanhado que o mantenha perfeito do início ao fim. Pode ser uma boa aposta usares cabelo solto se tens um cabelo ondulado, também. Nesse caso, informa-te de quais são as melhores máscaras e tratamentos para o manteres nutrido e saudável no grande dia, sobretudo se casas depois do verão. 

2 - Solto ou apanhado? O que devo ter em conta?

Não há uma regra específica para os dois casos. Se quiseres optar por um penteado de noiva de cabelo solto, é importante ir cortando as pontas e fazendo máscaras reparadoras com alguma frequência, para o manter hidratado. O cabelo solto é sempre uma opção favorecedora, além de ser altamente confortável e fácil de manter. Ainda assim, e caso queiras apostar por um apanhado, não tens porque renunciar à descontração - os off duty são exemplos disso. Se o teu look é mais clássico, nada como um apanhado ao alto ou mesmo um rabo de cavalo para conseguires um look cheio de glamour, sofisticação e tendência.

 3 - O meu penteado deve estar em sintonia com o meu look? 

Com toda a certeza, sim! Mais além de quereres um look personalizado e autêntico, deves conseguir ter alguma harmonia de estilo no teu outfit nupcial. Não quer dizer que não possas combinar um vestido de noiva simples com um penteado original ou uns brincos XL, mas a verdade é que tens que criar alguma sintonia no teu estilo.

Toma nota: para casamentos no campo ou de estilo boho chic a aposta deve recair em penteados casual, como as tranças destroy ou os cabelos soltos com coroas de flores. Para estilos mais urban chic, talvez um penteado updo ou um penteado semi preso, por exemplo. Explica que estilo queres ao teu cabeleireiro e deixa que ele te aconselhe.

4 - Prova? Sim, não e quanto tempo antes do dia C?

Não é obrigatória, mas é importantíssima para perceberes se a tua escolha encaixa mesmo no que queres. Imaginas chegar ao grande dia e não gostares do penteado que escolheste? Seguramente, mais vale prevenir do que remediar e é por isso que a prova do cabelo é tão importante. Um mês antes, no mínimo, podes marcar a tua prova, ainda que é aconselhável fazê-la um pouco antes - dois a três meses - para poderes pensar noutras opções caso não gostes do penteado que escolheste. Assim, terás tempo de mudar um penteado de noiva de rabo de cavalo para um estilo mais descontraído, por exemplo. 

5 - Maquilhagem e cabelo? Separado ou em conjunto? 

A grande vantagem de que seja apenas uma pessoa a fazer tudo é que te oferecerá o pack completo e saberá exatamente o que fazer para harmonizar o teu estilo. Lembra-te que é fundamental que se mantenha a tua identidade e que os profissionais que tratem de ti te conheçam bem. No entanto, não é obrigatório ser a mesma pessoa a pentear-te e maquilhar-te. Se escolheres profissionais diferentes, certifica-te só de que trabalham muito bem em conjunto.

E não te esqueças de que os acessórios - ou mesmo o estilo dos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor - devem coincidir com o ambiente que escolheram também para o vosso dia. Desde o vosso look a detalhes como o bolo de casamento, tudo deve ser pensado segundo o que querem viver no dia mais importante das vossas vidas!