Estudio d - Fotografia Social
Estudio d - Fotografia Social

Poucas pessoas são mais importantes na vida de uma noiva do que o seu pai e, por isso, este assume um papel fundamental no dia em que subirás ao altar, radiante no teu vestido de noiva branco. A sua função é semelhante à da tua madrinha de casamento – que normalmente espera por ti no altar no seu deslumbrante vestido de cerimónia e serve como testemunha de casamento na maioria dos casos – ainda que o seu papel vá muito mais além de te acompanhar durante a cerimónia. Para os que possuem uma relação muito próxima, o pai é um dos grandes apoios emocionais e até financeiro, já que é comum suportar alguns gastos do casamento (como a decoração, convites de casamento, a festa do copo de água e/ou outros detalhes). Mas, além disso, que outras tarefas tem num dos dias mais especiais da vida da sua filha? Descobre tudo neste artigo!

Mariana Carmona Fotografia
Mariana Carmona Fotografia

Antes do dia: uma ajuda com os preparativos

Enquanto a tua mãe estará na fila da frente na hora de optares entre um vestido de noiva com renda ou minimalista, o teu pai poderá contribuir de outra forma para os preparativos. Pode participar nas tarefas a realizar, desde as reuniões com os fornecedores de casamento, até à preparação das vossas prendas de casamento originais para os convidados. É uma questão de combinarem, em casal, até onde querem que os pais se envolvam nos preparativos. Lembrem-se que, regra geral, os pais adoram sentir-se incluídos na fase dos preparativos e que a sua ajuda, seja no que for, vai dar-vos mais liberdade para se dedicarem a outras tarefas.

Acompanhar a noiva até ao altar

No momento em que vejas finalmente o teu penteado apanhado pronto, já adornado com o véu, também irás ver um pai emocionado à tua espera, para te levar até ao altar. Ele será o primeiro a ver-te vestida de noiva e aquele que se irá encarregar de te acalmar no caminho até à cerimónia. Antes de pisarem o corredor, devem entrar juntos – ele à direita e tu à esquerda – e caminhar seguros até ao altar, onde terás a tua cara-metade à espera. Se casam pela igreja, o protocolo manda que o pai entregue a noiva ao futuro esposo. Já nos casamentos pelo civil, mais descontraídos e sem protocolos, o pai poderá acompanhar um dos elementos até ao altar e sentar-se depois na fila da frente. Este é, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes do casamento, já que celebra um importante vínculo familiar. 

Quadrado de Sonhos
Quadrado de Sonhos

Durante o copo de água: discurso e baile

Passada toda a emoção de trocarem as alianças de casamento e já durante o copo de água, o teu pai terá, uma vez mais, um papel fundamental em dois momentos-chave. Durante a festa, este não deve perder a oportunidade de dedicar umas palavras de sorte e felicidade aos recém-casados. Os pais mais emotivos e extrovertidos, poderão ainda mostrar a enorme felicidade que estão a sentir nesse momento, podendo mesmo vir a contar alguma história de infância que secretamente desejaste que ele não se lembrasse. Faz parte, e só mostra o enorme carinho e orgulho que tem em ti, por isso deixa-o expressar os seus sentimentos à vontade!

Pouco depois, chega o ansiado momento da abertura do baile. Uma vez terminada a primeira dança dos noivos, a dança da noiva com o seu pai é um dos momentos mais ternurentos e especiais da festa. Por isso mesmo, pensem em conjunto numa música especial e encham este momento de emoção! Talvez até seja boa ideia distribuir umas lágrimas de alegria nesta fase...

Um pouco de história para terminar

Sabes de onde vem a tradição do pai da noiva participar no casamento? Antigamente, era ele que se encarregada de todos os custos da celebração, desde o vestido, convites de casamento personalizados, decoração, local, entre outros. No então, hoje em dia, muitos casais optam por assumir todos os gastos com o casamento, de forma a poderem ter também um casamento personalizado e de acordo com o seu estilo. Por isso, o papel do pai da noiva deixou de ter tanta importância na concretização do casamento – mesmo que muitos decidam pagar o casamento na totalidade ou de forma parcial -  para ter um foco mais sentimental, já que deverá ser um dos teus grandes apoios!

Lucho Vargas Fotografia
Lucho Vargas Fotografia

Sem dúvida de que o teu pai é uma das figuras principais do teu dia. Além disso, ele poderá ser uma grande ajuda em outros detalhes dos preparativos. Por exemplo, poderá ajudar-vos a escolher o melhor bolo de casamento ou, se é habilidoso, poderá fazer as vossas lembrancinhas de casamento. Mas, no fundo, o mais importante é que esteja ao teu lado no teu dia e ao longo da tua vida, apoiando-te acima de tudo. Não há nada mais importante do que ter os pais por perto, aproveita ao máximo o teu dia de casamento com eles.