Filipe Santiago Fotografia

Os momentos que precedem o casamento são bastante frenéticos, sobretudo para a noiva. Entre vestir o vestido de noiva, tratar da maquilhagem e do penteado de noiva, e ainda fazer a sessão fotográfica do making of, são necessárias muitas horas para que a grande protagonista do dia esteja 100% preparada. Frequentemente, todos estes procedimentos que antecedem a troca das alianças de casamento fazem com que a noiva chegue atrasada à cerimónia, o que, socialmente, não se considera um problema. Aliás, existe a crença de que esta demora tem um charme especial, sendo até encarada como uma tradição. 

Enquanto muitas noivas não prescindem desta prática, planeando ao pormenor um atraso propositado, outras consideram que chegar tarde à sua própria cerimónia é uma falta de respeito para com os convidados. Se ainda não tens uma opinião formada sobre este assunto, lê o nosso artigo e constata os pontos de vista de todos os implicados no casamento.

Paula Motta Make Up

O valor da tradição

Se antes era imprescindível que a noiva se casasse de branco e com véu, hoje em dia podemos afirmar que as coisas mudaram… e muito! Os vestidos de noiva curtos são uma constante nos casamentos modernos, assim como os atrevidos vestidos de noiva pretos. Muitas noivas optam por prescindir do véu, apostando por acessórios carismáticos, ao mesmo tempo que compõem looks personalizados, com casacos de couro, sapatilhas e bridal clutches. Do mesmo modo, o protocolo dos casamentos também se adaptou aos novos tempos, permitindo cerimónias mais descontraídas e personalizadas. Nesta linha, o emblemático atraso da noiva, que sempre foi considerado como uma tradição, tem vindo a perder fãs. É quase inevitável que haja um atraso de dez ou quinze minutos mas, em linhas gerais, as noivas modernas esforçam-se por respeitar os seus convidados e cumprir com os horários previstos. Em suma, os atrasos de mais de meia hora estão bastante demodé!

Considerar os convidados e os fornecedores

Se os vossos convites de casamento personalizados chegaram às mãos de vários idosos e crianças, os atrasos podem tornar-se verdadeiramente problemáticos. Atrasos de mais de meia hora podem ser muito desgastantes, sobretudo se as condições do recinto da cerimónia não são as melhores (demasiado calor/frio, cadeiras desconfortáveis, etc). Mulheres grávidas, crianças irrequietas, idosos com limitações físicas… é importantíssimo que consideres o bem-estar dos teus convidados, nomeadamente daqueles que podem ficar incómodos com facilidade.

Do mesmo modo, é essencial que penses nos fornecedores contratados. As igrejas costumam ser bastante inflexíveis com o horário da cerimónia, e os fotógrafos e coros podem ter outros eventos agendados. Por isso, sempre que possível, evita que o teu atraso prejudique o cronograma do grande dia. Caso contrário, corres o risco de que as coisas sejam feitas “à pressa” e sem ânimo.

Efeito Espontâneo

Truques para dissimular os atrasos

Já sabes que o teu penteado com caracóis vai demorar imenso tempo a fazer… já para não falar da maquilhagem! Portanto, se já estás a contar com todas as possíveis peripécies e atrasos, existe uma estratégia muito simples para dissimular a tua demora: fazer os convites de casamento com um horário falso (com 20 minutos de antecedência, por exemplo). O fato de indicar um horário mais cedo no convite fará com que o casamento comece, efetivamente, à hora planeada. É um método infalível! 

Se a vossa cerimónia é civil (e se celebra ao ar livre, num jardim ou numa praia), peçam à equipa de catering para preparar algumas águas e mini docinhos para que os convidados possam manter-se hidratados (e entretidos) caso o atraso seja maior do que o previsto. 

E se são os convidados que se atrasam…?

É muito comum que, deduzindo que a noiva vai chegar pelo menos meia-hora atrasada, muitos convidados se apresentem tarde na cerimónia. Para evitar que isto aconteça, existem vários “truques” que os noivos e/ou a Wedding Planner devem aplicar:

  • Como já referimos, é importante colocar no convite um horário "falso". Assim, os convidados que cheguem 15/20 minutos tardes, estarão, em realidade, pontuais.
  • Enviem alguns lembretes. Hoje em dia, graças à internet e às redes sociais, é fácil contactar com os convidados em tempo real. Enviar um lembrete, que reforce o horário da cerimónia e peça pontualidade, é uma boa forma de deixar os convidados mais conscientes.
  • Outra forma pratica e eficaz de garantir que ninguém chegará atrasado passa por contratar um autocarro que leve os convidados ao casamento. Assim, ninguém vai poder lamentar que se perdeu pelo caminho ou que não encontrava estacionamento.

Miguel Matos Fotografia

Se estás prestes a trocar o anel de noivado pelas alianças, é aconselhável que faças um cronograma do teu making of. Lembra-te que, muito provavelmente, cada etapa vai demorar mais tempo do que o previsto (seja porque faltam acessórios para o teu penteado com tranças ou porque o fotógrafo chegou atrasado). Por isso, e para evitar que os convidados sofram com a espera, organiza cada hora ao detalhe e com alguma margem de manobra. Um atraso de 30 minutos é tolerável; mais do que isso já é considerado falta de educação...