Rita Santana Photography

A realização de uma cerimónia simbólica permite aos noivos personalizar o casamento com um momento cheio de emoção! De certeza que já assistiram à cerimónia da areia após o casal trocar os anéis de noivado pelos de casamento, por exemplo. Ou mesmo à largada de pombas brancas da cor do vestido de noiva. Estas são apenas duas das diversas opções que os noivos têm para celebrar o amor junto de todos os convidados. E tanto podem servir-se deste artigo meramente como inspiração, como fizeram na altura de escolher os convites de casamento, como optar por seguir as ideias mesmo à risca. Na verdade, a vantagem destes ritos simbólicos é que podem ser alterados de modo a refletir da melhor maneira a vossa personalidade! Não percam todos os que temos para vos mostrar…

Roland Sousa Fotografia

A cerimónia dos quatro elementos

É uma das mais conhecidas e que tem mais adeptos junto dos amantes da natureza, que escolhem o campo ou a praia e um vestido de noiva com renda para dar o nó. Os noivos declaram os seus votos tendo por base os quatro elementos: terra, água, fogo e ar. Desta forma, o que é mais usual é escolher objetos que os simbolizam, e apresenta-los à medida que vão dizendo os votos.

Cerimónia da árvore

Os noivos plantam uma árvore ou uma semente como forma de mostrar o cuidado e a dedicação que vão ter com a relação. Assim como uma planta carece de atenção, cuidado, rega e proteção, também os noivos se comprometem a cuidar da sua relação e a fazê-la crescer em amor e harmonia.

Cerimónia das pombas

Uma das cerimónias mais célebres é aquela em que, após proferirem os seus votos e trocarem alianças de casamento, os noivos soltam duas pombas, que simbolizam a paz, a harmonia, a realização amorosa e, claro, os desejos dos apaixonados!

Roland Sousa Fotografia

Cerimónia da mandala

Como forma de exprimir o que sentem no dia do casamento, os noivos pintam uma mandala – um desenho geométrico e colorido que representa a ligação do Homem com o Universo. Elas podem ser feitas com areia colorida no solo, como as budistas, sobretudo se se casam na praia, e podem mesmo convidar algumas pessoas mais próximas a participar na criação desta obra.

Cerimónia da areia

Cada noivo tem um frasco com areia colorida, que deve verter num terceiro recipiente, de modo a juntar as areias conseguindo uma lindíssima combinação das duas cores. Este ritual representa também a forma como vai ser a sua relação no matrimónio. O frasco onde ficará a areia misturada pode vir também a ser uma excelente recordação do que foram os vossos votos. Se preferirem, podem também fazer mini frascos e entrega-los aos convidados como prendas de casamento originais.

Cerimónia do vinho

Na mesma linha condutora da anterior, na cerimónia do vinho cada noivo terá uma jarra: uma com vinho branco e outra com vinho tinto. Depois, decantam-nos para uma terceira jarra e darão a provar aos convidados a mistura dos seus vinhos. Também com vinho, os noivos podem pedir aos seus convidados que escrevam os seus votos num cartão e o coloquem numa caixa onde estarão também uma garrafa do vinho que será servido no casamento e dois copos. Esta caixa é depois fechada e os noivos escolhem a data em que a quererão abrir para celebrar, a dois, um aniversário de casamento e relembrar o grande dia com esta excelente ideia para lembrancinha de casamento.

Diamonds Weddings & Events

Cerimónia das velas

Cada um dos noivos tem uma vela acesa e, juntos, acenderão uma terceira vela, maior do que as suas. Esta tradição simboliza a luz e a chama que irão sempre iluminar a sua relação.

Cerimónia das mãos ou handfasting

Parte de uma tradição celta, em que os noivos prometem permanecer unidos. Na altura de dizer os votos, os noivos entrelaçam os braços - o esquerdo de um com o direito do outro - formando um símbolo do infinito. O celebrante une-os com uma corda ou fita, representando a sua união eterna perante os deuses e a natureza.

Cerimónia da rosa

Cada noivo deve colocar uma rosa numa jarra, simbolizando o que cada um trará para o casamento. Depois, em cada aniversário, os noivos comprometem-se a repetir este ritual. Se quiserem, podem também fazê-lo com rosas preservadas e ir aumentando o ramo de ano para ano.

E vocês, vão incluir uma cerimónia simbólica no vosso casamento? Acima de tudo, trata-se de uma forma de confirmarem o sentimento que vos une e de envolverem os vossos convidados num ritual único e original. Podem seguir à risca as ideias que vos damos ou servir-se delas apenas como base para algo ainda mais personalizado e que tenha mais a ver convosco e com a vossa história. Uma das hipóteses é adaptar alguma destas tradições para o final do vosso dia, após cortarem o bolo de casamento. Que tradições da nossa lista já conheciam? De certeza que conseguimos dar-vos algumas ideias novas e originais para implementarem no vosso dia. Tal como o penteado de noiva que vais levar ao altar, lembrem-se que a tradição que escolherem deve refletir na perfeição a vossa personalidade!