Mitt Photography
Mitt Photography

Ansiedade, medos irracionais, expectativas altíssimas ou uma boa dose de adrenalina… todos estes sentimentos são normais e experienciados pela maioria das noivas que está prestes a chegar ao altar para dar uma nova casa ao anel de noivado. Se há momento em que deves manter-te calma e tranquila, é este, mas, como é que é suposto ter essa postura quando se aproxima um dos momentos mais decisivos de toda a tua vida? Ao veres-te ao espelho com o vestido de noiva e todos os acessórios vais sentir que estás a caminho de uma nova fase, mas é no caminho até à cerimónia que todos os sonhos se tornam realidade e, subitamente, não sabes como lidar com o turbilhão de emoções que estás a sentir. Se já enviaram os convites de casamento, confere os pensamentos da maioria das noivas.

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

E se começar a chover...?

É verdade... chuva, vento ou trovoada não são as condições meteorológicas ideais para o dia em que colocam as vossas alianças de ouro branco. Mas se o tempo realmente não estiver do vosso lado, não há muito que se possa fazer a respeito. Relaxa e convence-te de que nada te pode impedir de desfrutar este dia. Afinal, até dizem que "uma boda molhada é uma boda abençoada", não é? 

O que é que o noivo estará a pensar?

É tradição que o noivo e a noiva não se vejam antes de chegar ao altar - isto aumenta a expectativa e também o nervosismo! “Será que vai odiar o meu look? O que vai achar do penteado com tranças?” Tranquila! Ver algumas lágrimas a escorrer pelo seu rosto e um enorme sorriso rasgado está muito mais perto da realidade que estás prestes a viver!

Marit de la Vera Photography
Marit de la Vera Photography

Estou tão nervosa!

Amas o teu parceiro e sabes que estás a casar com a pessoa certa, mas, por algum motivo, continuas a ter receios? “E se me arrepender? E se algo não der certo? E se isto for tudo muito precipitado?”. Todas estas dúvidas são naturais e, se há algo que toda a gente sente nesta altura, é nervosismo! Seria muito estranho sentir calma absoluta em todas as fases que antecedem o Sim!

Não chores, não chores, não chores...

Foram horas e horas a tratar da maquilhagem... e o eyeliner não podia ter saído melhor! Mas é bem provável que, neste momento, a vontade de chorar seja bastante intensa. O nosso conselho? Não te preocupes tanto e deixa-te levar pelos sentimentos. É normalíssimo que as noivas chorem no caminho ao altar. Afinal, trata-se de um momento muito emocionante para todos os envolvidos. 

Quinta da Bichinha
Quinta da Bichinha

Wow, estou mesmo atrasada!

Entre colocar o vestido de noiva, tratar da maquilhagem e do penteado, fazer a sessão fotográfica do making of e ainda dar uns últimos retoques nos votos, é mais que normal que te acabes por atrasar um pouco. Não te preocupes: em Portugal, o atraso da noiva até é considerado tradição! Relaxa e pensa que os convidados, assim que te verem chegar ao altar, vão estar tão entusiasmados que esquecerão o tempo que passou! 

E a música não começa?

Pediste ao DJ que começasse a passar aquele hit do Ed Sheeran assim que te visse chegar à cerimónia mas não há meio da música começar? Calma! Pensa que devem faltar segundos para que os teus acordes preferidos comecem a soar! 

Gloom Photography
Gloom Photography

Não tropeces, por amor de Deus!

Quantas histórias não ouvimos de noivas que tropeçam nos saltos altos ou no véu e caem, congelando no chão? Seja num espaço coberto, na areia ou na relva, percalços como este podem sempre acontecer. Na pior das hipóteses, compõe o teu vestido de noiva com renda e segue caminho – o máximo que vais ter é uma memória cómica deste momento!

Será que nos esquecemos das alianças?

Para evitar esquecimentos de última hora, seja com as alianças, o batom para retocar, os acessórios do penteado apanhado ou as lembrancinhas para as crianças, mantém uma lista onde faças check cada vez que preparas um destes items. Se te faz sentir mais segura, encarrega os teus pais ou alguma dama de honor de trazer tudo para a cerimónia… não vais ter motivo de repensar nas coisas!

Bruno Garcez Fotografia
Bruno Garcez Fotografia

Se já usaste um penteado de noiva, conheces a sensação de caminhar para o altar e sentir que todos os olhos estão em cima de ti por horas a fio. Podes rir, chorar, ou sentir-te petrificada perante tudo o que se aproxima, mas esse sentimento é partilhado por quase toda as pessoas na tua situação! Sorri, respira fundo e endireita os ombros – não imaginas o que uma boa postura e respiração controlada podem fazer pela tua beleza e confiança. Quando deres por ti, está na hora de cortar o bolo de casamento!