Hugo Nunes Photographer

Um casamento não tem de ser uma grande festa, na quinta mais espetacular com centenas de convidados. Ele só precisa de ser único, especial e de celebrar o amor na presença das pessoas mais importantes para os noivos! Se já tens o anel de noivado, de certeza que já te apercebeste dos custos de alguns serviços e de como isso vai afetar orçamento final, mas sabias que é possível poupar e continuar a ter o casamento dos vossos sonhos? Sim, talvez precises de fazer alguns ajustes com o vestido de noiva, de optar por uma festa mais pequena e de pedir ajuda à família e aos amigos para aqueles detalhes DIY. Mas a felicidade não é medida em números e, a única coisa que os teus entes queridos mais querem – para além de um convite de casamento para essa festa fenomenal! – é ver-te feliz. Para que consigam ter o casamento dos vossos sonhos sem dizer não àqueles itens essenciais, apresentamos os 10 mandamentos para um casamento económico! Vamos dar uma vista de olhos?

Rita Santana Photography

1. Corta na lista de convidados

Pode não parecer fácil, ao início, mas limitar os convites de casamento personalizados àquelas pessoas essenciais é a chave para poupar uma grande fatia do vosso orçamento! Avaliem o grau de intimidade que têm com a pessoa, a proximidade e há quanto tempo não se vêm antes de enviar os save the date!

2. Segue a regra dos 3

Escolhe os três elementos mais importantes para ti em todo o casamento – podem ser as flores, o fotógrafo e um vestido de noiva curto, por exemplo – e reservem um determinado montante para isso. Depois, selecionem as três coisas que não vos dizem muito ou às quais não se importam de dar menos atenção… isto vai não só definir as vossas prioridades no que toca a gastos como ajudar-vos a relativizar todos os restantes itens do vosso dia C.

Helena Tomás Photography

3. Original não significa dispendioso!

Se querem um casamento único e cheio de detalhes sui generis, não hesitem em reciclar! Para a decoração, nada como adquirir mobiliário em segunda mão e restaurá-lo ao vosso gosto. Para as flores, pesquisem espécies exóticas e não muito comuns, e considerem mesmo utilizar muitas folhas no bouquet de noiva e nos centros de mesa. Adicionar detalhes únicos e cheios de história e personalidade vai tornar o vosso dia C ainda mais especial!

4. Simplifica o menu

Não só aqueles menus extravagantes de oito pratos estão muito fora de moda como são um desperdício tremendo de alimentos. Afinal, quem é que consegue provar o vosso bolo de casamento simples depois de ter experimentado três tipos de entradas, pratos principais, aperitivos e sobremesas? Um menu mais simples não só se torna mais exclusivo e sofisticado como vos abre portas para o personalizarem totalmente ao vosso gosto!

Danilo Antonio Photographer

5. Planear, planear, planear!

De certeza que já conhecem este mandamento, mas, planear tudo com antecedência é uma das chaves para um casamento mais económico! Precisam de negociar com os fornecedores? Daqueles vestidos de cerimónia curtos que viram em saldos ou de saber a lista definitiva de convidados para escolher os presentes? Lembrem-se que o stress de não ter tudo pronto à última da hora vai fazer com que tomem decisões precipitadas e, consequentemente, que gastem mais dinheiro.

6. Uma receção diurna

Um almoço ou um brunch vai sempre sair-vos mais económico do que servirem um jantar no vosso copo de água! Evitem a tradicional refeição em que todos se sentam ou o buffet entre os convidados e organizem-se de forma mais dinâmica! Vão ver como vão poder interagir muito mais com os convidados e se vai tornar ainda mais divertido!

Helena Tomás Photography

7. Escolhe a época baixa

Sim, sabemos que vocês querem dar o nó no pico do verão, quando todos os convidados estão livres, de férias e bronzeados e os dias são mais longos e felizes! Mas sabiam que os custos se alteram drasticamente se decidirem casar-se em época baixa? Escolham a época de outubro até maio e preparem-se para uma agradável surpresa!

8. Deixa as excentricidades de lado

Sabem aquela escultura de gelo que não pode faltar no vosso grande dia, aqueles bailarinos fenomenais ou aquele quiosque de pipocas que vai fazer os vossos convidados delirar? Pois… talvez não seja assim tão essencial como pensam. Por muito fantásticas que possam ser as vossas ideias, elas costumam ser também bastante dispendiosas e a verdade é que, muitas vezes, os convidados não lhes dão a atenção que imaginaram...

Parallax Photography

9. Abdica do bar aberto

Este é talvez o item mais doloroso de abdicar. Sabemos como o bar aberto pode ser importante para vocês, mas, na hora de fazer as contas, coloquem tudo em perspetiva e vão ver como este é um detalhe muito dispendioso. Em vez disso, coloquem várias bebidas nas mesas à disposição dos convidados, como cervejas artesanais, um bom vinho e vários cocktails personalizados!

10. Menos é mais!

Por último, mas não menos importante… o segredo para um casamento de êxito sem perderem as poupanças é simplificar! Nada como criar um ambiente íntimo e mais relaxado para que todos desfrutem ao máximo! Menos é mais na decoração, na roupa e nos acessórios e em praticamente todos os detalhes com que se irão deparar. E lembrem-se, não há nada que pague o amor e a amizade de estarem todos reunidos neste dia tão especial!

135 milimetros

O que acham dos nossos mandamentos? Já colocaram alguma destas regras em prática? Tudo num casamento se resume ao vosso gosto pessoal, do penteado de noiva até aos detalhes da decoração e da música para os convidados. Por isso mesmo, não existem escolhas certas ou erradas quando se trata de planear um dia à vossa imagem. No entanto, se estão com um orçamento apertado, saibam que dos convites ao bolo de casamento, há muitos campos onde podem poupar! Não percam as nossas dicas e apliquem-nas da melhor forma no vosso dia C!