Ir para o conteúdo principal
Casamentos

11 dicas financeiras para planeares o teu casamento em 2023

Planear um casamento pode ser uma altura de grande stress... No entanto, com o planeamento certo, podem conseguir evitar gastar mais do que tinham planeado. Querem saber quais são as nossas 11 dicas financeiras?

Há tanto para planear quando se está a pensar em dar o nó que, por vezes, é fácil perder as contas e acabar por ter de abdicar de alguma coisas que queriam mesmo. Por isso, o mais importante para que tudo corra sobre rodas é planearem muito bem todos os passinhos e tudo o que querem para o vosso dia. Estejam preparados para ceder e para optarem por coisas que nunca tinham pensado e que vão encher-vos as medidas!

1. Falem sobre dinheiro

Embora sempre nos tenham ensinado que não é “bonito” falar sobre dinheiro, esta é uma condição essencial para organizarem um casamento de forma pacífica. Saberem exactamente quanto podem gastar vai poupar-vos muito trabalho e muitos dissabores ao longo dos vários meses da organização do casamento.

2 . Ajustem expectativas

Não vale a pena terem expectativas irrealistas em relação à festa que querem dar e, para evitar isso, o melhor é conversarem bem sobre tudo o que imaginam e depois ajustar essas expectativas à vossa realidade. Talvez não possam fazer um destination wedding e pagar a viagem a 200 convidados, mas podem conseguir ter 300 convidados num sítio mais perto de casa.

3. Decidam o que é mesmo importante

Claro que todos os pormenores são essenciais num enlace, porém, pessoas diferentes valorizam pormenores diferentes. Se para vocês o que é mesmo importante é ter fotografias lindas, então, apostem num bom fotógrafo e poupem noutras coisas. Se acharem que a festa é que é o evento principal, apostem nisso! Tem tudo a ver com prioridades.

4. Pesquisar tudo

O nosso catálogo de fornecedores vai ser o vosso melhor amigo. A ideia é pesquisarem bem tudo o que vão precisar para o vosso casamento, já que a primeira opção nem sempre é a melhor e a que fica mais em conta. Desde o local, ao fotografo, às flores, dediquem-se a pesquisar a fundo.

5 . Não fujam ao orçamento estipulado

Por mais que vejam coisas maravilhosas que gostavam de fazer ou ter, não fujam ao orçamento para não terem tentações no futuro, já que, ao cederem uma vez, é provável que voltem a fazê-lo e assim os gastos se descontrolem

 6 . Apostem no digital

Uma das maneiras de poupar dinheiro é optar por ter convites, por exemplo, em formato digital. Há vários sites e várias opções bastante em conta que vos vão, não só fazer poupar dinheiro, como até simplificar a vida, já que não têm de andar a correr para os correios, nem comprar selos, etc.

7. Escolham flores económicas

A escolha das flores pode pesar muito no orçamento se não estiverem incluídas na decoração. Assim, optem for flores que sejam mais económicas, como os cravos, o vivaz, as rosas e as gerbéras. Não vão ficar a perder nada para a beleza e vão sentir-se mais confiantes por terem feito uma escolha que também acomoda o vosso orçamento.

8. Peçam emprestado

Hoje em dia já se perdeu o preconceito com pedir coisas emprestadas e ainda bem! Claro que há coisas que quererão comprar de propósito para o vosso grande dia, mas outras podem muito bem pedir emprestado por umas horas. Por exemplo, se têm um amigo que tem um carro clássico, porque não pedir-lho para levar a noiva e tirar umas fotografias?

9. Escolham a época baixa

A época em que trocam alianças também é muito importante. Já se sabe que o verão é sempre uma altura em que os preços sobem, por ser uma época muito procurada. Se puderem escolher uma temporada como a primavera, o outono ou, até mesmo o inverno, é provável que os preços baixem consideravelmente.

10. Fazer à mão

As coisas feitas à mão têm mais valor pelo carinho lá depositado. Por isso, fazerem as lembrancinhas para os convidados à mão, ou o seatting plan, vai ter muito mais valor e vai ajudar-vos a ficar dentro do orçamento que planearam. Não tenham medo de pedir ajuda aos vossos amigos e familiares que vão estar muito disponíveis para vos dar uma mãozinha nesta altura.

11. Vestido de noiva

Uma das coisas que costuma fazer um grande rombo no orçamento do casamento é o vestido de noiva. Por isso, estudem outras opções, como fazer alterações num vestido que já exista, de uma mãe, ou irmã. Alugar o vestido ou, até, comprar em segunda mão. De certeza que serás a noiva mais bonita do mundo!

Não é preciso perderem a cabeça para terem o casamento dos vossos sonhos desde que sejam realistas e objectivos com o que desejam e podem fazer. Basta seguirem as nossas dicas para terem sempre tudo sob controlo e o dia do “sim” será perfeito!