Aqui vai a minha prendinha para as novas noivinhas e novos noivinhos adorados
Como organizar um casamento? : ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Antes de mais siga todas estas dicas:
https://www.facebook.com/onceuponatimeawedding/
Antes de mais nada, toca a fazer uma lista de tarefas! Arranjar uma agenda ou um pedaço de papel. Pode usar a ferramenta do casamentos.pt que é super útil!!!
1.-Primeiros grandes passos-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
***Data: As primeiras grandes tarefas são naturalmente escolher uma data! Claro que a data pode mudar no entretanto das coisas...mas ao menos serve de guia!
***Timing:Tenham em conta que um casamento não se prepara em 3 meses mas também não exige dois anos! Tem que haver um meio termo! Se o período for demasiado curto...pode ser uma fonte de stress... Se o período for demasiado longo, pode haver alteração dos gostos, das preferências e haver arrependimentos à posteriori.
***Orçamento: Deve logo de início estipular um orçamento. Não sabe bem como? Pode usar a ferramenta do casamentos.pt para isso! Não sabe quanto é que as coisas custam? Espreite aqui.
***Tipo de cerimónia: Deve decidir que tipo de cerimónia quer para conciliar com o local pretendido. A cerimónia religiosa deve ser tratada com a paróquia. A cerimónia civil deve ser tratada com a conservatória no maximo 6 meses antes. Não se esqueça que tem de escolher um regime de bens. Existe a possibilidade de uma pessoa da conservatória se deslocar à quinta/local. Aqui toda a info completa e preços. Aqui mais info.
***Local/Quinta: O mundo dos casamentos não está propriamente em crise...e deve reservar ou pré-reservar o espaço casamento logo que possa! Não se esqueça de ter em conta: preços, deslocações, extras no preço, visita obrigatória, provas, qualidade da comida e bebida e muito mais!
***Começar a poupar: Contar os meses que faltam...e dividir o orçamento por esses meses! Há muitas técnicas para poupar!!!
***p.s.: normalmente com a reserva da quinta vem a reserva do tipo de pack pretendido...com buffet? com pratos? Com bar aberto? Com outros extras?
*** é demasiado? está no estrangeiro ou a panicar? Quer algo muito único e não sabe como? Que tal um serviço de Wedding planner?
Tem também aqui dicas de como organizar quando se está longe.
2.- Agora que já tenho data e local o que se segue?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
***Lista de convidados: Pode fazer a sua lista de convidados, que pode gerir na ferramenta do casamentos.pt. Tem mutos conselhos aqui, aqui e aqui.
*** Fornecedores: Pode agora tratar de outros fornecedores (peça vários orçamentos e seja especifico sobre o que quer e o que não quer).Pode também obtar por serviços de: decoração , animação, bolos/pastelaria especial, lembranças, transporte dos noivos, e arranjos florais.
*** Foto/video: A Fotografia e video é um passo essencial que deve ser tomado rapidamente pois também é um serviço bastante requisitado. Se há alguma foto que quer mesmo ter no album...não se esqueça de pedi-lo. E que estilo quer? Tradicional? moderno? preto e branco?
***Musica: A parte musical é algo que se reserva normalmente com alguma antecedência!
*** Tema/estilos/Cores: Defina o seu casamento, dê-lhe caracter! Tema, estilo e cores e mais cores de casamento. Lista completa de temas aqui:
https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/tema-mil-e-uma-opcoes--t63819
como escolher o tema? Tem aqui ajudas:
*** Monograma/simbolo de casamento? Antes de se lançar nos convites e tudo o que é papel...vai querer algum monograma ou simbolo de casamento?
*** Save the date: Que tal fazer um "Save the date"? Pode entrega-lo muito tempo antes do casamento e serve de anuncio. é algo mais informal onde pode dar largas à imaginação!
***Convites...ai os convites...são das coisas mais importantes! Podem ser entregues no maximo 1 ano antes do casamento...tudo depende do vosso tipo de convidados! Inspire-se:aqui, aqui e é só pesquizar aqui na comunidade que tem mil idéias! O texto do convite por ser formal ou informal! Aqui vai um exemplo formal:
Tenho o prazer de vos convidar para o seu casamento que se realizará no dia 15 de Agosto de 2014, pelas xx:xx horas, na yyyy CidadeG. Seguindo-se um Buffet na quinta LLLLL em Cidade H.
Agradecemos confirmação até dia 30 de Junho, contacto:
Noiva: xxx xxx xxx • xxx xxx xxx Noivo: xxx xxx xxx • xxx xxx xxx
***dress code: Se quizer dress code, não se esqueça de o referir! Se tiver um croqui para chegar à quinta adicione!
***Férias: Não se esqueça de planear a sua parte! As vossas férias...avisar a entidade patronal e ver à quantos dias tem direito! Em portugal costumam ser 11 dias...e no estrangeiro muito menos!
***p.s.: Tente assinar sempre o contrato para cada étapa e cada fornecedor!
3.- Ok..está tudo a andar sobre rodas, que mais?-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
***Cronograma - ja viu as horas de cada étapa?
***Padrinhos, madrinhas, damas, meninos/meninas das alianças
Padrinhos, madrinhas e damas de honor
Escolher os padrinhos e madrinhas! Pode ter quantos quizer se bem que depois só pode assinar um máximo de duas pessoas! Escolha acima de tudo com o coração...é o que mais importa. Convém realçar que os padrinhos e madrinhas têm normalmente um convite especial com um texto especial e/ou uma prendinha.
Quem são as testemunhas num casamento civil?
E damas de honor? Para que servem as damas de honor? Escolha mais uma vez com o coração! é usual as damas irem da mesma cor ou até com o mesmo vestido! Não ha regras fixas nem orbigações de pagar! Também é usual as damas de honor terem um convite especial!
Também existe os cavaleiros de honra! Que costumam ser os melhor amigos do noivo! Também é usual irem vestidos +/- iguais!
Deve escolher os meninos e meninas das alianças! Pode obtar por não ter ou até escolher outra pessoa qualquer! é usual os meninos/meninas irem a combinar com as cores do casamento ou com a noiva.
***Vestido e Fato: Sim!!!!! Pode começar a ver do seu vestido e do Fato para o noivo!!!
Mas antes de mais, por favor leia estes conselhos preciosos!
Tem sessão de namorados/solteiros planeada? Pode tratar disso! Pode ir da opção mais clássica à coisa mais louca!
***Despedida de solteiros? Despedida de solteiros: Pode ir tratando dessa parte ou deixar que seja a madrinha, padrinho ou damas a organizar! Pode muito bem saltar esta étapa...como pode por outro lado trabalha-la e dar-lhe um tema ou estilo muito próprio!
***Alianças: As alianças são normalmente essenciais num casamento, mas também existe outras hipóteses como tatuagens! Não é preciso tratar com grande antecedencia. Pode também começa a procurar o porta alianças!
*** Músicas: Pode ir tratando das musicas para cada momento importante do casamento. (Entrada do noivo, entrada da noiva, fim do casamento, entrada no salão, primeira dança, corte do bolo, etc...)
***extras: Pode ir pesquizando pequenos apontamentos que tornam as coisas mais giras, como placas da noiva, cruzetas para noivas, boutonnière, botões de punho, marcadores de mesa, faqueiro para o bolo, flûtes, elementos de decoração, e muito mais!
***Beleza:
Vá procurando uma maquilladora e/ou cabeleireira! Trate de: cabelo, unhas, sapatos, make-up, depilação, sobrançelhas, tratamentos de pele, eventuais make-up/cabeleireiros para familiares. Já marcou as provas? E a lingerie? E o robe? As damas terão robes personalizados?
make-up? sapatos e outros
*** Ramo e associados: Ramo, ramos damas, boutonnière e coroa. Arranjos florais para a Igreja.
Ja agora...como vão atirar o ramo? Existem várias hipóteses.
*** Bolo e associados: Topo de bolo e bolo (tem aqui montes de idéias). Talvez algo DIY? Vai querer algo mais pessoal? e quanto ao topo de bolo? com? sem? E como vai ser o momento bolo dos noivos? Foguetes? Fogo preso? Balões LED? Sparkles? Bolinhas? Maquinas de neve? Outra coisa?
*** Photobooth: Trate do Photobooth, vai fazer uma versão DIY ou irá mandar fazer? Vai ter instruções para o photobooth?
*** Ementa: Ja falou com a quinta acerca das provas para escolher a ementa?
*** detalhes Igreja: ja tratou dos missais e eventuais cursos? decoração do espaço? Ja viu com o padre se ele está ok com tudo (música, arroz, etc?).
E como vais er quando sair da Igreja/quinta? Arroz? Bolinhas de sabão? Pétalas? Outra coisas? Ja tratou dos cones vai colocar estas coisas?
*** civil: Se for cerimónia civil...vai apimentar com alguma cerimónia especial? Algum amigo a falar, cerimónia das rosas? Cerimónia das areias? Ou algo diferente?
***Planear cada parte/momento!!! Horas? Manhã, beleza, cerimónia, cocktail, pratos, diversão, corte do bolo, etc...Trate de planear cada momento...principalmente os mais importantes como a primeira dança e o corte de bolo. Transmita as suas idéias à quinta!
*** p.s.: de tem projectos DIY, mãos à obra!!!
4.- Ufff....está mais ou menos tudo. Mas será que falta algo???
Organização ao pormenor:---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
***Lua de mel: Então e a Lua de mel????
Como escolher a lua de mel consoante a data?
***Emagrecer? Tem aqui dicas, e aqui .
*** outros/diversos:
Ter um casamento único com coisas únicas. Animar os convidados!!!!
Ordem de chegada na Igndências ramos 2016
tendências make-up e penteados
tendências festa 2016
Inspirações para as ementas. As ementas podem ser colocadas por mesa, por convidados ou segundo outro sistema! Muitas vezes é a quinta que fornece esse serviço.
a cor tendência 2016
Ja comprou as tralhitas de última hora? Os sparkles?
Com quem vais entrar na Igreja?
***Supreender o noivo no dia do casamento (ou a noiva):
truques para o cabelo crescer
***Tradições:
https://www.casamentos.pt/artigos/tradicoes-de-casamento--c2298
*** Carro: Vai decorar o carro? E o carro dos convidados? E o caminho até à quinta?
*** prendas em dinheiro: pedir discretamente dinheiro como prenda de casamento
*** Guest book? Algo tradicional? Não vai ter? Vai seguir a grande tendência do guest book polaroid? Talvês uma caixa de mensagens?
*** e se chove? E se chover? Têm um plano B?
*** technologias e convidados no casamento https://comunidade.casamentos.pt/forum/casamento-e-redes-sociais-como-lidar-com-os-convidados--t61499
5.- E no fim?-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Trate dos últimos pormenores...das fotos...dos videos...e tudo o que fica pendente!
Ja efectuou todos os pagamentos?
Trate de ver o que faz com as tralhas do casamento! Pode emoldurar o vestido...transformar o vestido! Pode decorar o quarto ou uma parte da casa com as coisinhas!!!
Planeou um "trash the dress"? Força!!!! O que é isso? é uma sessão fotografica descontraída para "sujar" ou não...ou vestido e fato! é bastante informal e usa-se cada vez mais!
E mesmo no fim pense:::::::foi mesmo maravilhoso...não foi?
Sempre se portou bem e nunca nunca foi uma bridezilla, certo???????
p.s. final: de certeza que me esqueci de montes de coisas....hihi
E para terminar: FAQ noivas:
https://comunidade.casamentos.pt/forum/faq-as-perguntas-mais-frequentes-de-uma-noiva--t71466