6 critérios para escolher os padrinhos de casamento
Já sabem quem será o vosso grande apoio no casamento? Os padrinhos são indispensáveis para vocês e têm um papel fundamental nesse dia e durante os preparativos. Saibam como escolher os melhores.
A escolha dos padrinhos representa uma das decisões mais importantes do vosso dia de casamento. Por norma, são pessoas essenciais na vossa vida, que estiveram presentes nos momentos mais marcantes e que não poderiam deixar de caminhar ao vosso lado num dos dias mais importantes de sempre. Conhecem-vos como ninguém, irão ajudar-vos na escolha do vestido de noiva, fato do noivo ou mesmo com as lembrancinhas de casamento. E vibrarão como ninguém quando virem o teu anel de noivado pela primeira vez. Por isso e por tudo mais, devem escolher os melhores para representar este importante papel. Estes devem ser um grande apoio durante os preparativos e devem estar atentos a tudo no grande dia, para que nada falhe. Já sabem quem vão escolher? Deixamos seis dicas que devem ter em conta.
1. Quantos padrinhos querem ter?
É o tipo de cerimónia que dita o número de padrinhos que podem ter. Por norma, numa cerimónia religiosa é comum ter-se um casal de padrinhos que, no dia do casamento, estarão elegantemente vestidos com um fato e um vestido de gala comprido e vos apoiarão em tudo. No caso da cerimónia civil, podem alargar o número de padrinhos aos que preferirem, já que este tipo de enlace é mais informal e descontraído. Esta pode ser uma excelente opção para quem tem vários irmãos ou muitos amigos próximos, que querem muito que estejam ao seu lado da mesma forma.
2. Casal ou amigos de longa data?
Uma vez mais, depende do estilo de casamento que decidam ter. Hoje em dia, é comum os noivos escolherem padrinhos distintos, que não têm forçosamente de ser um casal, mas há ainda quem opte por ter um casal para não ferir suscetibilidades. Tal acontece sobretudo em enlaces mais tradicionais e elegantes, já que, nos mais descontraídos ou pelo civil - perfeitos para usares um vestido de noiva com renda ou um penteado descontraído - é comum os noivos escolherem a madrinha e o padrinho por separado. Existem ainda aqueles casos, em que, por sorte, os padrinhos são um casal amigo de longa data, algo que também é muito comum nos casamentos de hoje.
3. Façam uma lista de nomes
A escolha dos padrinhos de casamento requer algum tempo e critério, já que de certeza que terão alguns nomes possíveis para esse papel. É importante lembrar de que o papel dos padrinhos vai mais além de estarem ao vosso lado no momento em que trocarem as vossas alianças de casamento. É importante que estes também estejam disponíveis para vos ajudar durante os preparativos, vos apoiem nos momentos mais conturbados, e possam estar atentos a possíveis imprevistos que surjam, para que vocês desfrutem ao máximo do vosso dia. Por isso mesmo, é importante perceberem o que pretendem dos vossos padrinhos antes de tomarem uma decisão, para que estes não fiquem aquém das expetativas. Façam uma lista de nomes, ponderem bem e tomem uma decisão de acordo com o vosso feeling.
4. O papel dos padrinhos na vossa vida
Quando pensas naquela amiga que te acompanhará na prova dos vestidos e dos penteados apanhados que tens idealizados, pensas em quem? Provavelmente queres que essa pessoa seja tua madrinha de casamento, porque tem um papel muito importante na tua vida. E a verdade é que os padrinhos são isso mesmo - pessoas que te conhecem como ninguém e que partilham as melhores memórias contigo. É por esta razão que os noivos devem escolher os que estão sempre lá para o que der e vier. Só uma amizade assim - pura, forte e leal - pode receber o privilégio de ter um papel tão fundamental no vosso enlace.
5. São uma fonte de inspiração?
Os padrinhos devem ser pessoas que vos inspiram e em quem confiam a 100%. Devem ser capazes de proporcionar-vos tudo no vosso dia, para que sintam verdadeiramente especiais. Devem vibrar com cada etapa concluída dos preparativos e serem um apoio sempre que algum imprevisto surge. Mais, devem ser resolutivos e chamar-vos à razão de uma perspetiva de quem está de fora e só quer que tudo corra bem neste dia tão especial. E, se vos ajudam com ideias para convites de casamento ou usam toda a sua criatividade para as lembranças de casamento, ainda melhor.
6. Confiam totalmente neles?
Se a vossa resposta é sim, fizeram a escolha certa. No entanto, se apenas escolheram os padrinhos por pressões familiares ou porque já foram padrinhos do seu casamento, talvez devam repensar a vossa decisão. Lembrem-se de que este é um dia único e muito especial, e deve ser vivido tal como sempre imaginaram. É importante confiarem a 100% nos vossos padrinhos, já que não há nada melhor do que saberem que irão executar na perfeição alguma tarefa que tenham, tanto nos preparativos como no próprio dia.
Já sabem que irão ser os vossos padrinhos de casamento? Se sim, comecem já a pensar num convite de casamento especial para eles. Além disso, eles podem ajudar-vos com outros detalhes, tais como a escolha do bolo de casamento ou mesmo da decoração. Eles são pessoas únicas na vossa vida, e merecem estar ao vosso lado neste dia tão importante para todos.