Helena Tomás Photography

Cada casal tem a sua opinião sobre qual é o melhor mês para casar. No entanto, é bom conhecer as características de cada época e como estas podem afetar o orçamento.

Antes de tudo, pensem qual é o vosso cenário preferido: o clima caloroso e descontraído do verão, a natureza florida da primavera, as folhas coloridas do outono, ou o misticismo do inverno? Cada estação tem o seu encanto, assim um organização totalmente diferente. Não se trata apenas dos recintos ou dos menus; o vestido de noiva pode ser totalmente diferente, assim como os ingredientes do bolo de casamento ou até a decoração do copo de água. Se ainda não enviaram os convites de casamento, tomem nota destas dicas para acertar na data do casamento: 

Rute Leonardo Photo&Video

Casar no inverno 

Entre o final de dezembro e março, além de ser possível concretizar a máxima “casamento molhado, casamento abençoado”, pode ter lugar uma cerimónia bem romântica e original. Abusar das velas como elemento decorativo e dos vestidos de gala compridos, só é permitido nesta altura. Bebidas reconfortantes como vinho ou chocolate quente, uma boa aguardente velha aquecida, são caprichos que podem satisfazer facilmente. Tipicamente, as comidas de inverno também nos deixam mais satisfeitos, com ementas que podem incluir sopas e guisados tradicionais. Em termos de reservas e preços, é provavelmente a melhor época para conseguir fechar um bom espaço com um preço muito em conta. Em fevereiro podem celebrar um dia dos namorados realmente especial mas, eventualmente, é o mês de março (com manhãs de inverno e tardes de verão) que pode oferecer o melhor compromisso entre meteorologia e carteira. 

Casar na primavera

Do final de março até julho, os dias começam a ser maiores e o tempo mais quente. Com as temperaturas mais amenas, as cores da natureza começam a mostrar-se em todo o seu esplendor com um delicioso espetáculo florido. O tempo ainda é instável, e o mês de abril pode brindar-vos com chuva (tal como nos diz o provérbio, “abril águas mil”!), mas em maio a generosa natureza oferece-nos um excelente compromisso em todos estes fatores. Economicamente, os preços continuam a ser mais atrativos do que no verão, mas relativamente mais altos que na estação anterior.

Aura Studio

Casar no verão 

Maioria dos casais sonha em dar o nó nesta época. E é fácil perceber porquê: casar no verão é, quase sempre, sinônimo de uma cerimónia e festa ao ar livre, onde as excelentes condições meteorológicas fazem com que todos estejam mais descontraídos e animados. As convidadas poderem exibir os bronzeados com vestidos de cerimónia curtos, e até a noiva pode optar por um atrevido vestido de noiva curto e leve. Por outro lado, os preços são menos convidativos, a indisponibilidade de espaços é maior e existe sempre alguém que não se dá muito bem com o excesso de calor... Por isso, se ponderam casar nesta época, pesem os pros e contras com cuidado e contactem com os espaços o mais rápido possível. 

Casar no outono 

Nesta estação, a natureza pinta-se em tons alaranjados de grande beleza, que são o cenário perfeito para casamentos elegantes. Podem realizar-se cerimónias exclusivas a preços muito interessantes e existem celebrações populares, como o magusto, que podem iluminar o sorriso de todos com o verão de São Martinho. A única desvantagem de casar nesta estação é a falta de disponibilidade dos convidados, que, por norma, regressam ao trabalho e às aulas nesta altura do ano. Se ponderam casar nesta época, inspirem-se nas cores do outono para fazer uns convites de casamento personalizados com um toque de nostalgia. O resultado vai ser inesquecível! 

135 milimetros

Gostaram das nossas dicas para escolher a data do casamento? Seja qual for a estação que escolham, inspirem-se na sua beleza natural para criar um enlace mágico! Inspirem-se no misticismo do Inverno para fazer uns convites de casamento minimalistas, e não se esqueçam de usar os elementos do verão para umas lembrancinhas de casamento temáticas (chapéus, leques personalizados, etc...) Só têm de dar asas à imaginação...!