Casamentos

Passos administrativos para um casamento civil

Vão ter um casamento pelo civil? Então este é o artigo indicado para vocês, onde podem saber todos os passos necessários. Leiam-no com atenção.

Love Stories by Pick

Para um casamento civil são necessários determinados trâmites, que vos passamos a explicar. Não se assustem, porque não é tão complicado como pode parecer! O ideal será que vocês comecem a tratar dos papéis três meses antes da data que se vão casar. É o tempo que os trâmites levam e deste modo não estarão stressados à última da hora.

Papeis necessários para os tramites: 

  • Documentos de identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão) ou, sendo estrangeiros, título ou autorização de residência, passaporte ou documento equivalente.
  • Escritura de convenção antenupcial se tiver sido celebrada. Caso seja declarado que foi celebrada perante conservador é imediata e oficiosamente consultada a base de dados para a sua comprovação.
  • Se um dos nubentes tiver entre 16 anos e 18 anos, terá de ter autorização concedida pelos progenitores que exerçam o poder paternal.
  • Se o nubente for estrangeiro deve apresentar certidão do registo de nascimento que tem que ter os requisitos de forma exigidos, para o mesmo fim, pela lei do seu país.

Registo Civil

Depois de terem estes documentos devem dirigir-se a uma Conservatória do Registo Civil, ou se ambos tiverem Cartão de Cidadão podem iniciar o processo na internet, em www.civilonline.mj.pt.

  • Se por algum motivo não puderem ir, podem mandar um procurador. 
  • Neste início de processo têm de informar a data e o local do casamento.
  • Decidam o regime de bens: comunhão de adquiridos, separação de bens ou comunhão geral. 

No dia do casamento, a única coisa que precisam é de aparecer no local escolhido com os padrinhos!

Outros artigos que lhe podem interessar

  • 8 ideias para personalizarem a vossa cerimónia civil
    Casamento civil
    8 ideias para personalizarem a vossa cerimónia civil
    Por norma, é mais informal, mais descontraída e mais personalizada. Se vão casar pelo civil, descubram tudo o que podem fazer para tornarem a vossa cerimónia única e muito especial.
  • Como deve ser a comemoração do casamento civil?
    Casamento civil
    Como deve ser a comemoração do casamento civil?
    Decidiram casar pelo civil e não sabem se faz sentido organizar uma grande festa? Neste artigo vamos dar-vos algumas opções para celebrar a vossa união.
  • 10 ideais originais para o vosso casamento civil
    Casamento civil
    10 ideais originais para o vosso casamento civil
    As entradas mais saborosas, o cenário perfeito e a música mais especial! Sabiam que podem personalizar cada detalhe do vosso dia C à vossa imagem? Se optaram por uma cerimónia civil, de que estão à espera para tornar o vosso dia único?
  • Handfasting: tudo o que precisam de saber sobre este ritual de casamento
    Casamento civil
    Handfasting: tudo o que precisam de saber sobre este ritual de casamento
    A expressão 'dar o nó' e a ação de apertar a mão a alguém para transmitir concordância são os rituais que provavelmente estão na origem desta tradição. Já ouviste falar em handfasting? Vem conhecer tudo sobre este hábito secular!
  • Desenvolvimento do casamento civil
    Casamento civil
    Desenvolvimento do casamento civil
    O processo de um casamento civil é simples, mas nem todos os noivos sabem que passos têm de dar. Este é o tema do nosso artigo de hoje, se vão casar pelo civil, leiam com atenção.