Timeless Studio - Fotografia e Vídeo
Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

A chave para encontrar fornecedores que adorem? Interrogá-los antes de assinar qualquer contrato! O fotógrafo é um dos profissionais mais importantes do vosso dia… é ele quem vai garantir os melhores cliques nas poses com o vestido de noiva, que vai captar cada sorriso e emoção dos convidados e eternizar este dia para sempre! Vão passar praticamente todo o vosso tempo com o fotógrafo, por isso, para além de adorarem o seu estilo, devem identificar-se com a sua ética de trabalho e certificar-se de que falam a mesma língua antes de decidir o melhor ângulo para fotografar o bolo de casamento. O ritmo, o estilo, as cores, o orçamento, os serviços… há tantos detalhes a falar antes de tomar uma decisão, que achamos importante compilar as questões que não devem mesmo deixar de mencionar. Se já enviaram os convites de casamento, venham conhecer todos os tópicos.

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

1. Em que estilo é especializado?

Fine art, tradicional, retratos, lifestyle, editorial...? Embora a maioria dos profissionais combine vários estilos de fotografia num só, haverá sempre um favorito. Convém que o saibas para saber se se adapta aos vossos gostos e exigências para o grande dia – por exemplo, não adianta contratar um fotógrafo que adore preto e branco se vocês amam colorido e fazem questão de ter imensos contrastes no vosso dia. Da mesma forma, alguém que se especializa numa determinada área vai reunir mais experiência nesse campo, por isso, comecem por filtrar assim a vossa busca.

2. Quantos casamentos já fotografou? Algum foi semelhante ao nosso?

Esta é uma excelente questão para avaliar de início a experiência do profissional que estão prestes a contratar. Quando pensas num vestido de noiva com renda, queres os acabamentos perfeitos e, com os restantes profissionais não é exceção. Saber há quantos anos trabalham como fotógrafos não é um bom indicador, uma vez que podem ter apenas 1 ou 2 casamentos por ano ou trabalhar em part time. Em vez disso, perguntem concretamente quantos eventos do género já cobriram… vai dar-vos uma ideia mais concreta do profissional com que estão a lidar.

Márcia Raposo Photography
Márcia Raposo Photography

3. O que acontece se não puder comparecer?

Este é talvez o pior cenário que podem imaginar para o dia em que querem trocar alianças de casamento, mas a verdade é que imprevistos acontecem e, seja por algum motivo de saúde, de transporte ou pessoal, o vosso fotógrafo pode ser impedido de comparecer. Coloquem esta questão e avaliem o seu tempo de resposta e, claro, se o estúdio oferece um plano B.

4. O que está exatamente incluído nos pacotes?

Quando comparam valores e orçamentos, tenham atenção a tudo o que está incluído: impressões, álbuns, retoques e fotos adicionais. Todos estes pontos podem alterar significativamente o valor final. Tenham em mente que, ao comparar vários profissionais, eles podem não incluir no pacote final exatamente os mesmos serviços.

DE - Diana Elias
DE - Diana Elias

5. Quantas horas vai estar disponível no nosso dia? Cobra horas extra?

Embora a maioria dos profissionais se dedique a cobrir o evento durante todo o dia, a verdade é que há fotógrafos que cobram à hora ou cujo tempo extra para além do que determinaram terá de ser pago à parte. Assim, terão uma ideia mais concreta se querem fotografias até chegar o bolo de casamento original ou o valor a contar para o dia inteiro.

6. Existe algum tipo de contrato? Se sim, podemos ter acesso a uma cópia?

Há inúmeros estúdios que não fornecem qualquer tipo de contrato aos clientes e o acordo é unicamente verbal. Um contrato é criado para proteger o consumidor e, se vão solicitar este serviço, convém que nele venha descrito tudo o que ficou acordado com o profissional – sem este comprovativo, mais facilmente haverá mal entendidos e não terão forma de provar a vossa palavra.

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

7. Quanto tempo após o evento é que teremos as fotos e álbuns disponíveis?

Cada fotógrafo varia no tempo em que termina de tratar as fotos e as entrega ao casal. Alguns estúdios que descartam a pós-produção e não fazem qualquer correção de cor podem aliciar-vos ao indicar que o álbum estará pronto logo uma semana após entregarem as prendas de casamento originais, porém, o mais sensato é conversar e avaliar quanto tempo demorará este processo – mesmo que se prolongue até vários meses.

8. Quais as restrições para a partilha de fotos online? Detém o copyright da sessão?

Se adoram as funcionalidades de redes como o Instagram ou o Facebook, vai ser um tormento não poderes partilhar as fotos do teu penteado com tranças com amigos! Embora a partilha seja quase sempre liberada para todos os que tenham acesso ao conteúdo, convém saber se existem algumas restrições antes de tomar a decisão final. Do mesmo modo, também é dever do vosso fotógrafo informar-vos se utilizará o trabalho em alguma plataforma. 

Como está a correr a fase dos preparativos? Já têm alguns fornecedores em mente com os quais vos falta conversar? Para escolher o menu, o penteado de noiva ou qualquer outro serviço, é crucial falar abertamente com as pessoas e entender cada detalhe do que vos podem oferecer! Sejam transparentes quanto ao vosso orçamento desde início, estabeleçam prioridades e pontos que não podem faltar e, depois, partam à descoberta dos profissionais com que mais se identificam. Se já tens o anel de noivado, em que fase se encontram de momento?