Miguel Matos Fotografia
Miguel Matos Fotografia

As fotos do vosso casamento são únicas, e uma das maiores recordações que terão do vosso dia de sonho. E, ainda que a vossa equipa fotográfica saiba melhor do que ninguém como captar os melhores ângulos do vestido de noiva ou do bolo de casamento, nunca é demais terem algumas inspirações e ideias para que as vossas fotos sejam realmente o que idealizaram. Hoje vamos dar-vos algumas ideias para imortalizar a beleza e simbolismo das alianças de casamento. Inspiram-se e consigam os melhores resultados! 

Nas mãos dos noivos

O momento da troca das alianças no altar é único. Antes, ambos já viveram momentos de emoção durante os preparativos – como a elaboração do penteado apanhado ou a primeira reunião com os best men – mas nada se compara à felicidade de colocar esta joia no dedo. As fotos desse momento devem registar perfeitamente a intensidade vivida. Depois, é comum os noivos permanecerem de mãos dadas até ao final da cerimónia, algo que deve ser retratado pelo seu poderoso simbolismo. 

RPPereira Produções Fotográficas
RPPereira Produções Fotográficas

Desta forma, as fotos das alianças nas mãos dos noivos variam. Depois da emoção da sua troca, respirem fundo e relaxem. Podem entrelaçar as mãos ou apenas o dedo mindinho, podem colocar as vossas mãos uma sob a outra, como sinal de carinho e união, ou simplesmente juntá-las, lado a lado. Ideias não faltam para que este gesto seja captado de acordo com a vossa essência e personalidade!

Sílvia Lage Photography
Sílvia Lage Photography

No porta-alianças

O porta-alianças protege e transporta as alianças até à cerimónia e é um dos detalhes que tem merecido cada vez mais a atenção dos noivos dos dias de hoje. Esta é uma oportunidade de darem um toque distinto e personalizado à cerimónia, com um porta-alianças personalizado e de acordo com o estilo do enlace. Assim, a típica almofada cedeu lugar a outras opções, como caixinhas de madeira, bastidores, flores ou suculentas. Tal como outros elementos do vosso dia – decoração, bolo de casamento original, etc – não faltarão opções para inovar!

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

O porta-alianças que escolherem merece o devido destaque na vossa reportagem de casamento, em fotos estilo close-up, para que se possam apreciar todos os pormenores. Caso queiram, também podem colocar o porta-alianças nas mãos do/a vosso/a menino/a das alianças e assim conseguir uma fotografia cheia de ternura!

Dias com Encanto
Dias com Encanto

Sem distrações!

Fotos que retratam os pormenores do vestido de noiva com renda, a textura das flores do bouquet ou do papel escolhido para os menus... Sim, as fotografias que se enfocam num pormenor específico, sem distrações, são essenciais para os que querem recordar todos os detalhes do dia C. Sobretudo se as vossas alianças tiverem inscrições - uma frase, data, símbolo, etc - este é um dos clicks que não podem dispensar! 

Foto Rodas
Foto Rodas

Peçam à vossa equipa fotográfica que consiga um ângulo limpo e original para imortalizar todos os pormenores da aliança. Num fundo branco e simples - como numa toalha ou num tecido -, numa mesa de madeira, em cima de uma pedra de mármore ou na areia... O importante é que o local tenham uma boa iluminação. 

Irisbyphoto
Irisbyphoto

Em plena natureza

As fotos dos vários elementos do vosso look em contacto com a natureza são muito especiais. Qualquer vestido de noiva simples, pendurado num jardim cheio de flores, origina uma fotografia muito especial e romântica. Assim, se tiverem um jardim ou campo perto da zona onde se irão preparar, não deixem de apostar numas fotos assim, já que a energia transmitida é única!

Leandro Grumete Foto
Leandro Grumete Foto

No que toca às alianças, não faltam ideias para as inserir em contextos naturais. No ramo ou na decoração floral do vosso dia, mas também junto a um tronco de madeira, no jardim de casa, na praia com o mar de fundo, no bosque junto a flores e frutas silvestres, ou em qualquer outro ambiente natural, o resultado será fantástico. Exponham esta ideia ao vosso fotógrafo para vos oriente de forma a conseguirem o efeito desejado.

Create
Create

Num livro

Se amam a literatura - ou ponto de terem escolhido esta temática para o vosso enlace - não deixem de apostar numa decoração com livros! Estes podem ser ideais para servir de apoio a um bolo de casamento simples, como centro de mesa, para decorar os cantos da festa ou até para o corredor nupcial. No que toca à alianças, podem também fotografá-las dentro do mesmo, com uma luz contrastante, de forma a conseguir o efeito dos corações na sombra. 

Caso prefiram, também podem simplesmente colocá-las na capa do vosso livro preferido, ou perto de uma frase que vos apaixone. Para os que realmente amam esta temática, ter um livro como porta alianças também pode ser uma ideia a contemplar. 

Studio Pedro Ribeiro
Studio Pedro Ribeiro

Com o vosso fiel amigo

Não existem fotos mais ternurentas do que as que incluem o vosso fiel amigo de quatro patas. São fotos cheias de significado, que fazem todo o sentido estarem no vosso álbum de casamento. Durante os preparativos – e enquanto te maquilham ou preparam o teu penteado semi preso – aproveita para registar alguns momentos únicos com o teu animal de estimação que, mesmo não podendo estar presente no vosso dia, merece todo o vosso amor e dedicação.

Alerfilme Fotografia
Alerfilme Fotografia

Pode ser difícil manter o vosso gato ou cão imóvel, assim que será algo mais trabalhoso e que requer alguma paciência... Mas acreditem: o resultado vai valer a pena! Coloquem as alianças ao lado do vosso melhor amigo, ou acariciem-no já com as alianças nos dedos. São fotos lindas e muito familiares que adorarão rever no futuro!

Fotografias originais

Quando o assunto é fotografia, a originalidade não tem limites. Muito menos quando se trata de fotografar alianças ou anéis de compromisso, já que são elementos muito versáteis e que encaixam bem em qualquer entorno. Se quiserem inovar, explorem outras ideias, que talvez requeiram um maior envolvimento da vossa parte, mas que darão origem a algo muito especial.

Guilherme Pimenta Productions
Guilherme Pimenta Productions

Querem ideias? Que tal desenharem algo nos vosso polegar ou escreverem uma frase especial na mão? O vosso nome ou a data do casamento também podem ser boas ideias para assinalar este momento tão especial. Outra ideia poderá passar por criar um efeito de movimento nas fotografias, com as vossas alianças no ar, por exemplo.

Imagem
Imagem

As alianças são um elemento muito importante do vosso dia e por isso, as fotografias devem fazer jus ao papel que desempenham no casamento. A juntar a outros elementos, como os convites de casamento, a decoração ou os vestidos de cerimónia no caso de terem damas de honor, fotografias únicas, ternas e originais, é algo que não pode faltar na vossa reportagem fotográfica.