Danilo Antonio Photographer

Preparar o dia C é tentar colocar em prática o sonho de uma vida. Tudo é pensado ao mais ínfimo pormenor, porque se procura o evento perfeito e idealizado durante toda a vida. A noiva quer estar deslumbrante no seu vestido de noiva com os acessórios certos a fazerem pendant no penteado de noiva que escolheu. O casal escolhe com amor e carinho as frases que vão imprimir nos convites de casamento nos quais anunciarão a sua união à família e amigos. No final da festa ficam as memórias de uma ocasião única. Para torná-las inesquecíveis há que ter bons profissionais ao vosso lado e o fotógrafo é um deles. Esta será a pessoa que, com a sua equipa, vai perpetuar em papel e/ou vídeo a vossa boda. O vosso álbum de casamento guardará entre as suas páginas o melhor do vosso dia: os sorrisos das vossas pessoas, os vosso primeiro beijo como marido e mulher, a troca de votos, o momento de cortar o bolo. São infinitas as razões pelas quais quererão ter ao vosso lado, para este registo, alguém que vos compreenda e que perceba exatamente aquilo que vão querer recordar para sempre. Aqui ficam algumas dicas para escolherem o fotógrafo perfeito.  

Pretérito Perfeito

Tipos de fotógrafos e estilos

A palavra de ordem é pesquisar,  pesquisar, pesquisar. Hoje em dia a internet facilita muito esta tarefa. A oferta é vasta e existem fotógrafos para todos os estilos e gostos. O importante é encontrarem alguém com quem não se identifiquem no estilo como na forma de ser. Isso será meio caminho andado para que a vossa relação seja perfeita e os vossos desejos sejam satisfeitos. Vocês procuram as fotografias perfeitas e o fotógrafo quer oferecer-vos o melhor que sabe do seu talento e profissão. A pesquisa correta permite conhecer o trabalho de cada um em detalhe ficando assim a saber se são conhecedores nesta área; a experiência é importante. Fotografar um casamento tem técnicas e regras especificas. Pesquisem, vejam vários trabalhos do mesmo fotógrafo, se preferem as fotos com poses ou espontâneas, se pretendem filtros ou não, para que, daqui a muitos anos, quando estiverem a ver as fotos do vosso casamento, vos pareça que ainda estão a viver o momento

Relação de cumplicidade

Este é um ponto muito importante. Os vossos desejos deverão ser ordens e deverão ser todos satisfeitos. Toda a gente, sobretudo os noivos, vão querer ter recordações únicas deste dia e desta festa. O fotógrafo que escolherem deverá entender-vos e sobretudo perceber bem aquilo que pretendem guardar no vosso “para sempre” em papel e vídeo. É fundamental que haja empatia entre vós e que, nenhuma das partes, tenha problemas em colocar dúvidas ou questões. Agendem entrevistas com vários fotógrafos do vosso agrado a fim de facilitar a vossa escolha. Quanto melhor for o vosso entendimento melhor e mais fantástico ficará o registo fotográfico do vosso casamento. Se o casal souber exatamente o que quer e souber transmiti-lo ao profissional eleito então estão reunidos os fatores que vão permitir eternizar o vosso bolo de casamento original numa imagem única e memorável que até vos lembrará o sabor delicioso que tinha.

Overall Studio

Definam um orçamento

É uma tecla recorrente, mas é fundamental saber quanto do vosso orçamento está destinado ao serviço de fotografia. Existem vários preços no mercado, do mais caro ao mais barato passando por valores intermédios, e claro que estas discrepâncias podem e fazem toda a diferença na hora de ver o resultado. É importante ter calma e ter capacidade negociadora; regra geral, após uma boa conversa esclarecedora o preço final pode ser alterado sem que isso prejudique o trabalho do profissional e satisfaça, só mesmo tempo, o gosto do casal. Se optarem por serem vocês a fazer as prendas de casamento originais talvez o orçamento fique mais liberto para as fotografias com que  sempre sonharam para eternizar o grande dia.

Cenários simultâneos, vários fotógrafos

O dia da boda implica várias situações a decorrerem ao mesmo tempo. Antes do casamento, os noivos preparam-se nas suas respetivas casas e vão, certamente, querer registos desses momentos; durante a cerimónia e enquanto o casal troca votos há outros detalhes dignos de registo e o mesmo acontece durante a festa, há sempre ações a decorrerem em simultâneo. Peçam para conhecer a equipa que vos acompanhará no dia C; lembrem-se que, às vezes os fotógrafos enviam para os eventos colaboradores seus que não estão suficientemente informados sobre o trabalho em questão. Os vossos objetivos deverão ser do conhecimento de todos os profissionais presentes, o que resultará na fotografia perfeita dos vestidos de gala compridos das vossas damas-de-honor.

Gabriell Vieira Fotografia

Finalização do trabalho

Antes da decisão final ser tomada, esclareçam todas as cláusulas e leiam bem todo o contrato até as letras mais miudinhas. Confirme datas de entrega do álbum e verifique se estão previstas multas ou qualquer tipo de sanção caso alguma das partes não cumpra o acordado. Ter tudo “preto no branco” é essencial para que, caso seja necessário, possam reclamar se alguma coisa correr menos bem.

Sessão pré-nupcial

Além da entrevista ao fotógrafo existe uma outra forma de criarem uma relação mais próxima com este profissional que vos vai acompanhar no grande dia. Agendem uma produção fotográfica antes do casamento na qual poderão criar laços uns com os outros; o fotógrafo ficará a conhecer melhor o casal e os noivos poderão falar sobre as suas expetativas e, por exemplo, falar sobre como gostariam que as suas alianças de casamento fossem fotografadas. 

Daniel Lobo Photography

Um bom fotógrafo far-vos-á querer ver e rever as fotos vezes sem conta, esse é o sinal de que fizeram uma escolha de excelência. Depois de regressarem da lua-de-mel e de retomarem a vossa vida normal nada melhor do que recordar o topo de bolo de casamento que escolheram ou os vestidos de cerimónia mais originais das vossas convidadas através da lente e da observação de um profissional cinco estrelas.