Carfoto

O vestido de noiva, o menu do copo de água, o bar aberto, os convites de casamento ou a decoração perfeita... não cabem dúvidas de que organizar um casamento acarreta bastantes gastos. Na sua maioria, todos são em prol de um dia idealizado há muito tempo, o que pode, eventualmente, fazer com que alguns casais ultrapassem o orçamento estipulado. Isto acontece devido à quantidade de ideias que os noivos recebem todos os dias, que os leva a mudar de ideias várias vezes e apostar por outra decoração, outro bolo de casamento ou outro ambiente, sempre mais próximo do que realmente são e do que querem viver no seu dia. Se sentem que este é o vosso caso, leiam cada um dos seguintes pontos e identifiquem as coisas que vos estão a fazer exceder o budget

1. Um orçamento demasiado baixo  

Ao estipularem um orçamento demasiado baixo, é normal que ultrapassem o limite à mínima oportunidade. Por mais que apostes num vestido de noiva simples ou uma decoração minimalista, vai ser extremamente difícil respeitar o budget estipulado se este não for "realista". Nesta caso, a solução pode passar por alargarem um pouco o orçamento ou, caso tal não seja possível, adiarem o vosso dia de casamento até conseguirem as condições financeiras ideais. Outra solução prende-se com a redução da lista de convidados a um número muito restrito, já que a grande fatia do orçamento é sempre destinada ao espaço e ao catering, que aumenta de acordo com a lista. 

João Terra Fotografia

2. Mudar de ideias durante os preparativos

São muitos os casais que pensam que querem um casamento clássico, e que de repente decidem mudar tudo, dos convites de casamento personalizados à temática da decoração. Com a quantidade de ideias e inspirações a que todos temos acesso, é inevitável que os noivos se sintam perdidos - ou que até acabem por mudar de ideias várias vezes durante os preparativos. Se o vosso orçamento é folgado, podem permitir-se a fazer estas mudanças de última hora. Por outro lado, se este for limitado, convém que pensem muito bem no estilo que querem antes de tomarem qualquer decisão, de modo a evitar chatices e gastos desnecessários. Lembrem-se: para uma boa organização e gestão do dinheiro, o compromisso é fundamental! 

André Heller - Photographer

3. Detalhes personalizados

Um bolo de casamento original e uns arranjos florais exuberantes custam dinheiro e podem representar um gasto extra bastante elevado. É importante terem noção de que os detalhes e inspirações que encontram online – e que mostram um casamento perfeito e idílico – normalmente são caros, precisamente por serem altamente personalizados. Podem escolher alguns detalhes imprescindíveis, mas cuidado com os exageros. Outra opção pode passar por apostarem em detalhes DIY, que ficam sempre mais em conta e que, se foram bem feitos, dão um toque personalizado e alternativo ao vosso enlace. 

RicardoMarta photography

4. Mudança no número de convidados

Se a lista aumenta, ou se decorrerem várias desistências de última hora, tal pode representar um gasto extra e um arrombo no vosso orçamento. No primeiro caso, terão que adicionar mais pratos – algo que não estava contemplado – fazer mais prendas de casamento originais, e por aí adiante... No segundo caso, poderão ter que assumir as falhas do vosso bolso, o que poderá representar um prejuízo com o qual não estavam a contar. Um conselho? Antes de contratarem o local da festa, não deixem de perguntar qual é a sua política de cancelamento ou de falha de assistências; assim poderão estar preparados para qualquer eventualidade!

Tropeço de Riso - Fotografia

5. Contratação de (muitos) serviços adicionais

Um animador para as crianças, um DJ para a festa, ou mesmo uma equipa de wedding planners, que fique encarregue de toda a organização do vosso dia C... Sim, é provável que a dado momento percebam que precisam de contratar alguns serviços extra. E são precisamente estes gastos, que não foram contemplados no início, o motivo de estarem a ultrapassar o vosso orçamento. O nosso conselho é que façam uma lista de prioridades e que deixem sempre uma margem no vosso orçamento, caso necessitem negociar mais serviços - ou simplesmente fazer um upgrade nas alianças de casamento. É importante terem sempre algum dinheiro separado para os imprevistos, sobretudo para que não se sintam limitados nas vossas decisões!

Daniel Lobo Photography

Identificam-se com estas cinco razões? Estão a gastar dinheiro a mais em alguma delas? É importante terem tudo controlado, verem qual é a melhor relação qualidade-preço tanto para detalhes do look como por exemplo o penteado de noiva, como para as lembrancinhas de casamento ou outros elementos decorativos. Façam uma lista, organizem-se e destinem algum dinheiro para imprevistos. Assim irão conseguir organizar-se e cumprir ao máximo o orçamento a que se propuseram.