Create

Pés nas nuvens, borboletas no estômago, cabeça na lua… assim é a fase de compromisso que se segue ao anel de noivado. O romance paira no ar e tu só consegues imaginar como será o teu futuro a viver e envelhecer com o teu noivo! Mas, será que é sempre assim? Entre preparativos, reuniões com fornecedores e escolha de adereços e convites de casamento, há muitos tópicos que simplesmente não são falados – ou que mereciam ser mais discutidos entre as pessoas que estão a atravessar esta fase. Porque embora tudo pareça ir na perfeição, há sempre espaço para erros, derrotas, expectativas que caem por terra e frustrações às quais não conseguimos por termo. Fica a conhecer aquilo que ninguém te conta sobre a fase do noivado e descobre os nossos conselhos para que te sintas relaxada e plena antes de te meteres dentro do vestido de noiva!

Danilo Antonio Photographer

1. O pedido pode não ser tal como imaginaste

Esquece aquela praia paradisíaca onde sonhaste que o teu noivo se ia ajoelhar, aquele por do sol magnífico, com música ambiente regada a margaritas onde ele te pediria a mão em casamento ou aquele cruzeiro onde apostaste mesmo que ele iria dar o passo seguinte… o pedido não é sobre locais de sonho nem fotos perfeitas no Instagram. A realidade é muito mais feliz e emocionante!

2. Podes não estar no teu melhor nesse dia

O trabalho deixou-te de mau humor e o cansaço da semana foi-se acumulando sob a forma de umas fantásticas olheiras… afinal, pensaste que iam apenas passear o cão. E então? Tenta não pensar nestes aspetos e centra-te no que realmente importa: receber aquele anel da pessoa mais especial da tua vida foi um dos momentos mais felizes de sempre! 

Paraguassu

3. As reações podem não ser as mais desejadas

Já?”, “Mas vocês são tão novos…”, “Não preferem gastar esse dinheiro noutra coisa?” “Ufff, tanto trabalho só para um dia.Garantidamente que vão ter uma destas reações pelo menos uma vez, seja de familiares, colegas de trabalho ou mesmo amigos! Não é que tenham má intenção, mas, por vezes, as respostas podem tornar-se inconvenientes e, para não dar azo a tudo isso, respirem e ignorem esses comentários.

4. Terás de contar a história do pedido milhares de vezes!

Assim que tenhas o anel de noivado na mão, prepara-te… toda a gente vai querer saber como foi. O melhor a fazer é habituares-te à ideia, afinal, contar e recontar a história de como ficaste noiva é uma das partes divertidas do noivado!

Ricardo Meira

5. As pessoas vão perguntar por detalhes antes ainda de terem sido convidadas

Onde vai ser o casamento?” “Vão convidar a pessoa x?” “Posso levar o meu namorado?”. Sim, preparem-se… estas vão ser algumas das reações das pessoas após mostrares o teu anel, mesmo que ainda não tenham sequer pensado em fazer os convites de casamento! O segredo é ter calma e responder que vão transmitir esses e outros detalhes mais tarde, quando tiverem as coisas minimamente definidas. 

6. Podem ter de adiar a data

Embora não seja necessário na maioria dos casos, ter de adiar a data do casamento é uma realidade para muitos noivos. Quer seja por culpa dos preparativos, que estão a ir num ritmo mais lento, de grande parte dos convidados estar ausente nessa data ou mesmo dos noivos estarem a ultrapassar uma fase complicada com a escola ou o trabalho, adiar a data não é um bicho de sete cabeças! Apenas significa que vão ter de esperar um pouco mais até provarem aquele delicioso bolo de casamento original.

Pedro Agostinho Cruz

7. Nem toda a gente vai ficar feliz…

Haverá pelo menos uma pessoa que não vai mostrar tanto apoio como o esperado. Se isto não vos acontecer, ainda bem! Mas se for o caso, não se preocupem, pois isso não reflete em nada a vossa relação. Não deixem que o feedback negativo vos distraia de todas as coisas positivas que estão prestes a acontecer na vossa vida!

8. Mas, o teu melhor amigo vai estar sempre lá para ti!

Por muito azeda que possa ser esta notícia para alguns, há pelo menos uma pessoa que vai sempre celebrar contigo todas as vitórias! Os teus melhores amigos vão ser o teu porto de abrigo, ajudar-te a escolher aquele vestido de nova com renda com que sempre sonhaste e vão ser os primeiros a dedicar-te um discurso no copo de água!

Mel Jewel

9. Vão receber sugestões que não foram sequer pedidas

Seja da vossa família, daquela amiga que casou o ano passado ou mesmo de pessoas da área que contam com muita experiência. Não há dois casamentos iguais e, por isso mesmo, não adianta tentar replicar (ou evitar) algumas coisas no vosso baseado em experiências que não foram solicitadas. Não adianta ficar na defensiva nessas situações. Responde educadamente que agradeces o conselho de levar um penteado apanhado no verão, e que vais ter isso em conta no teu casamento.

10. A vossa relação vai mudar

Sim, é muito provável que isso acabe por acontecer... Toda a gente muda e, especialmente em casais que já estão juntos há muitos anos, essa mudança é muito notória. As pessoas crescem, fazem novas amizades (e perdem outras), ganham novos interesses e novas ambições. O facto de estarem a atravessar a fase do noivado vai fazer com que as vossas prioridades se alterem e com que algumas áreas da vossa relação amadureçam e ganhem novos contornos. Mas, afinal, não é essa a beleza do felizes para sempre?

Atmosphere

Já passaram por alguma destas fases? Se já deram o nó e ofereceram as lembrancinhas de casamento aos convidados, de certeza que se revêm em algum destes comportamentos! Mas se ainda estás na fase inicial e nem sequer paraste para escolher um penteado de noiva, prepara-te, respira fundo e relaxa. A aventura está prestes a começar!