The Barilles
The Barilles

Já podemos intuir que 2020 está a ser um ano recheado de novas mudanças, e tendências também, seja em vestidos de noiva, decoração, bolos de casamento ou animação. Quanto aos formatos, podemos afirmar que os destination weddings continuam em altas, assim como os elopements e as cerimónias simbólicas - sobretudo a da areia. No entanto, há um novo formato que merece a nossa atenção, sobretudo nestes tempos em que o número de ajuntamentos é restrito: os micro weddings! Para os casais que querem trocar as alianças de casamento num ambiente íntimo e relaxado, com pouquíssimos convidados, esta pode ser a solução ideal. Querem saber mais? Então não percam os próximos parágrafos! 

Antes de tudo... o que é um micro wedding?

Gostavam de enviar convites de casamento personalizados a um grupo restrito de amigos? Então temos a certeza de que adorarão este novo conceito! Resumidamente, um micro wedding é uma celebração pequena, íntima e descontraída que conta com pouquíssimos convidados (geralmente menos de 20). A sua duração é consideravelmente mais curta e o formato simplificado, o que se traduz em menos gastos e stress. Soa bem, não soa?

Plano A
Plano A

A tradição... já não é o que era!

Regra geral, os casais portugueses adoram enlaces tradicionais - com uma cerimónia religiosa, um bolo de casamento simples e branco, visuais clássicos e afins. No entanto, também podemos contemplar que, pouco a pouco, a tradição vai perdendo peso e abrindo caminho a novos estilos e conceitos. Os mini weddings já são uma realidade, assim como os destinations weddings e os elopements. As cerimónias simbólicas estão em altas, tal como os estilos decorativos mais descontraídos e personalizados. Para 2020, os conceitos continuam a evoluir, promovendo enlaces ainda mais íntimos, originais e cheios de personalidade, de entre os quais destacamos os micro weddings. Se gostam da ideia de romper com a tradição, continuem a ler e descubram as vantagens deste tipo de celebração!

Feel Creations - Photo & Film
Feel Creations - Photo & Film

As vantagens 

Liberdade para personalizar

Os casamentos pequenos são perfeitos para dar asas à imaginação! Se vocês querem organizar o vosso dia com flexibilidade e criatividade, este conceito vai dar-vos imensa liberdade para consegui-lo. Podem incluir as tradições e práticas com que mais se identificam, decorar o espaço à vossa imagem e ainda escolher uns visuais modernos e 100% personalizados - seja um vestido de noiva preto ou um jumpsuit colorido. 

Organização simplificada

De um ponto de vista logístico, um casamento deste estilo é mais fácil de coordenar, pelo que não precisarão de recorrer a demasiados serviços. Já imaginaram como seria organizar um casamento de sonho no vosso quintal? Ou reunir todos os vosso amigos naquele restaurante de luxo que sempre quiseram experimentar? Ou simplesmente marcar um encontro ao ar livre, num parque natural, onde todos possam desfrutar de uma cerimónia com piquenique? 

Tempo de qualidade com os convidados

Outra grande vantagem de optar por um enlace deste estilo reside no campo afetivo. Num micro wedding, os noivos podem dar mais atenção aos seus convidados. As interações têm mais qualidade - ao contrário do que aconteceria num casamento com centenas de pessoas -, o que gerará momentos especiais e recordações mais fortes. 

Menos gastos 

Por último, temos de referir o óbvio: a grande vantagem dos micro weddings é que são mais económicos e, consequentemente, menos estressantes. Ao organizar um casamento deste estilo, podem coordenar melhor o vosso orçamento e conseguir aqueles mimos com que sempre sonharam - seja uma lua de mel num destino paradisíaco ou um vestido de noiva curto de um designer top notch. Já estão rendidos às evidências?

Lourenço Wedding Photography
Lourenço Wedding Photography

Será que podem adotar este estilo de enlace?

Uma excelente questão! Apesar de terem imensas vantagens, os micro weddings não encaixam nos propósitos de todos os casais. Portanto, antes de tomarem qualquer decisão neste campo, confiram quais são os elementos que consideram essenciais neste dia e meditem nestas questões: 

  • Quais são as presenças indispensáveis no nosso grande dia? 
  • Seremos capazes de limitar a lista de convidados a 20 pessoas?
  • Estamos confortáveis com a ideia de deixar tanta gente de fora?
  • Conseguimos lidar bem com a pressão externa?

The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

São capazes de enviar, como máximo, uns 20 convites de casamento? Se sim, têm luz verde para organizar um micro wedding! Versáteis, flexíveis, descontraídos e económicos, estes enlaces têm imensas vantagens para os casais que primam a intimidade acima de tudo. O dia em que trocam o anel de noivado pelas alianças deve ser um reflexo dos vossos valores e personalidades, por isso não desistam das vossas ideias e consigam o enlace com que sempre sonharam. Se estão a idealizar um casamento com poucos convidados, que assim seja!