Fotolux

Vocês confiam a difícil tarefa de escolher os vestidos de cerimónia às damas de honor, encarregam pais e mães de escolher e enviar os vossos convites de casamento e aconselham-se, junto daqueles amigos especialistas, de quais os melhores destinos para a lua de mel. A família e os amigos são um dom nas nossas vidas e temos a certeza que terão todo o gosto em participar nos preparativos do vosso casamento. Mas há determinadas tarefas que só vocês podem realizar e alturas em que preferem estar sozinhos com os vossos pensamentos para poder organizar ideias… é para estas alturas que existem os livros de (e para) o casamento! Que a internet é um mundo, já nós sabemos, mas folhear as páginas de um livro e tirar apontamentos tem algo de muito especial e é uma componente que não devem esquecer quando estão a planear um dia tão importante! E se dispensaram os serviços de uma wedding planner ou de um guia para vos ajudar com a organização, os livros são mesmo uma ferramenta indispensável! De vestidos a bolos de casamento, decoração, conselhos e dicas para relaxar antes do sim… escolhemos algumas das obras mais importantes e que mais vos vão ajudar nesta etapa:

Matheus Koelho Fotografia

1. O Livro Branco do Casamento, de Vera D’Orey Santiago Tânger

Direcionado para o público feminino, a autora utiliza todo o seu conhecimento em etiqueta e protocolo para ajudar as noivas, as damas de honor, madrinhas e mães a realizar um casamento perfeito! Munido de dicas, conselhos e ideias que se encaixam em qualquer tipo de cerimónia, o livro vem também acompanhado pela Agenda da Noiva – para que possa apontar e organizar tudo o que tem a ver com a preparação da festa, o orçamento, o vestido de noiva com renda e a celebração. E não, esta seleção não se destina exclusivamente à noiva! Para as convidadas que já receberam os seus convites de casamento originais, este é também um ótimo guia de etiqueta para que se possam enquadrar em qualquer tipo de cerimónia, independente da religião, meio social ou orçamento.

2. As cinco linguagens do amor, de Gary Chapman

Um livro que deve fazer parte da vossa biblioteca muito antes de pensarem em trocar alianças de casamento. “As cinco linguagens do amor” simplifica e desmistifica as diversas formas de expressar amor numa relação. Porque aquilo que para ti significa muito pode ser desvalorizado pelo teu parceiro, e vice versa, este é um excelente guia para melhor entenderem a forma de chegar ao vosso coração – que não tem necessariamente de ser a mesma. Antes de dar um grande passo, conheçam-se a vós próprios… só assim conseguirão fazer felizes a pessoa que têm ao vosso lado.

3. Manual do Noivo, de Shandon Flower

Sim, o universo dos casamentos pode ser injusto se tu és o noivo, mas quem disse que os livros se dirigem apenas às mulheres? Sabemos que cada vez mais os homens vibram com a ideia de planificar um dia totalmente à sua imagem e trabalhamos no sentido de atribuir aos noivos um papel ativo na planificação e organização de um dia tão especial como é o casamento! Como tal, não poderíamos deixar de sugerir este manual de sobrevivência, que aborda todas as temáticas que possas imaginar relacionadas com o vosso dia!

4. O Diário do Nosso Casamento, de Antonia Swinson

Dividido em capítulos organizados pela ordem cronológica daquela que deve ser a organização do vosso dia C, este é um livro mais prático onde vão poder tomar notas e acompanhar de perto todas as fases e tarefas até chegar ao momento mais aguardado. Começando pela inspiração, onde os noivos terão de decidir temas, cores, flores, decoração, roupa, etc… e continuando por uma série de separadores organizados, este livro vai apresentar-se como uma lista com tudo o que é necessário.

5. A Bíblia dos Bolos de Casamento, de Julie Defende

“Onde se casam? Em que altura do ano e hora do dia? Interior ou no exterior? Qual o estilo do espaço? E o número de pessoas?”. Parecem-vos muitas questões? É a partir destas pequenas informações que Julie, a autora e designer de bolos começa por escolher uma base para cada cliente. Para a autora, quer o bolo de casamento simples quer o mais elaborado red velvet é a extensão da personalidade, gostos e forma de estar dos noivos e, por isso, cada bolo é diferente e um importante pedaço da história de amor que está prestes a oficializar-se. Que melhor inspiração para esta etapa do que um livro recheado com as receitas favoritas da ilustre autora?

6. Casar. Do planejamento à celebração em grande estilo, de Vera Simão

Ajudar os noivos a ter um dia de sonho sem que a sua vida se transforme num pesadelo. É este o mote da escritora, que faz uma compilação de todas as suas aprendizagens – boas e más – adquiridas após três anos a trabalhar no setor nupcial. Uma obra detalhada para tornar os vossos sonhos em realidade, desde aqueles convites de casamento personalizados aos vossos trajes de casamento, do bouquet da noiva à animação e à lua de mel, passando por todas as questões legais e documentação necessária, este é realmente um must se querem estar bem informados quanto ao vosso grande dia!

7. Wedding Journal Moleskine

A marca de cadernos italiana não deixa de fora o mundo dos casamentos e este livro é o exemplo disso mesmo. Um diário com 8 secções temáticas, espaço para anotar ideias e inspirações, organizar a cerimónia, o copo de água, as flores, a decoração… tudo o que precisam para se manterem a par de todas as tarefas até chegar o grande dia. Ah, inclui também etiquetas adesivas e um compartimento especial para que a noiva possa tomar notas e planear todo o seu look: vestido, penteado, maquilhagem… tudo o que necessita para estar perfeita! Um livro feito pelos próprios noivos, que certamente vão adorar manter como recordação após dar o nó.

Seja para acalmar os nervos e a ansiedade, ajudar a escolher o vestido de noiva e planear o vosso casamento ou simplesmente descansar após um longo dia, sabemos que os livros são a companhia ideal. Já leram e aconselham alguma obra da nossa seleção? Se já tens o anel de noivado, lembra-te que não só os noivos se devem preparar com antecedência… também os vossos amigos e familiares se devem mentalizar para esta mudança que tantas coisas boas trará à vossa vida. Prontos para dar início a este novo capítulo?