Ruben Costa
Ruben Costa

Encontraste a pessoa com que sempre sonhaste e agora o vosso futuro a dois oficializou-se, graças ao pedido de casamento e ao anel de noivado. No entanto, apesar de adorares a ideia de usar um vestido de noiva e de organizar uma festa de arromba, não consegues lidar com toda a expectativa e protagonismo que este tipo de evento acarreta... Antes de tudo, não te sintas culpada! Ao contrário do que muitos pensam, nem todas as noivas gostam de estar no spotlight. Felizmente, existem algumas "condutas" que podes aplicar para lidar com as formalidades da celebração da melhor forma, da entrada na cerimónia ao corte do bolo de casamento. Se te consideras uma noiva introvertida, anota estes conselhos:

1. Uma cerimónia íntima

Se és uma noiva tímida e que odeia sentir-se observada, uma boa forma de contornar este problema passa por ter uma cerimónia íntima, apenas com alguns familiares e amigos chegados e, depois, uma festa na qual a lista de convidados seja consideravelmente mais extensa. Assim, a pressão de caminhar até ao altar, com todos os olhares fixos no teu vestido de noiva Rosa Clará, será muito menor!

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

2. Adeus à tradição

Reza a tradição que o noivo não deve ver a sua cara-metade antes do momento da troca das alianças de casamento mas, como é óbvio, ninguém te obrigada a seguir este ritual! Aliás, o nosso conselho é que rompas com a tradição e que faças um First Look, por exemplo. Ver o teu amor antes da cerimónia vai ajudar-te a relaxar e a sentir-te acompanhada nesta etapa. Do mesmo modo, também podes prescindir de outros rituais que te obriguem a estar em evidência, como a primeira dança ou o corte do bolo de casamento original

3. O papel da madrinha e das damas

Ter uma madrinha dedicada e/ou um exército de damas de honor que te acompanhe em todos os momentos do dia pode efetivamente salvar-te a vida! Afinal, não há nada como ter pessoas de confiança ao nosso lado nos momentos mais estressantes e desconfortáveis. Seja para ajudar-te a tratar dos preparativos ou no próprio dia C, ter um gatekeeper cuja principal função seja apoiar-te vai fazer-te sentir muito mais segura. 

Profoto
Profoto

4. Privacidade: a chave!

Sobretudo durante a fase dos preparativos, quando ainda estás a definir quem receberá um convite de casamento personalizado, é importantíssimo que limites os inputs que estás disposta a receber. O nosso conselho é que mantenhas a privacidade, evitando involucrar demasiadas pessoas na organização do dia C. Sê seletiva e estabelece um grupo restrito de pessoas para ajudar-te nesta etapa, ou acabarás com demasiadas opiniões a colidir na tua cabeça.

5. Carrega no "pause"

Seja no grande dia, antes de que chegue a cabeleireira encarregada de elaborar o teu penteado apanhado, ou durante a festa do copo de água, permite-te a fazer uma pausa sempre que achares necessário. Casar é uma experiência verdadeiramente emocionante e overwhelming, pelo que é perfeitamente natural que precises de respirar fundo ou até de estar sozinha de vez em quando. 

Feliz Acaso Fotografia
Feliz Acaso Fotografia

6. Dá espaço aos extrovertidos

Se a tua cara-metade é uma pessoa super extrovertida e social, let him do the talk! Os discursos podem ficar por sua conta, assim como o protagonismo nos momentos mais sociais. Apoia-te na sua aura descontraída e verás como também tu te sentirás mais leve e solta. No entanto, caso nenhum de vocês seja especialmente comunicativo, contem com a ajuda dos vossos amigos e familiares mais carismáticos para dar aquele "empurrãozinho" que alguns momentos exigem. 

7. Mistura-te!

Um dos melhores conselhos que podemos dar-te é precisamente este: deixa que o evento flua e não penses demasiado nas formalidades! Lembra-te que esta é uma das poucas oportunidades que terás de reunir todos os teus amigos e familiares numa única festa, pelo que deves deixar-te levar pelo carinho e não pensar demasiado nas tuas limitações. Esquece a sweetheart table e a primeira valsa... Senta-te numa mesa corrida, rodeada de amigos, e coloca uma música animada que todos possam dançar em simultâneo. Vais ver que, ao te sentires integrada na festa, a sensação de protagonismo desvanecerá e o stress que lhe está associado também! 

Feliz Acaso Fotografia
Feliz Acaso Fotografia

Enquanto estás a fazer as lembrancinhas de casamento ou a escolher os vestidos de cerimónia curtos das damas, é normal que a ansiedade comece a revelar-se, assim como o medo de ser o centro das atenções... Mas lembra-te: este dia tem tudo para correr bem e para ser um dos mais felizes da tua vida! Descontraí! Afinal, estás rodeada de familiares e de amigos que apenas te querem ver brilhar!