Ir para o conteúdo principal
Casamentos

11 truques excelentes para poupar no casamento

Organizar um casamento representa um grande gasto para o casal, sobretudo se estes se encarregarem de tudo. Ainda assim, existem algumas formas de poupar e não ultrapassar o orçamento estipulado. Contamos-vos alguns truques!

In Weddings Photography

De certeza que quando vocês regressam atrás no tempo, ao dia em que oficializaram o vosso compromisso com um anel de noivado, estavam longe de imaginar que a organização de um casamento implicasse tantos gastos. Talvez o primeiro impacto seja a contratação do espaço, logo seguido do vestido de noiva e do fotógrafo. Depois disso, vem a despesa com os convites de casamento, entre outros detalhes. No entanto, a verdade é que não é preciso ter um grande orçamento para ter um casamento de sonho. Há muitas maneiras de reduzir os gastos sem que isso signifique renunciar aos vossos planos. Deixamos alguns conselhos simples que podem supor um grande recorte nos gastos nupciais:

1. Definir prioridades

A organização é a chave do sucesso dos preparativos, assim que talvez não seja má ideia redatar uma lista de prioridades. Pensem no que é imprescindível para vocês e coloquem tudo isso no princípio da lista, tal como ter uns convites de casamento personalizados ou aquele penteado de noiva já tão idealizado. Anotem e ordenem o resto dos desejos segundo as vossas preferências e prioridades, de forma a redistribuírem o dinheiro de uma forma mais equilibrada.

2. Casar em época baixa

Já alguma vez pensaram nessa opção? Não são só os vestidos de noiva 2017 que vão entrar em saldos daqui a nada. Casar fora de temporada pode ser muito vantajoso, sobretudo para os noivos que têm um orçamento reduzido. Por outro lado, se querem muito casar no verão, podem apostar por casar a um dia de semana, à sexta-feira ou mesmo num feriado.

Bruno Garcez Fotografia

3. A lista de convidados

Normalmente, é quando os noivos começam a pensar em frases para os convites de casamento que se empolgam com a lista de convidados e decidem que todos devem fazer parte do seu dia. Deixem passar uns dias, revejam-na e mantenham somente aquelas pessoas que realmente devem estar presentes. Cada pessoa a mais tem um custo, assim que, por muito que queiram incluir todos no vosso grande dia, se o orçamento é reduzido, tenham apenas em conta as pessoas que realmente desejam que vivam este momento com vocês.

4. Flores de temporada? Sempre!

As flores são um elemento fulcral na decoração e não se pode prescindir delas. Ainda assim, podem sempre escolher flores de temporada, que são geralmente mais económicas, além de durarem mais. É importante escolher as flores em função das cores do vosso casamento, já que, muito provavelmente, também serão as flores do ramo, da boutonnière do noivo e do corsaje que deve combinar perfeitamente com os vestidos de gala compridos das damas de honor. Tudo deve estar perfeitamente combinado para não destoar de todo o ambiente decorativo.

Pedro Filipe Fotografia

5. Peçam muitos orçamentos

É provável que os preços de alguns lugares sejam muito mais baratos do que aquilo que vocês esperam, por isso é imprescindível começar a pedir orçamentos, mesmo que ainda falte muito para o casamento. Comparem, comparem e voltem a comparar. Quantas mais opções tiverem e melhor conhecerem o mercado, mais fácil será tomar a decisão acertada, e cumprir com o orçamento disponível.

 

Luis & Andreia

6. Em busca do DIY perfeito

Já pensaram na opção DIY para poupar na decoração do vosso grande dia? Há imensos tutoriais sobre como fazer uns convites de casamento originais ou umas lembrancinhas de casamento baratas e lindas. Se a noiva escolheu usar um penteado de noiva de cabelo solto, também pode encontrar várias ideias para uma coroa de flores feita em casa. Deem asas à vossa imaginação e metam mãos à obra! O resultado, além de espetacular, terá a vantagem de ser totalmente feito por vocês... e para vocês!

 7. Internet: a vossa maior aliada

A internet é um mundo aparte e vocês devem aproveitar todos os seus benefícios. Procurem com calma tudo o que precisam para o vosso grande dia, analizem comentários e procurem conselhos em fóruns como a nossa comunidade, onde todos os dias as noivas discutem o que se deve ou não comprar online. Por vezes, o que vemos nem sempre corresponde à realidade e pode ser um engano. Por isso, antes de comprarem o que quer que seja, certifiquem-se que o produto é de qualidade.

Contraste Fotografia

 8. Aprender a ceder

Se o vosso orçamento não chega para adquirir aquele vestido de noiva com renda pelo qual a noiva se apaixonou, não desistam à primeira e analisem o que podem prescindir. Afinal, este é o vosso grande dia e vocês merecem sentir-se radiantes com os vossos looks! Já pensaram, por exemplo, em descartar o bar aberto? Por norma, este serviço tem um preço muito alto por hora. Por isso, podem poupar uma boa parte do dinheiro se servem cerveja, vinho e um cocktail especial que agrade a todos, em vez do acesso ilimitado a todos os tipos de bebidas.

 9. Aprender a negociar

Talvez não vos tenha passado pela cabeça que os fornecedores estão sempre dispostos a negociar, podendo acrescentar alguns extras ou descontos se tudo é discutido e acordado com a devida antecedência. A melhor estratégia para conseguir baixar o valor do local do copo-de-água, é fazer uma lista do que vocês consideram elevado e discutir como podem chegar a um acordo que beneficie ambas as partes. Não se esqueçam de nenhum ponto e esclareçam todas as tuas dúvidas. E se acham que conseguem um preço melhor noutro local, não perdem nada em tentar.

Luis & Joana

10. Esqueçam os convites em papel

A maioria dos casais de hoje, opta por fazer os seus convites de casamento personalizados em programas de design gratuitos e enviá-los depois, via email. Por mais bonitos que sejam os convites físicos, este é um gasto que os noivos com orçamentos reduzidos podem prescindir. O efeito será especial na mesma, além de que poupam papel e os convidados poderão facilmente aceder ao mesmo sempre que quiserem sem correr o risco de o perder.

 11. Peçam orçamentos em conjunto

Se conhecem outro casal que se vai casar ou se estão em contato com outros noivos de alguma comunidade on-line, podem pedir os orçamentos em conjunto e de certeza que os descontos começam a chegar sozinhos. Além disso, são muitos os casais que já optam por partilhar a decoração da igreja onde casam, para poupar gastos. Ponderem esta opção, já que pode ser muito útil para poupar dinheiro, sobretudo em detalhes da decoração.

Luis & Joana

Outros truques para não ultrapassar o orçamento estipulado? Podem, por exemplo, optar por poupar nos vestidos de cerimónia das damas, já que, hoje em dia, a maioria paga os seus. Outra hipótese que também começa a ganhar adeptos, é procurar lojas de aluguer de vestidos de cerimónia. É uma excelente forma de reduzir gastos sem prescindir do estilo. 

As ideias realmente são infinitas. Por isso, mãos à obra! É hora de fazer contas e colocar tudo na balança, mas não se preocupem demasiado. Com os ajustes necessários, o vosso casamento será perfeito!