André Fernandes - Fotografia
André Fernandes - Fotografia

Viver o presente, atenção ao detalhe e desfrutar das emoções… talvez seja assim que todos imaginamos o dia de sonho. E se parece que o tempo para quando o vestido de noiva aparece e a noiva sobe ao altar, a partir daí é um rebuliço intenso de música, dança e sorrisos! O slow wedding é tendência nos Estados Unidos e pouco a pouco chega à Europa, onde os noivos querem desfrutar desde o momento em que têm o anel de noivado e viver este dia de forma plena. Renunciar ao stress e celebrar cada segundo não parece fácil quando há tanto em que pensar até escolher as lembrancinhas de casamento e, por isso, hoje damos a conhecer a melhor tendência para fugir da norma!

O que é?

O slow wedding é precisamente o conceito que imaginamos assim que lemos a expressão: uma forma mais simples e descomplicada de viver o casamento. Não que aquele seating plan e catering divinal não precisem de planeamento e horas de estudo, mas que tal encarar esta fase de forma mais orgânica e sem grandes complicações? Comecemos com os preparativos… como e quem devem convidar?

Louder than Fire
Louder than Fire

Os preparativos

Esta é sem dúvida a etapa que mais stress causa ao casal, sobretudo à medida que se aproxima o dia de trocar alianças de casamento. Festas grandes, com centenas de convidados são tudo menos slow, certo? Neste tipo de casamentos, valoriza-se a proximidade e intimismo da festa. Assim, os noivos optam por estender os convites a uma percentagem mínima de amigos e família, para que todos possam desfrutar por igual e criar momentos inesquecíveis.

Márcia Raposo Photography
Márcia Raposo Photography

Lidar com o stress

Por mais simples e práticos que sejam, no dia C todos os noivos se esforçam por agradar e criar um ambiente de festa pensado ao detalhe. Porque menos é mais neste tipo de celebração, não faz falta criar cenários idílicos e peças únicas para vos transportar para outra realidade – com um interesse crescente pelo que é natural, nos slow weddings valoriza-se a natureza, o eco friendly e a adaptação de peças e conceitos para criar uma atmosfera convidativa. Joguem com o meio envolvente, aproveitando a natureza - sobretudo se se casam no campo ou na praia - ou materiais como ferro envelhecido, madeira e azulejos se trocam alianças de ouro branco no seio da cidade.

André Fernandes - Fotografia
André Fernandes - Fotografia

Noivos e convidados

Porque o visual se estende muito além da decoração, também o look nupcial deve ser leve, confortável e etéreo. Aqui são valorizados os vestidos de noiva simples, o recurso a tecidos naturais e a elementos orgânicos para servir de joias ou adereço. Dizemos adeus aos scarpin e mocassins que limitam a mobilidade e damos as boas vindas ao conforto para que dances a noite toda!

Mint Tea Photography
Mint Tea Photography

Desfrutar do presente

É sem dúvida esta a máxima que se pretende alcançar com um slow wedding. Enquanto fazem os convites de casamento, os noivos apenas anseiam pela reação dos convidados e pelas suas respostas. Quando se sentam na cerimónia, todos querem ver a noiva e o seu vestido e, depois da festa… nada como pensar na lua de mel! Ao invés disso, nestas celebrações há que ter atenção ao tempo – o fator que mais importa. Se o tempo corre e sentem que precisam de dar o máximo de atenção a cada detalhe, comecem com alguma antecedência e lembrem-se de apreciar cada processo.

André Fernandes - Fotografia
André Fernandes - Fotografia

A culinária!

E para o copo de água, nada liga melhor com um slow wedding do que slow food! Digam adeus a hambúrgueres, pizzas e opções rápidas e abram alas aos produtos da época, a frutas e leguminosas frescas e compradas a produtores locais. Propostas ricas e nutritivas, confeccionadas para aquecer o coração numa celebração acolhedora de inverno, ou para celebrar a brisa fresca de verão na companhia de um bom vinho frisante… aqui cria-se o cenário perfeito para show cooking e deixar que sejam os convidados a escolher cada prato, sabor e textura. Porque não adicionar uma prova de vinhos à celebração?

4Memories
4Memories

Já pensaram nos benefícios que um casamento assim vos poderá trazer? Conforto, leveza e espontaneidade são as palavras de ordem para quem está prestes a investir num bom vestido de cerimónia e futuro a dois. Se uma cerimónia única e intemporal vos agrada mais do que um dia repleto de festa e com o ritmo acelerado a que os casamentos tradicionais já nos habituaram, não hesitem em procurar formas de tornar o vosso dia C stress free até cortar o bolo de casamento!