Dima Kornilov Fotógrafo

Sentar os vossos convidados na cerimónia pode parecer tão simples como entregar-lhes os convites de casamento, mas nunca é demais conhecer as normas do protocolo a respeito do lugar que devem ocupar. Se vocês são noivos religiosos, para quem cumprir todos os procedimentos faz todo o sentido, é normal que queiram saber qual o lugar de cada convidado quando trocam os anéis de noivado pelas alianças. Há casais que gostam de seguir à letra o protocolo e outros que gostam de ter mais liberdade, no entanto, nunca é demais saber a ordem com que devem entrar na cerimónia e a forma como se devem dispor. E se já escolheste o teu vestido de noiva, de que estás à espera? Vamos conhecer todos estes procedimentos.

Filipe Santiago Fotografia

Recepção dos convidados

Antigamente era habitual os convidados serem recebidos pelo noivo e respetivos pais antes de entrarem na cerimónia. Hoje em dia, como é dado mais destaque aos noivos, essa regra já não é tão seguida, mas nada impede que o façam à entrada da igreja.

Chegada da noiva

Embora seja socialmente aceite que a noiva se atrase um pouco antes de chegar com o seu vestido de noiva com renda ao altar, a verdade é que tudo depende do bom senso e atrasos com mais de 10 ou 15 minutos devem ser evitados por respeito a todos os presentes. Após a chegada da noiva, ela deve ainda aguardar que os pais e padrinhos cheguem à igreja.

Ana Teresa Miranda Fotografia

Cortejo da cerimónia religiosa

Em primeiro lugar entram os convidados e sentam-se no lado da igreja que lhes corresponde. De seguida, entra o noivo com a sua mãe, no lado direito do altar, e fica no altar de pé à espera da noiva. Quem deve entrar a seguir são os padrinhos – as testemunhas do casamento que, por isso, devem estar sempre presentes e assistir a toda a cerimónia – e as daminhas e os pajens, que espalham as pétalas para a entrada da noiva. A noiva deve então entrar com o braço dado ao seu pai. Se por quaisquer questões isso não for possível, ela é livre de escolher quem quer que a leve ao altar e seja a primeira pessoa a ver o seu penteado apanhado.

A disposição na igreja

Os noivos devem sentar-se em frente ao sacerdote, no local mais central escolhido para a cerimónia. As testemunhas por parte da noiva colocar-se-ão à esquerda do altar e as do noivo à sua direita. Os primeiros bancos são reservados para os parentes mais próximos e, à medida que se vão afastando progressivamente do altar, são reservados à família em segundo grau e aos restantes convidados e convidadas com os seus vestidos de gala compridos.

Rute Leonardo Photo&Video

O lado dos noivos

Perante a típica pergunta "qual é o lado da noiva?”, o protocolo diz que os convidados da sua parte deverão sentar-se do lado esquerdo, enquanto à família e amigos do lado do noivo está reservado o lado direito da igreja.

Para a saída…

A ordem inverte-se, assim, sairão primeiro os convidados, seguidos dos pais dos noivos e dos padrinhos, as damas de honor, as crianças e, por fim, os recém-casados! Agora sim, chega a parte por que todos esperaram de receber os noivos na maior das alegrias, com o típico arroz ou as românticas flores ou bolinhas de sabão… prontos para celebrar e provar esse bolo de casamento original!

Helena Tomás Photography

O dia C está a aproximar-se cada vez mais, e nada como relembrar algumas linhas condutoras do protocolo para o caso de se sentirem perdidos quando finalmente vêm a igreja repleta de convidados de fato e vestido de cerimónia! Lembrem-se também que não é essencial seguir o protocolo à risca e que, por muito convencionais que vocês sejam, há sempre espaço para a liberdade e para colocar a vossa originalidade em cada detalhe… e não só nas lembrancinhas de casamento.