Light Story
Light Story

Escolher com a tua melhor amiga o seu vestido de noiva, pensar no teu próprio vestido de cerimónia ou ser convidada para ser madrinha de casamento do ano são só algumas das muitas alegrias que podes viver ao receber um convite de casamento. Os casamentos são eventos únicos, que vêm carregados de felicidade, mas também de muito trabalho. São meses e meses de preparativos e coordenação, pelo que é provável que, enquanto convidados, muitos não conheçam todas as decisões ou imprevistos pelos quais os noivos já passaram... De facto, chegado o momento do sim, é provável que estejam tão radiantes quanto exaustos. Por isso, é fundamental respeitar certas normas e saber como atuar perante determinados momentos, para não desrespeitar as decisões dos noivos ou ferir suscetibilidades. Queres saber quais são as 10 regras de boa educação dos convidados que devem ser cumpridas à riscas? 

Filipe Santiago Fotografia
Filipe Santiago Fotografia

1. Evitar atrasos

Não há nada pior que chegar à cerimónia depois desta já ter começado. É muito desagradável interromper um ato tão solene, assim que evita ao máximo atrasar-te para este dia tão especial. Se os noivos organizaram algum tipo de transporte coletivo para transportar os convidados, é muito importante que sejas pontual, já que de outra forma poderias atrasar todo o transporte e, provavelmente, o inicio da celebração. Realmente, é apenas questão de sentido comum e de respeito pelos noivos. O resto depende de ti: triunfar num vestido de gala comprido ou curto e, sobretudo, aproveitar cada segundo que passas com os teus amigos de longa data!

 2. Não levar um plus one sem avisar

No momento de organizar a lista de convidados, é muito importante para os noivos que tudo esteja dentro do que planearam. Seja por orçamento limitado ou pelo que acordaram com a quinta, se apenas tu recebeste aquele convite de casamento personalizado, não leves mais ninguém contigo, muito menos se for de surpresa. Além de gerar mau ambiente e um problema na organização, também o teu plus one se sentirá desconfortável, já que provavelmente não terá cadeira na cerimónia ou no momento do copo de água.

 3. Branco é a cor dos noivos

A menos que encontres no convite alguma referencia a um dress code específico, há algumas regras que deves respeitar antes de escolheres todo o teu outfit. Não importa se escolhes um vestido de cerimónia curto ou antes pelo contrário, decides usar um jumpsuit moderno. A formalidade também depende sempre do estilo do casamento ou do que possam querer os noivos. Mas há algo que deves sempre respeitar – o branco é da noiva, e em alguns casos, do noivo, e é recomendável que mais ninguém use essa cor.

 4. Antes do copo de água, a cerimónia

Não saltes momentos do casamento. Comparece à cerimónia, seja ela religiosa ou civil, e não apareças apenas no momento da receção. Coloca-te no lugar dos noivos e pensa o quão é importante para eles que todos assistam ao momento do sim. É uma falta de respeito para com eles que não estejas presente na cerimónia, pois revela falta de interesse pelo momento em que estes trocam as suas alianças de casamento. Nem tudo se resume ao copo de água e à festa. 

 5. Não reclamar do menu ou da decoração

Quase toda a informação que necessitas saber para assistir ao casamento é revelada meses antes do casamento, e todas as decisões relacionados com a decoração ou com menu dizem respeito aos noivos. Antes de criticares alguma coisa, pensa que talvez exista um motivo para que seja assim. Além disso, imprevistos acontecem e o que pode ter corrido às mil maravilhas durante a prova de degustação pode não corresponder ao que acontece no grande dia, no que diz respeito ao menu. Antes de comentares o que quer que seja com os noivos, pensa que este é o seu dia e que não é agradável receber criticas por parte dos convidados. Mais que ninguém, os noivos desejam que tudo corra na perfeição no seu dia e poderão ficar muito magoados com qualquer crítica. Se ainda assim achas que o deves fazer, espera uns dias até tudo estar mais calmo. 

Filipe Santiago Fotografia
Filipe Santiago Fotografia

 6. Respeitar a vontade dos noivos

Nem sempre os noivos estão de acordo que os convidados publiquem fotografias do seu dia, sem que eles saibam. Outros, por outro lado, exigem que todos desliguem os telemóveis durante a cerimónia ou no momento da abertura do baile, por exemplo. Respeita sempre a sua decisão, já que é o seu dia de casamento e deves adaptar-te ao que estes querem viver no seu dia. Por mais que adores o penteado apanhado da noiva, se esta te pede para não tirares fotografias, não o faças sem o seu consentimento. É muito importante respeitares sempre a sua vontade neste dia tão especial.

 7. Não abusar da bebida

Talvez não te digam, mas há muitos casais que temem que algum convidado exagere na bebida e atrapalhe algum momento do casamento. Não se trata que não toques numa gota de álcool, mas pelo menos, até ao momento da festa, há que manter a compostura e participar lucidamente nos vários momentos do casamento, desde os votos ao corte do bolo ou ao lançamento do ramo.

 8. Uma lembrança por convidado

Nenhum convidado resiste a umas prendas de casamento originais, feitas com todo o carinho pelos noivos. E, hoje em dia, as opções são imensas, sendo que a maior parte dos convidados opta por escolher algo que seja útil para os convidados. No entanto, isso não significa que podes levar mais que um brinde para casa. Sobretudo se os noivos deixam as lembranças num canto para que os convidados tirem a sua livremente, é uma falta de educação que retires mais de uma do local. Algum convidado poderá reclamar que não tem lembrança e essa será uma situação muito embaraçosa para os noivos.

 9. No momento do lançamento do bouquet...

Este é um dos momentos mais divertidos do casamento. O lançamento do bouquet acontece logo após o corte do bolo. Junta num só espaço todas as convidadas solteiras para o apanharem o ramo da noiva e deve ser um momento divertido e de descontração entre todas. Por mais quer queiras apanhar o ramo, mantém-te calma e não empurres as restantes convidadas ou tentes roubar o ramo a todo o custo... Este momento deve ser encarado com diversão, e não com sentimentos de possessão e desespero...

 10. Respeitar a playlist escolhida pelos noivos

Tal como acontece com o menu e decoração, é importante que também respeites as escolhas musicais do DJ. Podes não identificar-te com o estilo de música, mas antes de ires falar diretamente com ele e pedir outra música, pensa que, muito provavelmente essa playlist foi escolhida pelos noivos. Antes de tomar qualquer decisão inoportuna, tenta divertir-te e aproveitar o momento sem te preocupares muito com a música que soa na pista de dança. Flexibilidade acima de tudo!

Lourenço Wedding Photography
Lourenço Wedding Photography

É muito importante que os convidados tenham isto bem presente para não serem desagradáveis sem querer no seu próximo casamento. Além do que referimos, é absolutamente proibido comentar qualquer detalhe do look nupcial - tal como o penteado da noiva – ou outros aspetos fundamentais como o sabor do bolo de casamento, por exemplo. Mantém-te imparcial e concentra-te no mais importante: aproveitar ao máximo este dia tão especial para os teus amigos!