A variedade de convites de casamento, artigos de decoração nupcial, vestidos e prendas que se podem encontrar online, faz com que os noivos que estão neste momento a organizar o seu dia se deparem com um leque de opções (e preços!) que dificilmente encontram nas lojas físicas. Hoje em dia, são muitas as noivas que decidem comprar o seu vestido de noiva online por questões económicas, nutrindo-se igualmente de inspirações para as lembrancinhas de casamento e ideias para decorar as mesas do copo de água. Por ser um mundo tão amplo, onde facilmente passamos dos vestidos e sapatos ao seating plan, é importante ter em conta alguns aspetos antes de realizar qualquer compra numa plataforma online. Se estás a pensar adquirir alguns artigos através do maravilhoso mundo que é a internet, este artigo é para ti! 

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

1. Em que sites comprar?

Uma das formas de comprovar se um site é de confiança passa por procurar opiniões acerca do mesmo, seja online ou perguntando a outros casais. Portanto, antes realizarem qualquer compra, investiguem a fama e a credibilidade do site em questão, independentemente de ser nacional ou internacional. Não é bem a mesma coisa comprar um vestido de noiva com renda, que afinal é tudo menos o que viste na imagem, que algum material que necessitas para elaborar as tuas lembranças de casamento baratas já que, muito provavelmente, o valor e o prejuízo serão bastante diferentes. As compras online correm bem na sua maioria, ainda que seja necessário que faças um estudo prévio da qualidade e veracidade do produto, tempos de entrega, e afins. 

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

2. Diferentes tipos de envio

Por norma, todos os sites têm acordos com empresas de transporte que facilitam a rápida entrega dos artigos, ainda que tal possa ser um pouco dispendioso. Dos diferentes tipos de envio que existem, destacamos o que é feito por via térrea ou por mar, ainda que, caso comprem algo em sites estrangeiros, o melhor e mais seguro seja o correio aéreo certificado, sobretudo se te apaixonaste por um vestido de noiva simples e minimalista que não se comercializa no país. Neste caso, os gastos de envio podem ser maiores, existindo ainda a possibilidade dos artigos ficarem retidos na alfândega ou chegarem com um atraso considerado. Como tal, a para evitar tragédias, o ideal é que efetuem as compras online com alguma antecedência. 

3. O pagamento é seguro?

Cada empresa tem o seu próprio método de pagamento, assim que também é importante investigarem este tema. Por norma, os pagamentos online são realizados através de um cartão de crédito ou Paypal, ainda que existam alguns sites onde seja possível fazer-se a compra com cartão de crédito ou por transferência bancária. Antes de realizares e encomendares os teus convites de casamento personalizados online, investiga qual é o método de pagamento para que não haja qualquer problema ao finalizar a compra.

The Gentleman's - Photo & Film
The Gentleman's - Photo & Film

4. A qualidade do artigo

O que gere mais dúvidas em relação às compras online é, regra geral, a qualidade e fiabilidade do produto que se pretende adquirir. Para que não tenhas surpresas desagradáveis, é recomendável que leias com atenção não só a composição do artigo, como a política de devolução. Muitos noivos optam por encomendar as suas alianças de casamento na internet, outros decidem comprar o seu fato, há noivas que escolhem até os sapatos e as flores... Para tudo, há sempre o risco de que o que compram possa não ser exatamente o que viram no site, pelo que devem assumir esse risco. No entanto, em compras de sites fidedignos, as diferenças são mínimas ou nenhumas, pelo que é seguro afirmar que não terão grandes problemas.

5. Em caso de dúvidas...

Todos os sites credíveis dispõem de um contato telefónico ou de um e-mail. Talvez a reposta não seja imediata, mas se tiveres mesmo dúvidas em relação a algum artigo ou procedimento, é melhor não arriscar. Imagina que o tamanho das frases ou iniciais que escolheram para o vosso topo do bolo de casamento não corresponde ao que desejavam... Por mais vontade que tenhas em riscar tarefas da tua lista, antes de tomar uma decisão, certifica-te de que está tudo ok com a compra, ou o prejuízo pode não valer a pena.

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Estás em dúvida sobre comprar artigos online? Com estes conselhos, de certeza que acertas. Há artigos que valem a pena, pois podes encontrar muita variedade e preços competitivos (como os vestidos de cerimónia, por exemplo). Além disso, a internet é um mundo de inspirações, pelo que, mesmo que decidas comprar tudo em lojas físicas, podes sempre copiar o modelo de um bolo de casamento que tenhas adorado ou alguma ideia para a decoração floral.