OnRock Photography
OnRock Photography

A felicidade que sentiste ao receber o anel de noivado vai ficar para a história, mas há outro momento que também te marcará para sempre: encontrar o vestido de noiva dos teus sonhos. Todas as noivas idealizam este acontecimento mas, infelizmente, a verdade é que raramente se trata de um encontro rápido e espontâneo. De facto, considerando a quantidade de marcas, modelos e preços existentes no mercado, é de esperar que esta tarefa se complique, podendo até acabar em desespero e decisões precipitadas. Portanto, se já enviaste os convites de casamento e vais agora começar à procura do teu dream dress, anota os dez erros que deves evitar:

Timeless Studio - Fotografia e Vídeo
Timeless Studio - Fotografia e Vídeo

1. Demasiadas pessoas a dar opiniões

A mãe, a sogra, a irmã, a prima, as damas e a melhor amiga de infância... Sim, sabemos que queres partilhar este momento com todas as mulheres da tua vida, mas acredita: é preferível que leves, como máximo, três pessoas. Ter demasiadas pessoas a opinar à tua volta, cada qual com o seu gosto e ideologia, só te vai complicar a vida... 

2. Comprar com demasiada antecedência

Comprar o vestido com demasiada antecedência pode ser contraproducente: o teu corpo pode sofrer alterações, podes encontrar modelos que te agradem mais, ou até alterar por completo o estilo do casamento. Em suma, o ideal é que efetues a compra uns 6/5 meses antes do dia C. 

3. Comprar em cima da hora

Do mesmo modo, comprar muito em cima da hora pode levar-te a tomar decisões precipitadas - e com as quais não te sentirás cómoda. O nosso conselho? Começa a sondar lojas e ateliês uns 10 meses antes da data em que trocarão as alianças de casamento

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

4. Precipitar-se

Adoraste o primeiro vestido de noiva Rosa Clará que viste? Isso não significa que tenhas de ficar logo com ele. O melhor é reservar e voltar uns dias depois, para confirmar que os teus sentimentos se mantêm. Escolher precipitadamente por existir um desconto aliciante, por exemplo, também te pode causar dissabores.

5. Não pensar no orçamento

Um bolo de casamento original, centros de mesa com arranjos florais, shows de dança do ventre... Já estipulaste um orçamento para todos estes elementos? Para que o vosso dia C não se converta em dívidas e frustrações, é essencial que façam um budget para todos os pormenores... incluindo o teu vestido de noiva! 

6. Procurar indefinidamente

Já encontraste o vestido perfeito mas tens medo de encontrar outro que te agrade ainda mais? Não experimentes demasiados; além de desnecessário, pode gerar muita confusão!

Multifoto - Handmade Love Stories
Multifoto - Handmade Love Stories

7. Querer agradar os outros

Quem realmente tem de gostar do vestido és tu, e és tu quem se deve sentir bem dentro dele. As opiniões são importantes, mas não escolhas um vestido que não é “o tal para agradar terceiros. Do mesmo modo que não deves impor o teu gosto na escolha dos vestidos de gala compridos das tuas damas e familiares, elas também não podem manipular a tua decisão. 

8. Comprar um "disfarce"

Claro que vais comprar um vestido especial, para um dia completamente diferente, mas isso não significa que deixes de ser tu. O teu vestido tem de refletir a tua personalidade, seja ela mais arrojada, tradicional ou boémia. Sê fiel ao teu gosto pessoal e arrasarás! 

9. Escolher um vestido porque está na moda

Ver as tendências é importante e pode ser uma verdadeira ajuda para as que estão mais perdidas. No entanto, pensa também no teu estilo, no teu corpo e no que te faz sentir mais cómoda. Os vestidos com folhos podem estar em altas, mas isso não te obriga a ter de optar por um modelo assim. 

135 milimetros
135 milimetros

10. Esquecer o estilo do casamento

O estilo da noiva deve estar em harmonia com o do casamento. Por isso, tenta encontrar um equilíbrio razoável, evitando usar uma peça extremamente volumosas para um casamento na praia, ou um vestido estilo pin up para um ambiente boho

11. Desconsiderar o conforto

Vais ter o vestido durante todo o dia e queres, de certeza, estar de bom humor. Um vestido apertado, que te limite os movimentos, ou que te faça sentir frio/calor, não é a escolha mais apropriada. Pensa no espaço e na estação em que te casarás e escolhe uma peça que te faça sentir cómoda em todas as circunstancias. 

12. Ter a mente demasiado fechada

Adoras vestidos com corte sereia e não te imaginas com nenhum outro corte? Cuidado...! Podes estar a perder a oportunidade de descobrir um estilo que te assente na perfeição. Abre a mente e deixa-te aconselhar pelas auxiliares das lojas

M/ANIA
M/ANIA

13. Ir comprar o vestido num “dia não”

Tudo te vai parecer sem sabor e talvez até acabes por escolher o primeiro que vires só para despachares o assunto. É evidente que é uma tarefa que te vai animar, mas mesmo assim, o melhor é que estejas bem-disposta e com vontade de embarcar nesta aventura. 

14. Levar o vestido demasiado cedo para casa

Depois de já teres o vestido escolhido e adaptado ao teu corpo, não o leves logo para casa. Se calhar gostavas de poder olhar para ele sempre que quisesses, mas acredita: nas lojas têm melhores condições para guardá-lo

15. Não considerar o conjunto do look

Se já tens um penteado apanhado em mente e um colar de família que queres usar, é sempre recomendável que imagines todo o conjunto na hora de comprar o vestido. Nem todos os decotes funcionam com determinadas peças/penteados, e o mesmo se aplica aos cortes e aos sapatos. 

Dream Weddings Europe
Dream Weddings Europe

Um vestido de noiva com renda, colorido, curto ou midi... Opções não faltam! Por isso, o nosso conselho é que comeces a ver catálogos de vestidos de noiva quanto antes e que marques algumas visitas. Depois, só terás de escolher os acessórios, os sapatos e o penteado de noiva et voilà... o teu look nupcial está definido! Já tens alguma ideia de como gostarias de ir no teu grande dia?