Quando as provas já estão feitas e se sabe que o corpo não pode mudar de uma forma drástica para que se brilhe no vestido de noiva, há uma certa pressão na dieta. Algumas noivas emagrecem bastante com todo o nervosismo da preparação do casamento, a outras acontece exatamente o contrário. Não será, no entanto, nada de muito diferente do que acontece noutras situações de stress.

Se és das que costuma engordar e, em cima, te preparas para o teu último Natal de solteira, deves saber que vai ser difícil não aumentar uns quilinhos nesta quadra natalícia. Mas nada está perdido: com os conselhos que hoje te vamos dar, voltar à dieta depois das férias vai ser uma brincadeira de crianças!

1. Um objetivo realista

Não vale a pena pensar que em 24h se vão perder todos os quilos que se adquiriram nas festas. Pensar em metas que não são alcançáveis leva à desmotivação.
Da mesma forma, o melhor é seguir uma dieta em que se substituam hábitos paulatinamente, e não de um dia para o outro: dietas muito drásticas acabam por ser abandonadas.

2. Esperar 10 minutos até ceder à tentação

Normalmente, se não se cede nos primeiros 10 minutos, a tentação deixa de existir. Durante a quadra natalícia estamos habituadas a esticar o braço se aparecer um doce ou um petisco. Se puderes aguardar um pouco, vais verificar que não se trata de uma necessidade e não será assim tão difícil resistir.

3. Ceder à tentação de vez em quando

Também é bom ceder de vez em quando. Isto faz com que o efeito “recompensa” seja mais valorizado e com que fazer dieta não seja tão penoso. A questão é: não ceder à tentação todos os dias!

4. Fazer uma desintoxicação

Para algumas pessoas, a melhor forma de começar uma dieta é fazer uma pequena desintoxicação onde se quebram os piores hábitos. Depois do Natal não é preciso descrevê-los a todos…

5. Dar ao pequeno-almoço a atenção que ele merece

Esta é, de facto, a refeição mais importante do dia. Tomar um bom pequeno-almoço vai permitir-te estar todo o dia com a fome mais controlada e sem desejos de doces ou alimentos menos saudáveis.

6. A água é a melhor bebida

Depois de uma época de excessos, um excelente passo é substituir todas as bebidas por água (ou infusões). Assim, sempre que te apetecer refrigerantes ou bebidas alcoólicas, lembra-te que são extremamente calóricos e que podem ser facilmente substituídos por água.

7. Modo de preparação dos alimentos

Se durante uns dias parece que só comeste fritos, guisados e cozinhados com gorduras (apesar do bacalhau tradicional ser um simples cozido…), durante o período que se segue opta por cozidos, grelhados e até alimentos crus como em saladas.

É bom não apenas para perder peso como também para o teu estado de saúde.

8. Foco!

Muito importante é não perder a concentração e pensar nos objetivos a que te propões. Tem sempre mais em conta o que ganharás com o teu esforço do que com o que te parece que estás a perder por não comeres algumas coisas que te sabem bem.

9. Mexe-te!

Outra das tradições de Natal é ficar toda a gente sentada numa sala onde há uma mesa cheia de coisas boas. Pois agora é hora de te movimentares um pouco para ativares o metabolismo e a circulação. Até o teu humor te vai agradecer!

10. Desfruta de cada meta alcançada

Quando começares a ver os primeiros resultados vais sentir-te vitoriosa. Pode ser um bom momento para cederes a uma tentação (sem exagerar) e desfrutar do sucesso que te trouxe o teu esforço!