O momento em que recebes o anel de noivado é especial, mas também inaugura uma fase de muito trabalho e ansiedade: a dos preparativos para o grande dia! Começa assim uma busca intensiva para encontrar um vestido de noiva que te encha as medidas e, claro, os acessórios e o penteado de noiva que melhor encaixem no estilo que escolheste. É normal que tanto noivas como noivos queiram estar perfeitos no seu dia, começando por isso a cuidar da alimentação e da própria estética.Nesta linha, muitos casais recorrem à depilação a laser, não só para se sentirem mais confortáveis no dia do casamento, como para eliminar de vez os pelos de alguma parte do seu corpo. Pode parecer mais dispendiosa por sessão, mas a verdade é que, a longo prazo, se revela mais económica e vantajosa. 

Se gostavas de experimentar a depilação a laser mas tens muitos dúvidas sobre o assunto, não percas este artigo! Afinal, existem muitos mitos sobre este tipo de depilação, e vale a pena esclarecer todas as questões antes de marcar a primeira sessão. 

Catarina Subtil Photography
Catarina Subtil Photography

"A depilação a laser é definitiva"

Mentira. A depilação a laser não pode ser considerada definitiva, devido às células totipotenciais, que podem produzir novos pelos na zona tratada. As alterações hormonais e o stress podem estimular estas células e originar novos pelos. Ainda assim, está comprovado cientificamente que a depilação a laser reduz até 90% dos pelos.  

"Podem depilar-se todas as zonas a laser"

Verdade. Qualquer zona do corpo pode ser depilada com laser, ainda que em intensidades distintas. As zonas mais sensíveis – virilhas, cara, zona genital – requer uma intensidade de laser mais suave e por isso são necessárias mais sessões para eliminar os pelos. Se no salão de beleza onde irás fazer o teu penteado apanhado para o casamento realizam tratamentos a laser, pergunta sempre que número mínimo de sessões deves fazer, de acordo com a zona a depilar e o teu tipo de pele/pelo.

"Todos os tipos de depilação a laser têm os mesmos resultados"

Mentira. Existem vários tipos de depilação a laser e cada uma obtém resultados distintos, muito devido ao tipo de pele e pelo, que varia de pessoa para pessoa. Quanto mais escuro for o pelo e mais clara for a pele, melhores resultados terá o tratamento, já que o laser identificará melhor o pelo sob a pele. Tal como a escolha do vestido deve ser de acordo com a estrutura do teu corpo, por mais que queiras um vestido de noiva simples, também aqui é fundamental que te informes com um dermatologista e um profissional sob qual será o melhor tipo de depilação definitiva para ti.

"Não posso depilar-me com cera entre as sessões a laser"

Verdade. Durante o processo de depilação a laser, a sua ação concentra-se em enfraquecer o pelo até que este caia naturalmente e não volte a crescer. Ao arrancar o pelo pela raiz com uma depilação a cera, interrompe-se o processo de enfraquecimento, já que nascerá um novo pelo e terás que começar o processo desde o inicio. Antes da sessão a laser, deves depilar-te com uma gilette, no mínimo três dias antes.

"Depilação a laser e fotodepilação são a mesma coisa"

Mentira. Existem dois tipos de depilação definitiva: laser (com diferentes tipos e intensidades de luz) e a luz pulsada ou fotodepilação. As diferenças estão no tipo de luz usada e no método utilizado para a remoção dos pelos. São quase com as alianças de casamento que parecem iguais, mas que apresentam sempre diferenças no tamanho, peso e quilates. Por isso, no que diz respeito ao laser, existe o laser de Alexandrite, com uma eficácia de 56% logo na primeira sessão e indicado para peles muito claras, pelo escuro e peles escuras e o laser Diodo com uma eficácia de 34% na primeira sessão e 84% nas seguintes, ideal para todos os tipos de pele. Quanto à fotodepilação, as luzes pulsadas intensas têm uma eficácia de 80% após 3 sessões e são indicadas para pele clara e pelo escuro.

"Não posso apanhar sol na zona depilada semana seguinte"

Verdade. Tudo depende do tipo de pele e do tipo de laser, mas o mínimo recomendável esperar uma semana antes da exposição direta ao sol, ainda que varie muito. O ideal é perguntares no teu centro de estética qual é o período de resguardo do sol de acordo com o tipo de tratamento que estás a fazer. Aplicar uma pomada regeneradora da pele, Aloe Vera ou creme hidratante ajuda a mantê-la hidratada e evita a sua irritação. Em alguns casos, não deves usar desodorizante ou gel de banho no dia da depilação, já que a pele poderá estar demasiado sensível nessa zona.

"Os homens não podem recorrer à depilação a laser"

Mentira. Homens e mulheres podem recorrer à depilação a laser e usá-la em qualquer parte do corpo. Atualmente, os noivos recorrem à estética para aperfeiçoar a sua imagem para estarem perfeitos no dia do seu casamento. Depilação a laser, limpezas de pele, depilação das sobrancelhas e na cara são mais que comuns hoje em dia no setor masculino. 

Cuidados extra a ter

Ainda que muito segura e fiável, é importante escolherem um centro certificado para realizarem as sessões. Conversem bastante com o profissional escolhido para se sentirem à vontade e poderem esclarecer todas as dúvidas que possam ter. Além disso, lembrem-se que a proteção ocular é fundamental durante a sessão, assim que relaxem e não tentem perceber o que está a acontecer tirando os óculos a meio, já que o laser pode ferir-vos a vista. Antes de depois da sessão, sigam à risca as indicações que vos dão, para evitar irritações da pele ou para que os resultados sejam mais eficazes.

Catarina Subtil Photography
Catarina Subtil Photography

Mais esclarecidos sobre a depilação a laser? Escolhendo um bom método e estando devidamente informados, a depilação definitiva é totalmente segura. É importante cuidarem da vossa estética para se sentirem bem física e mentalmente. Há muito a fazer, entre pensar nas lembrancinhas de casamento ou escolher o sabor do vosso bolo de casamento, assim que concentrem todas as vossas energias em coisas que vos façam sentir bem hoje e no dia do vosso casamento.