Muza Weddings Concept

Ninguém disse que a organização do casamento era um processo fácil. Na verdade, há que tratar de tudo com imensa antecedência e de forma atenta e cuidada. Desde enviar os convites de casamento até reunir com os fornecedores, decidir as cores do casamento, os aromas e as músicas… escolher o vestido de noiva é apenas o início deste grande desafio que vos espera! Mas como com amor, paciência e muita dedicação tudo se resolve, hoje vamos partilhar algumas dicas preciosas sobre esta fase. Se já tens o anel de noivado, de certeza que já ouviste um ou mais destes mitos sobre a organização do grande dia. Vem conhecê-los e diverte-te!

Quinta de Castros

1. É igual contratar amigos talentosos ou profissionais!

A tua amiga pode ter imenso jeito para cabelos, mas isso não significa que seja capaz de fazer-te um penteado apanhado tão bom como um cabeleireiro... E o mesmo se aplica ao fotógrafo, ao pasteleiro e até ao florista. Para que tudo corra na perfeição, é imprescindível que contem com especialistas de cada área. Caso o orçamento seja um entrave, sejam transparentes desde o início – é sempre preferível do que escolher alguém que não seja profissional ou sem grande experiência!

2. Todos os detalhes têm de ser pessoais/cheios de história ou significado/únicos/feitos à mão/etc…

Sim, é normal que os noivos escolham um tema com o qual se identifiquem, uma decoração simbólica e lembrancinhas que sejam do agrado dos convidados. Porém, nada vos impede de escolher o que quer que seja simplesmente porque sim! Gostar de um determinado detalhe, de um penteado ou de uns sapatos é uma razão tão válida para o(s) escolher como ser algo de elevado valor simbólico.

Quarto de Lua

3. Contratar um wedding planner é um desperdício de dinheiro!

À partida, a ideia de contratar um profissional que vos ajude a organizar o dia C pode não soar muito económico... Porém, o tempo e dores de cabeça que pouparão ao contratar um wedding planner por vezes não tem preço! Não só vai ajudar-vos a manterem-se organizados e fazer sugestões incríveis de locais ou fornecedores dos melhores bolos de casamento originais, como vai ajudar-vos a manterem-se dentro do orçamento! Muitos wedidng planners têm já uma vasta lista de contactos de floristas, aluguer de veículos e outras companhias, conseguindo descontos e pacotes bastante apetecíveis para os noivos. Se gostavam que uma enorme carga de stress vos saísse dos ombros, talvez seja o investimento certo.

4. Se foste ao casamento deles, terás de os convidar para o teu…

Não há nada que vos obrigue a convidar quem quer que seja para o vosso dia C e, o facto de teres estado presente no casamento de determinada pessoa, não significa que ela tenha de estar no teu. É o teu dia, por isso, faz convites de casamento apenas para as pessoas de quem te sentes mais próximo.

Quinta de Castros

5. Não deves escolher o primeiro fornecedor que apareça 

Errado! Assim como acreditamos no amor à primeira vista, também podes ter a sorte de encontrar a florista, fotógrafo ou o decorador dos vossos sonhos à primeira reunião! Imagina que conheces “o tal” na primeira visita, mas, com medo de não ter opções suficientes, vais em busca de mais fornecedores? Estabelece um orçamento, faz todas as perguntas sobre preços e serviços e procura opiniões de antigos clientes. Desta forma, nunca te vais arrepender de um contrato – independentemente de ser o primeiro ou após teres consultado 1000!

6. Tens de ter o mesmo número de padrinhos e de damas de honor

Talvez tenhas imensos amigos e apenas duas ou três amigas mais íntimas... Seja qual for o caso, não sintas que tens de ter o mesmo número de pessoas de ambos os lados. O que importa é que toda a gente de que gostam faça parte do vosso dia!

Ricardo Catarro Photography

7. A comida na recepção sabe toda ao mesmo

Todos os caterings são diferentes e, consoante a época do ano, a estação e a hora a que partilham a refeição, também a comida poderá ter um sabor muito diferente! Não se sintam presos às refeições padrão do copo de água e inovem consoante o vosso gosto, quer se trate de um brunch ou dos aperitivos antes do bolo de casamento simples.

8. Vão ficar instantaneamente mais próximos dos vossos amigos e família

Acreditar que os preparativos para o dia C te vão tornar mais próximo(a) de determinada pessoa é um grande mito. Sim, podes precisar da ajuda de amigos, conhecidos ou familiares, e podem até juntarem-se ou falar com mais regularidade para acertar aqueles planos de última hora… no entanto, não é garantido que se tornem mais unidos nesta altura do campeonato e, infelizmente, é aqui que podem acontecer alguns desacatos.

Marit de la Vera Photography

9. O ideal é que o noivado dure um ano

Existe um mito qualquer que pressupõe que devem estar noivos durante um ano antes de trocar alianças no altar. Por alguma razão, este foi o período de tempo que se determinou ser o suficiente para planear e preparar o casamento. Mas todos sabemos que cada relação é um mundo e que, por vezes, as circunstâncias falam mais alto do que a vontade do casal. Seja de uma semana ou de dez anos, o noivado deve durar o tempo que ambos entenderem.

10. Prepara-te para fazer tudo sozinha...

Se és uma noiva, prepara-te para comentários como este. Infelizmente, ainda se acredita que é a mulher quem está encarregue de todos os detalhes relacionados com os preparativos. Mas como se trata do casamento de duas pessoas capazes, não há razões para não partilharem todas as tarefas. Façam deste um esforço conjunto e trabalhem como uma verdadeira equipa!

Diana Nobre Fotografia

Conheciam algum destes mitos relacionados com o dia C? Dos convites ao penteado de noiva, do catering à decoração do casamento… existem ideias para todos os gostos! Se já escolheram as lembrancinhas de casamento, divirtam-se com alguns destes pontos!