Acertar no vestido de noiva pode ser o teu sonho em absoluto! Mas para complementar todo o look, tens ainda os sapatos, a maquilhagem, os acessórios e, claro, o penteado de noiva! Como em primeiro lugar vem sempre o vestido – e de certeza que assim que tens o anel de noivado ficaste deserta por experimentar centenas de candidatos com as tuas melhores amigas – o mais fácil é guiarmo-nos por esse elemento fundamental para depois ajudar todos os outros complementos! Se já fizeste a tua escolha, vem conhecer os penteados em que podes apostar!

Decote em V

Para "suavizar" o efeito deste decote, a maioria das noivas opta por um look mais discreto e que não roube muita atenção. Um penteado semi preso costuma ser a primeira escolha das noivas que vão levar este modelo ao altar, no entanto, se o que queres é ganhar uns centímetros extra, opta por um apanhado bem no alto da cabeça, que vai alongar o teu pescoço e silhueta. Nesta linha, os topetes também são uma excelente opção, sobretudo se queres usar uma tiara como acessório. 

Atelier Pronovias
Atelier Pronovias

Decote cai cai

Se vais usar um vestido de noiva simples com decote cai cai - ou seja, sem alças - toda a zona do decote e pescoço ficaram a descoberto. Para que não te sintas demasiado “despida”, podes optar por um semi preso, um penteado onde apanhes apenas pequenas mechas ou mesmo usar o cabelo solto, cheio de textura e caracóis! Se ainda assim preferes um apanhado - o que é bastante compreensível se te casas no verão! - opta por um low bun ou rabo de cavalo baixo, que dará aquele efeito boho ao teu look!

White One
White One

Decote halter

halter, considerado como um dos decotes mais sofisticados e femininos, mostra os ombros e as costas da noiva, sendo que a “gola” surge bem junta ao pescoço. Por ser um decote tão impactante – e por haver tanta coisa a acontecer junto à zona do peito, a tua escolha deve recair sempre sob um apanhado, de preferência alto, que deixe o rosto bem visível.

Justin Alexander Signature
Justin Alexander Signature

Ombro a ombro

O icónico ombro a ombro - também conhecido como decote “à barco” - expõe a zona dos ombros e do pescoço, pelo que podes optar por um rabo de cavalo, sobretudo se queres alongar a figura, ou por um penteado com tranças, que vai sem dúvida dar um toque de textura e inovação ao teu look - e combinar na perfeição com um visual mais boho!

Lillian West
Lillian West

Decote coração

Feminino, romântico e versátil, o decote coração fica bem com quase todos os tipos de penteado e, no caso de escolheres um vestido assim, conta mais o estilo do enlace do que propriamente esta característica! Para um look romântico, um apanhado bem trabalhado vai fazer com que te sintas uma autêntica princesa! Mas por ter também uma área considerável a descoberto, podes optar por penteados que caiam suavemente sobre os ombros, como tranças laterais ou apanhados messy.

Lillian West
Lillian West

Gola alta/fechado

Para as noivas que se casam na estação fria, os vestidos com gola alta são uma excelente opção. No entanto, é preciso considerar um importante pormenor: cobrir o pescoço por completo pode dar a impressão de encurtar a silhueta e de aumentar o volume dos seios, pelo que é preciso escolher o penteado com cuidado. As noivas mais baixinhas - ou as que tenham um pescoço curto - devem dar preferência aos penteados apanhados - rabos de cavalo, coques messy, etc - enquanto que as mais altas podem investir sem medo nos cabelos soltos. 

Justin Alexander Signature
Justin Alexander Signature

Decote com tattoo lace

Podendo estar presente em vários tipos de vestidos de noiva com renda, a tattoo lace costuma, no entanto, enfeitar decotes mais profundos, espalhando-se até ao pescoço da noiva. Por se tratar de um estilo romântico e que, sozinho, rouba todo o protagonismo, é aconselhável que optes por um penteado muito simples – e clássico – para o complementar. Um sleek bun ou um ponytail, elegante e, vão ser a cereja no topo do bolo!

Rosa Clará
Rosa Clará

Vintage, chic, campestre, boho, clássico… já escolheste o penteado com que vais subir ao altar? Conjugado com o vestido e decote certos, ele tem o poder de elevar o teu look e de complementar na perfeição as tuas feições! Vais usá-lo durante todo o dia, até entregarem as lembrancinhas de casamento aos convidados, por isso tem também atenção à textura e ao teu tipo de cabelo, para que se mantenha intacto! Se já enviaram os convites de casamento, conta-nos qual o teu estilo preferido!