Madalena Tavares Photography

Quem disse que organizar um casamento é uma tarefa fácil? Desde o momento em que recebes o anel de noivado que rapidamente te deparas com a tua nova realidade e, por vezes, conter a excitação pode parecer algo difícil! Mas antes que as coisas descambem e te arrependas de algo que fizeste durante os preparativos do vosso dia C, trazemos-te o artigo ideal, perfeito se ainda não enviaram os convites de casamento. Para que tudo corra bem, desde a escolha do vestido ao teu penteado de noiva, passando, claro, por muitos outros detalhes do teu noivado e cerimónia, identificámos os erros mais comuns e que mais facilmente levam qualquer noiva ao desespero. Queres saber mais? Então toma nota.

Madstudios

1. Comentar todos os detalhes nas redes sociais

A emoção de ter o anel de noivado na mão é muita, e a tua vontade é postar de imediato uma foto online e dar a conhecer todos os detalhes dos preparativos às tuas melhores amigas! Mas pensa um pouco antes de o fazer… o noivado é algo para ser vivido a dois, especialmente no início, quando ainda nem sequer pensaram em fazer os convites de casamento. Se queres evitar que o teu casamento seja comentado por todos, evita postar cada detalhe online. Ah, e não te esqueças daquela pessoa que não pertence à tua lista de convidados, mas que viu que ias dar o nó no Facebook... Para evitar situações constrangedoras, guarda os detalhes importantes para vocês ou para um grupo restrito de convidados.

2. Procurar vestidos após ter comprado “o tal

Este é sem dúvida um dos maiores erros que as noivas cometem nos preparativos do dia C. Tu experimentaste imensos modelos e, finalmente, compraste o vestido dos teus sonhos. Mas, certo dia, decides provar aquele vestido de noiva com renda que te parece lindíssimo na montra de uma loja de noivas. Grande erro! Se já encontraste o vestido perfeito, não continues à procura por toda a parte. Para evitar desilusões e criação de expectativas, compromete-te com um vestido apenas se achares que ele é mesmo “o tal”! Ah, e mantém um perímetro de segurança de todas as lojas de noivas!

Luis Miguel Simões Fotografia

3. Depender das opiniões alheias para organizar o casamento

Organizar o casamento pode não ser o mar de rosas que ambicionaste, mas isso não quer dizer que deixem de se dedicar a 100% quando surgem situações menos agradáveis. Pode parecer muito fácil sentir que perdeste o rumo às coisas e que a tua identidade se vai dissipando enquanto assinas papelada e escolhes as alianças, por isso, acima de tudo, o mais importante é que se mantenham fiéis a vocês mesmos durante todo o processo. Garantimos que vais ouvir dezenas de opiniões, seja a elogiar ou a desdenhar das tuas escolhas. Mas como já sabemos, é impossível agradar a todos, não é? É importante que tenham em conta várias opiniões e críticas construtivas, mas lembrem-se, a última palavra pertence sempre aos noivos.

4. Não estabelecer um orçamento desde o princípio 

Um erro em que facilmente podemos cair no início… não estabelecer um orçamento pode sair-vos muito caro no final. Antes de contratarem qualquer serviço – seja a cabeleireira encarregue do teu penteado semi preso, seja a florista ou a banda ou o dj que escolheram para animar o copo de água, definam um orçamento e estabeleçam um valor limite do que podem gastar.

RicardoMarta photography

5. Procurar casa enquanto decorrem os preparativos

Se ainda não vivem juntos, é normal que este passo surja depois do casamento. E que maravilhoso vai ser decorar cada cantinho da vossa nova casa! Juntarem-se é um grande passo, que deve ser muito bem pensado e arquitetado uma vez que envolve tantas burocracias. Por muita que seja a vossa vontade, nem pensem em tratar de tudo enquanto preparam o vosso casamento! Uma coisa de cada vez, até porque os preparativos vão certamente roubar-vos imenso tempo. Guardem as grandes decisões para quando voltarem de lua de mel, com as energias recarregadas! 

6. Não ter em conta a opinião do noivo

Por fim, mas não menos importante… o stress dos preparativos pode fazer com que assumas decisões pelo noivo, ou que até te esqueças de pedir a sua opinião...  Por mais irrelevante que possa parecer, antes de tomar qualquer decisão, falem os dois e cheguem juntos a um acordo. Há sempre um elemento do casal que se mostra mais envolvido nos preparativos, mas não deixem que isso vos leve a tomar decisões a sós. No fundo, o casamento é algo a dois, que deve ser planeado e construído totalmente à vossa imagem.

RicardoMarta photography

Embora não seja a tua vontade, é muito fácil cair nestes erros enquanto preparas um dos dias mais marcantes de sempre! Se escolher o vestido de noiva é uma aventura por si só, então imagina planear todo um dia à vossa imagem! Desde o momento em que sabes que estás noiva até trocarem alianças de casamento junto de toda a família e amigos, o tempo passará a correr e certamente que vais sentir saudades de todo o processo. Prontos para embarcar nesta aventura?