Quem disse que organizar um casamento é fácil? Agora que estás em plenos preparativos, de certeza que já te deparaste com inúmeras situações que te fizeram duvidar. Será que escolhi um bom fornecedor? Será que o vestido é o tal? Estas e outras perguntas atormentam qualquer noiva, assim que, antes de tudo, queremos recordar-te que a pressa e impulsividade são inimigas da perfeição e que deves ter 100% certeza do que queres antes de tomar qualquer decisão.

Ainda assim, seja durante a escolha do teu vestido de noiva ou quando imaginas quais seriam os convites de casamento que melhor definem o vosso estilo, erros todos cometem. Para que tudo corra pelo melhor, desde a escolha do teu penteado de noiva à música que soará na abertura do baile, identificamos os erros mais comuns que todas as noivas cometem durante a organização do seu dia. Queres saber quais são? Toma nota do que te contamos aqui.

1. Não te deixes influenciar

Deixar-se influenciar não é o mesmo que não ouvir a opinião de terceiros. Podes nutrir-te dos sábios e sinceros conselhos da tua família. Eles conhecem-te melhor que ninguém e irão saber dizer-te se te fica melhor um vestido de noiva com renda – mais informal – ou um modelo mais formal, como os vestidos de noiva Rosa Clará ou Pronovias. No entanto, tem sempre presente que o dia é vosso e que deve ser um retrato do vosso estilo e personalidade. Se não gostas de algo e tens a certeza disso, sê fiel às tuas ideias e leva a tua avante.

2. Escolhe sempre profissionais acreditados

Exige carteira profissional ou algo que prove a veracidade dos serviços e empresas que vais contratar no teu dia. Por mais que gostes do que vês no seu site, certifica-te sempre da veracidade do que vês, através de reuniões onde poderás esclarecer todas as tuas dúvidas. Quando pensas nos convites de casamento personalizados que queres ter ou noutro serviço, nada pode falhar, assim que é fundamental que te reúnas fisicamente com os teus fornecedores e confies neles.

3. Não deixes de ler todos os contratos

Esta é uma das regras básicas para que um casamento corra bem. Para cada serviço que contrates, exige sempre um contrato, onde se explicite todos os serviços oferecidos, valores, política de cancelamento caso surja algum imprevisto, etc. A existência de um contrato revela a transparência e o profissionalismo por parte de um fornecedor, que se compromete assim a realizar tudo o que acordaram nas reuniões prévias. Por mais que gostes de um fornecedor, e ainda que a última decisão seja sempre tua, caso este não te apresente um contrato – que deves ler até ao fim – pensa duas vezes se o queres contratar para o teu dia.

4. Impulsividade: a pior inimiga de uma noiva

Depois de sonhar com o vestido de noiva horas a fio, é normal que tenhas um modelo muito específico em mente. Ainda assim, talvez esse não seja o vestido que usarás, já que tua fisionomia e estrutura pode não encaixar no modelo que imaginaste. A verdade é que, com toda a variedade de modelos e estilos que existe hoje em dia, é normal que te deixes levar pela magia do momento e compres um vestido de noiva simples quando o que realmente queres é surpreender tudo e todos com um vestido de noiva curto. O mesmo se aplica aos restantes detalhes do teu dia! O mais importante é que mantenhas a calma e o foco no que realmente queres, tanto para o teu look como para o resto.

5. Uma agenda e o planning do dia é essencial

No início parece uma tarefa impossível e de repente organizar o casamento parece a coisa mais fácil do mundo. Não te deixes levar pela emoção e leveza que todas as noivas sentem depois de contratar o espaço ou o fotógrafo. Há muitas coisas a tratar e não é por teres os checks mais importantes resolvidos que tudo o resto é fácil. A organização de um casamento requer tempo, dedicação e organização – sobretudo nos pequenos detalhes – assim que tem sempre uma agenda à mão com as principais tarefas. Para o grande dia, não descartes um planning detalhado para evitares imprevistos ou falhas. É fundamental teres tudo controlado.

6. Não recuses provas de cabeleireiro e maquilhagem

O penteado e a maquilhagem complementam o look de uma noiva. Mesmo que tenhas escolhido um penteado de noiva simples e uma maquilhagem suave, nunca deixes de fazer as suas respetivas provas antes do dia C. As provas de cabeleireiro e maquilhagem servem para perceberes se realmente gostas do penteado e estilo de maquilhagem que escolheste ou se queres alterar algo.

7. Contrata um bom fotógrafo

Qual será a grande recordação física que terás do teu dia? O teu álbum e vídeo de casamento! O fotógrafo é responsável por captar os grandes momentos de um casamento – a entrada da noiva, o corte do bolo, o baile e todos os momentos emotivos e divertidos vividos ao longo do dia – assim que é fundamental que sintas feeling e confiança no seu trabalho. Muitos noivos dispensam-na, mas a verdade é que a sessão de noivos serve essencialmente para que ambas as partes se conheçam melhor e fiquem mais à vontade. Sobretudo se queres uma reportagem fotográfica ou fotografias naturais, contempla fazer uma e-session antes.

V2 Photo

Depois do que leste, que outros erros achas que uma noiva comete sempre? Escolher um penteado apanhado porque ficava deslumbrante na modelo do Pinterest, não pensar no sabor do bolo de casamento com antecedência ou escolher uns sapatos apenas pela sua beleza são outros bastante comuns. O mais importante de tudo é que te mantenhas calma e segura no momento de tomares as tuas decisões.