Kabuki make up by Rita Amorim

Independentemente de teres recebido um convite de casamento ou de estares à procura do teu vestido de noiva, uma coisa é certa: a maquilhagem é um dos temas que mais te preocupa! Afinal, entre os milhares de produtos que existem no mercado e todos os tutorials que viste no Youtube, como é que podes comprometer-te com um único estilo de make-up? Antes de tudo, é muito importante que conheças as regras básicas da maquilhagem profissional, de forma a que consigas um resultado deslumbrante e irrepreensível. Se até já definiste o tipo de penteado apanhado que usarás no evento, apoia-te nesta guia: 

Profoto

1. Identifica o teu tom e tipo de pele

Não te atreverias a comprar um vestido de gala comprido na internet sem antes considerar a tua fisionomia, não é? Então aplica a mesma filosofia à escolha da maquilhagem. Antes de comprares uma base ou um corretor, convém que analises ao pormenor a tonalidade e tipologia da tua pele. Se tiveres uma pele madura e/ou seca, é recomendável que optes por uma base tipo mousse, já que esta contém ingredientes que ajudam na flexibilidade e hidratação da pele. Se a tua pele for oleosa, é preferível que escolhas uma base em pó, que não deixe brilho. Caso tenhas acne, sobretudo na zona T, o mais recomendável é que escolhas uma base líquida sem óleo ou álcool, de modo a evitar que a tua pele se irrite. Caso tenhas dúvidas ou dificuldades em analisar a tua pele, consulta uma profissional e pede-lhe auxílio; em quase todas as lojas de beleza existem pessoas formadas para o efeito!

2. A importância da limpeza

Regra de ouro: a limpeza da pele é uma fundamental para conseguir maquilhagens perfeitas. Nunca apliques base - ou qualquer outro produto - numa pele cheia de impurezas, suor ou restos de maquilhagens anteriores. Para efetuar uma limpeza adequada, é importante que consideres o teu tipo de pele, de forma a encontrar os produtos adequados. Para uma pele seca, por exemplo, recomendam-se sabonetes que intensifiquem a hidratação, como os que têm uma base de manteiga de karité ou de óleo de amêndoas. Por sua vez, para uma pele oleosa, é preferível apostar num produto adstringente, feito à base de ácido salicílico.

Daniel Lobo Photography

3. Aplicação do primer, base e corretor

Uma vez que tenhas a pele limpa e hidrata, já podes começar a dar uso aos pincéis. O primeiro produto que deves usar é o primer - caso queiras, claro! Este deve ser colocado nas zonas mais oleosas do rosto, de modo a garantir a durabilidade da maquilhagem. Logo, o mais recomendável é que apliques a base, idealmente com uma esponja, para conseguir um efeito natural. Nesta fase, caso queiras conseguir um glow sutil e apaixonante, podes adicionar algumas gotinhas de iluminador na base. Finalmente, para alcançar a perfeição desejada, aplica o corretivo na área dos olhos, usando a técnica do triângulo invertido. Uma vez terminada a plicação do corretor, podes ainda usar um pouco de pó compacto translúcido para unificar a maquilhagem.

4. Atenção ao blush!

E se estás especialmente atenta ao escolher uns sapatos que combinem com a tonalidade pérola do teu vestido de noiva com renda, também é importante que analises a cor da tua pele antes de aplicar o blush. Para as peles brancas, o blush deve ser rosado ou com nuances pêssego. Para uma pele morena, os rosados com efeito bronze são ideais, já que dão um glow muito especial ao look. Para uma pele negra, nada como um blush terracota, vinho ou castanho-café para um resultado muito natural e glamoroso. Uma vez escolhido o tom, confere se preferes um acabo opaco ou brilhante - tendo sempre em conta que os brilhantes devem ser usados com moderação. Quanto à aplicação, toma nota: o blush deve ser aplicada a partir das bochechas, em direção diagonal, com movimentos delicados. Tem cuidado para não exagerar na pintura; a última coisa que queres é parecer uma personagem dos anos 80!

Kabuki make up by Rita Amorim

5. Ilumina os teus ponto fortes

Se estás a par das últimas tendências em maquilhagem, certamente já reparaste que o iluminador - e o efeito glowy, em geral - é o grande trunfo do momento. Se queres aderir à tendência, deves começar por adquirir um iluminador que se ajuste ao teu tom de pele. Regra geral, os que possuem tonalidades prateadas são ideais para as peles mais brancas, ao passo que as dourados são recomendados para as que têm peles mais escuras. No que diz respeito à aplicação, o iluminador deve ser colocado de forma sutil na zona T - testa, nariz e queixo - ou até nas pálpebras, como substituto da sombra. Para as mais experts, este pode ainda ser aplicado nas maçãs do rosto, acima das bochechas, ou no arco do cupido - aquela curva ligeira do lábio superior. 

6. Lembra-te: menos é mais!

Atualmente, a tendência minimalista manifesta-se em todos os elementos do dia C, dos convites de casamento simples à decoração. No campo da beleza, as noivas apostam cada vez mais pela naturalidade, seja através de penteados com cabelos soltos ou acessórios singelos, o que lhes confere uma beleza única e intemporal. Se queres luzir um look equilibrado e natural, opta por uma maquilhagem simples, sem exageros. Se quiseres usar um batom mais vistoso - vermelho coral ou violeta, por exemplo - evita usar sombras coloridas ou um blush carregado. Por outro lado, se o que queres é destacar os olhos, com um cat eye bem delineado, usa um batom mais discreto, numa tonalidade nude, caramelo ou rosa velho. Em suma, uma paleta harmoniosa e com um único elemento de destaque costuma garantir o sucesso! 

Make U Over Makeup

Se já escolheste o teu vestido de cerimónia e o penteado de noiva - ou de convidada - que usarás no grande dia, podes começar a enfocar-te nos acessórios e na maquilhagem. Se pensas ser a tua própria make-up artist, já sabes qual é o primeiro passo que deves dar: identificar o teu tipo de pele. Depois, com os produtos certos, começa a experimentar alguns estilos até encontrares aquele que te ilumine de forma natural.