Tânia Afonso Photography

Para um casamento perfeito tens de traçar um plano de êxito mas sem perderes o pé nos mares agitados povoados de fornecedores, opiniões e pressões alheias... Apesar de acordares a sonhar com vestido de noiva, não te coloques sempre em primeiro lugar: não compres o vestido antes de decidir, por exemplo, a temática da festa ou a lista de convidados. O penteado de noiva é importante, mas também há que penar no bolo de casamento e no entretenimento... Em suma, é preciso chegar a um compromissos entre todos os elementos. Para que tudo corra na perfeição, estes são os 8 erros que deves evitar: 

Pedro Filipe Fotografia

1) Não ter um orçamento realista

O orçamento de um casamento é a coluna vertebral para que possas levar a cabo todos os pontos do grande dia sem sacrificares a tua conta bancária durante os próximos anos. Pensa no orçamento como um jogo de tetris, em que os noivos devem decidir, em conjunto, o que priorizam e o que podem descartar, encaixando as decisões em harmonia. Não tenham tabus: podem alugar o vestido de noiva (se considerarem que não é um elemento demasiado importante), alugar os vestidos de cerimónia das damas de honor, ou até optar por umas alianças de casamento baratas.

2) Demasiados convidados

A lista de convidados é um dos itens mais difíceis de elaborar... É muito provável que se deparem com várias situações cuja resolução não é simples: devem convidar os colegas de trabalho? Quem pode trazer um plus-one? E aquele primo afastado que os pais insistem em convidar? Antes de começarem a fazer os convites de casamento é essencial definir uma lista com a qual se sintam confortáveis... e claro, que esteja dentro do vosso orçamento! Por isso, não caiam no erro de convidar demasiadas pessoas por pressão alheia ou para "ficar bem". 

3) Não contrastar fornecedores

Regra fundamental: não escolham o primeiro orçamento da primeira empresa que consultem. Para que possam concluir qual é a melhor oferta, terão de comparar diversos fornecedores e, mesmo depois de escolherem o vosso preferido, lembrem-se que existe espaço aberto para a negociação. Por muito pressionados que se sintam, não se "atirem de cabeça" à primeira opção. 

4) Não planificar com antecedência

Quando organizas as coisas em cima da hora, o mais provável é que pagues muito mais pelo mesmo serviço. pagarás mais pelos mesmos serviços. Começa a planear tudo com a maior antecedência possível de forma a alcançar compromissos mais proveitosos. Se antevês que não tens tempo para tudo, equaciona a contratação de um organizador de casamentos.

A Sapata Não Encaixa

5) Não consultar os convidados

Esta claro que não deves perguntar-lhes tudo, mas existem certas informações que são extremamente importantes. Por exemplo, é importante saber se existem convidados com alguma dieta especial, restrição ou alergia. E, se planeiam envolver os vossos animais de estimação na festa, se alguém tem alguma fobia ou alegria. 

6) Não ter um plano B

Dependendo da estação do ano ou do local onde decidam fazer a festa de casamento, é importante antecipar um plano b por mais absurdo que possa parecer. Se chover, a quinta que vos recebe tem chapéus ou tendas onde se possam abrigar? Se um dos vestidos de gala compridos se prender e romper existe um pequeno estojo de costura à mão? Pensem nestes possíveis cenários e tenham algumas alternativas estudadas. Já diz o ditado: "o seguro morreu de velho..."

7) Não planificar em conjunto

O casamento é a união de duas pessoas numa vida em comum, portanto não tentem roubar protagonismo ou tomar decisões para um lado. Partilhem e cheguem consensualmente às decisões, desde o primeiro momento. 

8) Esquecer o horizonte...

O que é que veem no horizonte? Duas mãos dadas com as alianças de casamento, não é verdade? Portanto nada há-de ser mais importante do que o vosso amor: não percam a perspetiva! 

Pedro Filipe Fotografia

Já que falamos em fazer as coisas com antecedência... já têm idealizados os vossos convites de casamento? Um dos momentos que podem desfrutar em conjunto é o de recolher várias frases para convite de casamento.Inspirem-se na vossa história de amor e deem asas à imaginação... Uma das fases mais fabulosas das vossas vidas está prestes a começar!