Light Story

Todos os noivos querem organizar um casamento de sonho. Do convite de casamento à decoração, e do copo de água aos fornecedores, todos os casais ambicionam um dia C mágico, que os represente em todos os pormenores. No entanto, quando se tem de conciliar os preparativos com um trabalho a tempo inteiro, arranjar um espacinho na agenda para experimentar vestidos de noiva ou sabores de bolo não é tão fácil como seria de esperar... Será que a organização do vosso dia C é compatível com o trabalho? Se já tens o anel de noivado, vem descobrir a melhor forma de compaginar a vida profissional com a pessoal!

Almarosa - Design e Eventos

1. Cria horários

Já deves ter ouvido várias vezes a expressão “há tempo para tudo”. E por muito que o teu tempo fora do trabalho te pareça muito escasso, há sempre alguns minutos por dia que vais poder dedicar a outras tarefas… mesmo que isso signifique comprometer o que tinhas já em mente. Imagina que consegues guardar cerca de meia hora antes de te deitares para dedicar ao assunto "Casamento"? O nosso conselho é que definas concretamente o horário que ocupas a trabalhar e as horas em que esperas conseguir dispensar para ver alianças de ouro branco e tratar de outros assuntos! Definir horários, em vez de tratar das coisas quando tens “umas horas livres” vai ajudar-te a organizar e a manter o foco, dedicando esse espaço de tempo exclusivamente ao que te propuseste a fazer!

2. Agenda: a tua melhor amiga!

Ter uma planificação mensal ou semanal dá-nos uma perspetiva muito mais abrangente de todas as tarefas que temos para a fazer e do tempo que nos sobra. Se uma agenda ainda não faz parte da tua rotina de organização, aconselhamos-te a comprar uma o quanto antes. Depois, basta que preenchas os dias com todas as marcações, reuniões com os fornecedores, provas do bolo de casamento original e todas as tarefas que precises de apontar, para que nada te escape!

3. Tempo para o lazer

É verdade que o planeamento de um casamento exige muito de nós e, por vezes, pode absorver a nossa energia por completo! Mesmo que no início seja muito difícil, é importante que dediques algum tempo a ti próprio(a) e que não descures os cuidados pessoais durante todo o processo! Se sentes falta de sair com amigos, ler um livro ou simplesmente dar uma corrida sem te preocupares com as respostas aos convites de casamento simples, não renuncies a isso e faz uma pausa sempre que necessário. Privilegiar o lazer vai manter o teu corpo e mente equilibrados.

4. Define os objetivos

Definir todas as tuas tarefas e objetivos vai ser um ótimo fio condutor para este processo. Começa por dividir a organização do casamento por etapas e definir aquilo que queres ter despachado no final de cada mês. Depois, trata-se de fazer pequenas ações ao longo das semanas para o conseguir alcançar. Vais ver como assim é muito mais fácil manteres-te ao corrente!

5. Partilha as tuas conquistas

Porque todos merecemos umas palavras de incentivo, é importante que festejes cada meta atingida com as pessoas que te são mais próximas! Descobriste o vestido de cerimónia curto perfeito para a tua dama de honor? Encontraram um fotógrafo que está em completa sintonia com as vossas ideias ou conseguiram finalmente fechar o seating plan? Que tal comemorar cada vez que uma etapa difícil esteja concluída? Temos a certeza de que, com esta filosofia, a fase dos preparativos vai ser muito mais light e divertida!

6. Delega tarefas

Por muito autodidata que sejas, o casamento é um momento a dois, celebrado com todos os vossos amigos e família! É fácil cair no erro de achar que as coisas apenas sairão bem feitas se fores tu a tratar de tudo. Porém, esse cenário é insustentável a longo prazo! Não só devem os noivos ajudar-se mutuamente e partilhar todas as fases do processo - sejam elas boas ou más - como devem também pedir ajuda a terceiros e delegar as tarefas que possam, de forma a tratarem de tudo de forma mais suave.

Charme

Já conseguiste encontrar um equilíbrio no planeamento do casamento que te dê alguma paz de espírito? Conciliar a escolha do penteado de noiva com um trabalho exigente não é nada fácil e podes dar por ti a desejar que um dia tivesse o dobro das horas. Mas nada que um pouco de calma e planeamento não possam ajudar! Primeiro que tudo, deves tratar das coisas com alguma antecedência e, com estas dicas de organização, não há mesmo nada a temer! Prontos para enfrentar todos os desafios e escolher as lembrancinhas de casamento para os convidados?