Foto Pina

Além do que supõe a escolha do vestido de noiva, decidir-se por um estilo de casamento e contratar todos os provedores, existem ainda certos temas familiares que podem pedir um determinado jogo de cintura... Depois de terem definido os convites de casamento, mas antes de se debruçarem em detalhes sobre as alianças de casamento, há que fazer o plano das mesas. E em famílias com pais separados, este tema pode revelar-se complicado... Se te incluis neste grupo, é normal que tenhas várias dúvidas: onde devo sentá-los na cerimónia? Em que mesa ficarão no copo de água? O que vou fazer relativamente às fotografias com os noivos? Neste artigo vais encontrar alguns conselhos para lidar com a situação da melhor forma. Toma nota! 

Estudio d - Fotografia Social

A importância de ceder e respeitar

Planificar um casamento com pais separados não tem que ser complicado. Tudo é uma questão de atitude, vontade e senso comum. Os esforços por ambas as partes – noivos e pais – dependem do quanto se respeitem e do que são capazes de ceder em prol do êxito do casamento. Isto é realmente o mais importante: que os pais sejam conscientes de que é o grande dia do seu filho ou filha, e que o mais importante é que eles estejam felizes. No entanto, se vês que a situação é delicada e que precisas de alterar o protocolo, não duvides em fazê-lo. Por exemplo, no momento de agradecer a presença de todos, não te alongues demasiado no discurso aos teus progenitores... Agradece-lhes tudo o que fizeram por ti individualmente, para evitar alguma situação embaraçosa. Também podes oferece-lhes umas prendas de casamento personalizadas de acordo com o estilo de cada um, para que vejam o quão são igualmente importantes para ti.  

O que fazer durante a cerimónia?

Neste dia tão especial, é comum que os pais divorciados esqueçam todas as suas desavenças e se sentem um ao lado do outro na cerimónia. Igualmente à saída da cerimónia, a norma é que saiam juntos, com os restantes familiares. Ainda assim, em casos mais extremos, podes sentá-los em lugares diferentes, sempre na primeira fila ou, para facilitar, dizer-lhes que escolham livremente o seu lugar, já que o mais importante é a sua presença. Sobretudo nas cerimónias civis, que cedem espaço a vestidos de noiva curtos e mais descontraídos, esta dinâmica é bastante comum.

RPPereira Produções Fotográficas

E durante o copo de água?

Se os teus pais mantém uma relação cordial, de certeza que não se importam de se sentar na mesma mesa, ao lado dos noivos. Nos casamentos mais tradicionais – onde um romântico penteado apanhado faz toda a diferença – é imprescindível ter uma mesa presidencial, onde a presença dos progenitores é fundamental. No entanto, é cada vez mais comum que os noivos escolham ficar numa mesa sozinhos, o que evita muitas situações incômodas. Neste caso, podem destinar duas mesas para a família da mãe e do pai (ao lado de seus respectivos cônjuges, se for o caso). Isso sim: que ambas as mesas estejam na fila da frente ou, no caso de terem optado por mesas corridas, que ambos estejam perto de ti!

Esquece o protocolo...!

Tal como os vestidos de noiva com renda e toques de cor são agora o must das tendências nupciais, também nos restantes pontos de um casamento moderno não há que seguir o protocolo à risca. E isto aplica-se sobretudo à tua situação, na qual se devem gerir as emoções com perspicácia. Sê prática e salta o protocolo! Evita que exista mesa presidencial, não exijas que sejam o segundo casal a pisar a pista logo após a abertura do baile, evita os discursos emotivos e tenta fazer com que tudo seja o mais leve e descontraído possível. Finalmente, para que haja um esforço mútuo para lidar com a situação, fala com os teus pais por separado e pede-lhes apoio e compreensão. De certeza que eles vão esquecer as divergências e fazer de tudo para que estejas feliz! 

Power-On Photography

Outras soluções? Explicar-lhes que este é o teu dia e que nada te faria mais feliz do que tê-los a ambos ao teu lado. Faz com que ambos participem no teu casamento de forma ativa, convidando a tua mãe para as provas dos vestidos de noiva 2018 que mais te fascinaram, ou pedindo opinião ao teu pai sobre os melhores fornecedores de bolos de casamento da zona. Eles vão adorar poder participar nesta fase tão especial da tua vida!