Mais além do vestido de noiva que usarás no grande dia, existem uma serie de detalhes que deves ter em conta quando começas a pensar no teu look nupcial. Por isso, antes de pensares nos sapatos, bouquet e, claro está, na cor dos vestidos de cerimónia das tuas damas de honor, deves pensar no teu penteado de noiva. Elemento fundamental, o penteado é o que melhor define a tua personalidade e o que determinará o teu estilo de noiva, pelo que deves ter em conta vários elementos no momento em que escolhas o teu. Convém que faças distintas provas e vejas várias opções, – cabelo solto, apanhado, com tranças – mas se em todas estas opções, nunca colocas de parte usar a franja que já é a tua imagem de marca, hoje dizemos-te a que melhor encaixa na tua fisionomia, toma nota!
 
Rui DaCruz

Direita para rostos ovais

A franja direita é todo um clássico, por ser simples e cómoda para usar no dia-a-dia. Tal como um vestido de noiva Rosa Clará raramente desilude e tem ar intemporal, também a franja direita nunca sai de moda, razão pela qual é uma das preferidas de muitas noivas. E ideal para rostos ovais, porque quebra o seu formato, suavizando os seus traços. Desta forma, a franja direita ou retangular é ideal para usar com penteados apanhados ou com penteados de noiva de cabelo solto. Por outro lado, podes usá-la em tamanhos diferentes, ainda que o mais comum é usar este tipo de franja ligeiramente acima das sobrancelhas. Experimenta adornar o teu penteado com um diadema, uma coroa de flores no caso de quereres um estilo mais boho chic.

Lateral para rostos compridos

A franja lateral, juntamente com a direita, a opção mais comum das apaixonadas por este estilo. Resulta perfeitamente em rosto compridos, já que equilibra uniformemente as linhas faciais. Um penteado com tranças encaixa totalmente neste estilo de franja, além de ser ideal para noivas descontraídas, que pretendam celebrar o seu dia ao ar livre, no campo ou na praia. Se optas por usar franja de lado, assegura-te de esta não te foge para a frente dos olhos e que ficará bem fixa durante todo o dia com um diadema ou com um tocado. Lembra-te também de que, madeixas soltas, à altura do pescoço, favorece rostos estreitos, já que cria uma sensação de volume. Qualquer que seja a tua escolha, irá originar um penteado tendência extremamente romântico.
 
Silvana Cardoso Atelier

Franja aberta para rostos redondos

Por outro lado, tal como os vestidos de noiva de renda são uma das grandes tendências do momento, também as franjas abertas enchem as medidas das noivas mais alternativas. São ideais para rostos redondos, já que quebram as linhas do rosto, graças à sua abertura na testa, quase em forma de triangulo, o que acaba por alongar o rosto e torná-lo mais fino visualmente. As franjas abertas são, sem dúvida, as melhores aliadas de penteados simples, com os quais qualquer noiva se se sentirá mais confiante no seu dia. Sem esquecer de são a opção perfeita quando queres que uma franja cresça até alcançar o comprimento do restante cabelo. Ficam perfeitas com apanhados altos com volume, assim como os penteados baixos e laterais. As coroas de flores irão dar-lhe esse toque soft, sem perder o ar sofisticado que a ocasião pede.

Ondulada para rostos quadrados

Ideais para complementar um penteado com caracóis, as franjas onduladas podem usar-se tanto com cabelo solto como apanhado. Para rostos quadrados, este estilo é perfeito para suavizar e equilibrar as linhas do rosto, já que o seu aspeto ondulado lhe dá volume. As franjas onduladas são assim ideais para enlaces ao ar livre, sejam eles no campo ou na cidade, já que combinam na perfeição com casamentos informais e descontraídos.

Ripada para rostos triangulares

As franjas ripadas dão volume na parte superior do rosto, pelo que são indicadas para rosto mais triangulares. Além disso, são o segredo das noivas que têm um cabelo muito fino e quebradiço. Este tipo de franja encaixa na perfeição nos casamentos mais românticos, mas também nos mais informais, em estilo boho chic. Para as que procuram românticos penteados com rabo de cavalo, que combinem com um vestido princesa, esta é, sem dúvida, a opção mais acertada.

Não deixes de ver os penteados que vão marcar tendência neste ano. Encontrarás inúmeras opções que se enquadrarão no teu estilo. Lembra-te de que, além do teu look nupcial, devem também pensar nos convites de casamento, decoração ou bolo de casamento. Tendências e ideias para todos os gostos não faltam para te inspirar!