Nuno Pereira Fotografia
Nuno Pereira Fotografia

Se já tens tudo organizado para o grande dia - lembrancinhas de casamento, música, bolo de casamento, animação, etc -, está na hora de respirar fundo e repetir “vai correr tudo bem”! Sim, ter uma atitude positiva e descontraída vai ajudar-te a viver este dia com serenidade e alegria, e isto é algo que logo poderás observar no teu álbum de casamento. O momento em que chegas ao altar, ostentando um lindíssimo vestido de noiva, a primeira sessão como casados e todos os momentos emblemáticos da festa… quem é que não sonha com um álbum perfeito e repleto de emoção para mais tarde recordar? Se queres que o vosso seja flawless, anota os erros que deves evitar ao pousar para a camera: 

Louder than Fire
Louder than Fire

1. Não descontrair

É o erro mais comum e um dos mais importantes: não relaxar é a maneira mais fácil de ter um álbum cheio de sorrisos amarelos. Lembra-te que não se trata de uma campanha publicitária que vai aparecer em tamanho extra grande nas ruas; trata-se de um dos dias mais importantes das vossas vidas! Descontrai e aproveita a experiência como modelo. Exibe sem preconceitos o teu lindíssimo vestido de noiva com renda e pousa com descontração. A espontaneidade vai ser a tua melhor aliada!

2. Estar com pressa

Planeaste pouco tempo para as fotografias? Achas que estás a levar ao extremo a paciência dos teus convidados? Relaxa! Toma o teu tempo e enfoca-te na sessão. Os convidados estão na recepção, entretidos entre conversas, fotografias e brindes. Vais ter tempo para falar com todos e para marcar a presença em muitos outros momentos, como a primeira dança ou corte do vosso bolo de casamento original

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

3. Não fazer a sessão prévia

A sessão de noivos é muito importante para estabelecerem contacto com o fotógrafo e estarem em sintonia enquanto casal modelo. Uma vez feita esta sessão, ! Assim, até podes saber que ângulos mais favorecem o teu penteado com rabo de cavalo!

4. Não conversar com o fotógrafo

Conversar com o fotógrafo não serve apenas para o conhecerem e para negociar o preço do pack. Principalmente, serve para ele vos conheça como casal e compreenda as vossas necessidades. Se querem um ensaio mais espontâneo, artístico ou estruturado, é importantíssimo que o comuniquem com antecedência. 

Atmosphere
Atmosphere

5. Olhar fixamente para a câmara

Sim, haverá fotografias mais pousadas em que vais estar a olhar diretamente para a câmara... mas serão relativamente poucas! O ideal é que as fotos sejam naturais e espontâneas e que nelas se possa apreciar a tua felicidade e cumplicidade com o noivo/a. 

6. Pretender fotografias demasiado ensaiadas

Podes até ter visto um álbum que adoraste, onde os noivos tinham dotes acrobáticos e pousaram em fotografias complicadas com uma naturalidade espantosa, mas se não és uma ginasta, este não é o momento de começar. Tenta ter um álbum que realmente espelhe a vossa cumplicidade e lifestyle. As poses forçadas nunca favorecem. Se queres exibir a tua aliança de casamento de forma natural, deixa-te levar pelo instinto!

Profoto Studios
Profoto Studios

7. Não sorrir... ou sorrir demasiado

É uma consequência da emoção e dos nervos do dia. Estar sempre a rir com um daqueles sorrisos que fazem doer as bochechas, além de incómodo, vai parecer artificial. E o contrário também se aplica. Queres que daqui a uns anos te perguntem porque estavas tão zangada no dia do teu casamento?

8. Repetir sempre a mesma pose

Depois de muito ensaiar em frente ao espelho - ou tirando dezenas de selfies - encontraste a pose que mais te favorece. Está claro que podes aproveitar este "descobrimento" para garantir que as fotos mais importantes saiam perfeitas, mas atenção: não a repitas incessantemente! Lembra-te que o fotógrafo vai tirar centenas de fotografias, pelo que não há necessidade de sentir tanta pressão!

Louder than Fire
Louder than Fire

Que penteado de noiva tens pensado para o dia C? Podes recriá-lo para a prova fotográfica, e assim saber como funciona o teu look nupcial em frente à máquina fotográfica! Podes também usar um vestido de cerimónia que tenha um corte semelhante ao vestido, e assim conhecer os movimentos que melhor funcionam. Em suma, uma noiva preparada vale por duas!