Em tostas, saladas e batidos, em sanduíches e sobremesas, o abacate tem-se tornado o protagonista do nosso feed de notícias e das principais publicações dedicadas à saúde! Pode enfeitar o bolo de casamento, ser usado como inspiração para a decoração, constar da papelaria e mesmo do design dos convites de casamento… afinal, o que sabes sobre esta fruta? Se já tens o anel de noivado, que melhor oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o item mais trendy do momento?

Um pouco de informação

Esta é uma fruta originária do México e da América do Sul que, graças aos milhares de anos de cultivo, chega até nós nas suas variadíssimas formas. Rico em açúcares e vitaminas, o abacate é um alimento extremamente popular, sobretudo na culinária. No entanto, o seu valor nutritivo também fez com que começasse a ser utilizado na medicina ayuvérdica - sobretudo no tratamento de hipertensão, bronquite e diabetes - e na preparação de cosméticos naturais. 

Os benefícios

Tal como outras frutas e vegetais, os abacates contêm vitamina A e do complexo B e alguns sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio. Mas os benefícios pelos quais são mais célebres são, sem dúvida, as suas propriedades antioxidantes. Além de melhorar a saúde dos dentes e gengivas – ideal para as horas que vais passar a sorrir com as alianças de casamento – a ingestão de abacate está ligada à proteção dos tecidos e estruturas celulares do corpo, promovendo o desenvolvimento saudável de todas as células e tecidos. Como se não bastasse, o abacate também provoca benefícios a nível emocional já que, graças ao seu beta sitosrterol, é capaz de controlar o hormônio do estresse, o cortisol. 

As melhores formas de consumir o abacate

Pela manhã, ao pequeno almoço, num break a meio da tarde ou ao jantar... O abacate pode ser consumido de inúmeras formas! Se queres aproveitar todos os seus benefícios, anota estas ideias para incorporá-lo na tua alimentação: 

O eterno guacamole

É rápido, fácil e delicioso! Basta cortar em cubos pequenos abacate, cebola, tomate e coentros e temperar com sumo de lima ou limão e sal e pimenta a gosto! Serve de dip e é um “molho” perfeito para servir em eventos, e pode até ser o aperitivo perfeito para celebrar após terem trocado as alianças de ouro branco

Saladas

Tal como o guacamole, saladas de abacate são perfeitas para refrescar qualquer momento. Ingredientes como feijão preto, rúcula, alface, abacate e maçã podem ser combinados numa salada simples e exótica. Outra receita irresistível passa por incluir este fruto numa salada de laranja com vinagrete, combinando estes ingredientes com citrinos, rabanetes, queijo feta, agrião e pistachos.

Batidos 

Para manhãs apressadas ou para um lanche rápido e nutritivo, nada como um batido de abacate com leite de amêndoas! Estes dois ingredientes têm imensos benefícios para a saúde cerebral e cardiovascular, e ainda aportam uma dose extra de energia que vais certamente notar... mais fácil era impossível, não achas? Se preferires uma receita mais complexa, podes também misturar abacate com maçã, pepino, espinafres, limão, gengibre, aipo, pera e sumo de maçã. Esta receita, que ajuda a desintoxicar o organismo, é também um must para as manhãs de ressaca... 

Sopas

Embora não sejam tão populares, as sopas de abacate existem e podem dar um plus de energia e frescor ao teu dia. Sopa de abacate com gengibre ralado, hortelã e sumo de lima, sopa de abacate com iogurte natural e bacon, sopa de abacate com parmesão, tomate e frango desfiado... existem receitas para todos os gostos! 

Ideias para incorporá-lo em tratamentos

Mas os benefícios do abacate não se ficam pela sua incorporação na dieta! Para os que querem luzir um penteado apanhado fantástico ou uma pele de fazer inveja, este ingrediente pode ser a chave do êxito. Toca a anotar: 

Hidratante capilar

O abacate tem o poder de repor os nutrientes do cabelo, sobretudo após o uso de produtos químicos. Como tal, nada como utilizá-lo para fazer um hidratante capilar caseiro. Como? Muito simples: Mistura a polpa de um abacate maduro com uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de azeite extravirgem. Quando obtiveres uma pasta consistente, aplica-a no cabelo e deixa-a atuar durante uns 30 minutos - podes até utilizar uma touca de banho ou alumínio para o efeito. Depois, enxágua o cabelo até retirar a mistura e lava-o normalmente com o teu shampoo.

Máscara facial

Uma receita épica que nunca falha: abacate triturado, iogurte natural e uma colher de mel. Esta mistura, colocada no rosto durante 20 minutos, tem o poder de fechar os polos, deixar a pele suave e bastante hidratada. Mas há mais: se queres um creme anti-olheiras simples e eficaz, mistura uma porção de abacate triturado com 3 colheres de aveia e aplica a pasta à volta dos olhos, deixando-a repousar 20-30 minutos. 

Creme para as queimaduras

Pouca gente sabe, mas o abacate é ideal para aliviar o desconforto causado pelas queimaduras solares. Basta triturar a polpa e aplicá-la na zona afetada durante alguns minutos, diariamente. 

Esfoliante

Abacate triturado, duas colheres de farinha de aveia - que pode ser substituída por açúcar - e uma colher de chá de sumo de limão. Estes três ingredientes, que se podem encontrar em qualquer cozinha, compõem um dos esfoliantes caseiros mais eficazes. Aplica-o no rosto ou no corpo, em movimentos circulares, e retira-o com água abundante. Vais notar a suavidade da pele! 

Ou se ama, ou se odeia, mas a verdade é que ninguém consegue ficar indiferente a este fruto tão característico! O abacate pode e deve ser presença assídua no vosso dia, quer tenhas já o vestido de noiva em mente ou estejam apenas à procura de inspiração para o grande dia! Se já é parte integrante da tua alimentação, partilha connosco os teus pratos favoritos! E se são fãs deste alimento, a inspiração pode começar já nas lembrancinhas de casamento que vão oferecer a todos no final da festa!