Instante Fotografia
Instante Fotografia

Depois de receberes o teu anel de noivado, e passada toda a emoção desse momento, é normal que comeces logo a imaginar como será o teu look nupcial. O estilo do vestido de noiva, os acessórios, o penteado de noiva, o estilo dos sapatos e, também, o bouquet com que subirás ao altar. Sendo um dos complementos mais importantes do look nupcial, o ramo nunca deve ser escolhido ao acaso. Do estilo às flores, todos os detalhes importam para que o resultado final corresponda tal e qual ao que imaginaste.

Quando se escolhe um bouquet, é normal surgirem várias perguntas: Que tipo de flores devo escolher? Qual deveria ser o estilo? Flores naturais ou bouquet artificial? Dentro das cores do grande dia ou totalmente diferente? Há vários aspetos a ter em conta no momento de escolheres o teu bouquet. Se queres acertar na tua decisão, isto é tudo o que deves ter em conta. 

O bouquet e o vestido de noiva

Acima de tudo, o teu look de noiva deve ser um reflexo da tua personalidade. É por isso que cada noiva tem a liberdade de escolher os acessórios, penteado ou maquilhagem que acha que faz sentido combinar com o seu vestido.

É normal que, ao optares por um vestido de noiva simples, queiras dar destaque a acessórios como o ramo, optando por um bouquet original e irreverente. Podes escolher um bouquet XL, um bouquet colorido, um bouquet minimalista ou algo que aches que possa fazer sentido no teu dia. As flores têm essa vantagem de criar harmonia mesmo que tenhas escolhido um vestido sereia e optes por um bouquet de rosas. No entanto, é sempre preciso haver alguma coerência na tua escolha.

Se casas na praia, opta por um bouquet leve e com cores mais claras, por exemplo. As noivas campestres podem apostar por um bouquet de flores silvestres ou em tons terra e as industrial chic podem arriscar com um ramo XL e muita verdura. No fundo, isto quer dizer que, ainda que o vestido não tenha forçosamente que combinar totalmente com o bouquet, deve fazer sentido no teu look, sem destoar completamente do modelo ou mesmo do ambiente do vosso dia C.

Marco Teixeira Photography
Marco Teixeira Photography

Define um budget

Antes de qualquer escolha, é importante definires um budget. Tal como um vestido de noiva com renda varia muito no preço, também os ramos podem ter vários valores. Depende do tamanho, do tipo de flores ou mesmo da complexidade da elaboração. Por isso, antes de pensares em ramos, define um orçamento e começar a ver ideias e inspirações de acordo com o teu budget. Também podes contactar várias floristas e pedir orçamento para comparar valores.

Outra ideia passa por fazeres o teu ramo de sonho em casa, de forma a conseguires algo verdadeiramente personalizado. Vídeos tutoriais não faltam, só tens que meter mãos à obra!

De acordo com a estação do ano

Escolher as flores do ramo de acordo com a estação do ano em que casam faz tanto sentido como apostar num bolo de casamento original nos enlaces dos dias de hoje.

Em ambos os casos, é notório que há sempre mais por onde escolher se optarem por uma tendência comum – bolos de casamento originais e personalizados – ou por flores da temporada. Além disso, um bouquet com flores da estação fica sempre mais em conta, além de que existem menos chances de ocorrer algum imprevisto com a frescura das flores, por exemplo.

Optar por um bouquet de flores da época é também enquadrar este detalhe na estação do ano em que casam, algo que faz todo o sentido.

Alex Tome
Alex Tome

Pensa no estilo do casamento

O estilo do casamento também pode ser determinante para escolheres as flores ideais para o teu ramo. Isto porque poderão ser as mesmas da restante decoração floral – caso queiras ter uma harmonia em todos os detalhes. Igualmente, as flores que escolheres também podem estar no boutonnière do noiva ou nos corsages que combinarão com os vestidos de gala compridos das tuas damas de honor. Por isso mesmo, pode ser bom pensares em toda a decoração floral no mesmo momento em que definas as flores do ramo, para criar uma harmonia em todo o ambiente.

As cores da decoração e o bouquet

A palete de cores que escolheram para o vosso dia, não só vos ajuda a escolherem os melhores convites de casamento personalizados, como também podem ajudar a definir as flores do ramo. Se optaram pelos tons pastel – num perfeito estilo vintage – que tal optares por ter peónias?

Os tons terra podem pedir um ramo com muita verdura ou suculentas e um casamento de verão combina perfeitamente com um ramo de paniculata, por exemplo. Este é um detalhe que pode fazer toda a diferença, assim que não descartes a palete de cores da decoração no momento de escolheres as flores do teu bouquet de noiva.  

Francisco Pq
Francisco Pq

O significado das flores

Para as mais supersticiosas, o significado das flores pode ser determinante para as incluírem ou não num bouquet. Rosas vermelhas significam paixão, cravos fertilidade e girassóis vitalidade. Se és supersticiosa e acreditas nisto, escolhe as flores do teu ramo de acordo com a tua intenção e com o que queres atrair para o teu casamento. Nunca é demais teres os teus amuletos de sorte e prosperidade para atrair as melhores energias para o dia C e para a vossa relação.

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Sem dúvida de que, a escolha acertada das flores pode transformar o teu bouquet. Tal como a decoração do vosso bolo de casamento ou o estilo dos vossos convites de casamento depende muito dos detalhes, também o ramo poderá fazer toda a diferença no teu look nupcial. Não renuncies ao teu estilo próprio e ao teu gosto pessoal.