Ir para o conteúdo principal
Casamentos

As melhores técnicas para conservar o ramo de noiva

Podes guardar, vender ou doar grande parte das decorações do teu dia, mas já pensaste o que fazer ao ramo de noiva? Ele é um dos elementos mais importantes do look, mas também o mais perecível... confere algumas ideias para o conservar!

Vamos ajudá-la a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a empresas próximas de si
Mulher preparando o ramo da noiva

Mulher preparando o ramo da noiva

Nem todas as noivas querem lançar o bouquet às convidadas antes de cortar o bolo de casamento no final da festa. Na verdade, seja por uma razão simbólica, decorativa, ou simplesmente para guardar uma peça desse dia, são muitos os casais que escolhem guardar o ramo de noiva como recordação após voltar de lua de mel! E como à partida, escolheste flores vivas para compor o teu bouquet – e o penteado de noiva – o primeiro passo é saber as melhores técnicas para as conservar intactas e bonitas por muito tempo! Se já tens o anel de noivado, vem conhecê-las!

1. Um ambiente propício

A melhor forma de conservar o bouquet é mantê-lo num local fresco e seco. As flores não gostam de grandes oscilações de temperatura e a humidade é um os fatores que mais as estraga com o passar do tempo – as folhas começam a murchar, a cor vai transitando para um castanho ocre e perdem rapidamente a forma. A par disso, deves escolher também um sítio escuro, onde a luz do sol ou artificial não seja um problema. Se quiseres conservar o ramo inteiro após trocar alianças de casamento, podes colocá-lo de “cabeça para baixo”. Assim, vai perder a humidade, conservando-se sem se estragar. Depois de seco na totalidade, já podes aplicar laca ou verniz em spray.

2. Gel de sílica

Um dos conservantes mais célebres é o gel de sílica, ou seja, pequenas bolas deste material que absorvem a água, aumentando de tamanho. Põe o bouquet num frasco de vidro ou metal com tampa, coloca gel de sílica no fundo até perfazer cerca de 8 cm e, depois, introduz o ramo no gel e cobre o que falta com a restante sílica. Após dois dias, verifica se o bouquet já está seco e, nesse caso, tira-o do frasco e limpa os restos de gel com um pincel!

ramo de noiva com flores coloridas

3. Processo químico

Quase todas as floristas estão cientes desta técnica, que passa pela aplicação de um processo químico sobre as flores na altura de montar o bouquet – ou seja, antes do casamento. Este processo permite que o ramo se mantenha com um aspeto fresco durante todo o dia, até cortarem o bolo de casamento original, sendo ideal para quem se casa na praia ou no exterior. Após o dia C, ele pode ser guardado até dois anos.

noiva e damas de honor com ramos de flores

4. Desidratar

Se queres manter o teu bouquet intacto por muitos e muitos anos, a desidratação é o melhor processo. Ela exige que o ramo de noiva seja guardado dentro de um saco de plástico no frigorífico, após os noivos entregarem as prendas de casamento originais. Em média, o processo – que deve sempre ser acompanhado por um profissional – dura cerca de 40 dias sendo que, no fim, o bouquet deve ser colocado num quadro com vidro, para proteção. Porém, nem todas as flores se adaptam a este processo – embora resulte muito bem com rosas, lírios e hortências, o girassol, as gerberas, os lisianthus ou as dálias não são os melhores candidatos.

Ideias para ramos de noiva

5. Prensar

Sim, a brincadeira de infância de colher flores campestres e as guardar dentro de páginas de um livro até que secassem pode ser uma excelente forma de preservar as flores do teu bouquet! Como se tratam de várias flores, pode ser um pouco mais trabalhoso, mas podes sempre escolher as mais bonitas, ou aquelas que incluíste também no penteado com tranças, para melhor recordar o dia! O processo é bastante simples, basta colocar as flores entre folhas de papel manteiga e colocar alguma pressão, como uma pilha de livros, por exemplo. Entre 4 a 6 semanas ficarão prontas para serem emolduradas, contudo, não poderás manter o bouquet na sua integridade!

Casal abraçado e com um ramo de noiva

Mais do que um conjunto de flores pelas quais te apaixonaste, o bouquet pode agora servir de objeto decorativo! Guardá-lo após entregar as lembrancinhas de casamento tornou-se algo muito comum e são cada vez mais os noivos que optam por fazê-lo para manter viva a memória deste dia! Prefiram sempre a ajuda de um profissional se optarem por este método. Se já escolheste o vestido de noiva, já sabes se vais ou não conservar o bouquet?

Vamos ajudá-la a encontrar o vestido dos seus sonhos 👰
Peça informação e preços de vestidos e acessórios a empresas próximas de si