Mariana Carmona Fotografia
Mariana Carmona Fotografia

Além do vestido de noiva, o ramo de noiva é um dos elementos do teu look nupcial com mais possibilidades de personalização. Este é um detalhes mais importantes do teu outfit, já que acrescentará um toque de elegância, simplicidade e personalidade ao teu estilo.

Seja qual for o estilo de ramo que escolhas, deves partir de uma base muito importante: o mesmo deve ter as flores ou os teus elementos preferidos, para que seja único e totalmente feito à tua imagem. Por isso mesmo, antes de qualquer tendência ou inspiração que vejas, pensa nas flores que queres usar – que serão válidas para outros elementos, como o toucado do teu penteado de noiva ou mesmo para decorar o bolo de casamento. Também as floristas se reinventam ano após ano e propõem novas flores e composições para os bouquets. Seguindo o teu estilo e estando atenta às tendências, poderás conseguir um ramo tão criativo como tu! Inspira-te!

Aposta por uma única flor

Os bouquets do momento são minimalistas e intemporais – tal como se tem visto no que diz respeito a vestidos de noiva simples ou à decoração do copo-de-água. Aposta numa única flor e de uma só cor e complementa-a com verdura ou com algum detalhe. Podes escolher um ramo apenas de peónias ou de amores-perfeitos, por exemplo. Já as mais românticas, não dispensam um ramo de rosas, que nunca passa de moda.

No entanto, se queres elevar a tua criatividade ao limite, que tal um bouquet só com uma flor? Flores exóticas como as Aves do Paraíso, a lavanda para as mais campestres ou girassóis para quem casa no verão poderão dar um ramo de uma só flor único.

Um ramo verde

As tendências ditam: os ramos verdes estão na moda! As mais alternativas, ou adeptas do estilo industrial chic podem encontrar neste tipo de ramo, um detalhe único para surpreenderem no seu look nupcial. Um ramo assim, dá um toque único a qualquer vestido de noiva com renda, dando-lhe muita personalidade.

Se quiserem ter um ramo de verdura, podem completá-lo com suculentas ou aloé vera, por exemplo. Se quiserem um toque de cor, incluam apenas uma flor – paniculata para as mais minimal, peónias para as mais românticas ou flores silvestres para as que amam o campo e o estilo rústico.

Misturar elementos

Há muito que o bouquet deixou de ser tradicional e clássico, assumindo vários formatos e incorporando outros elementos. Por isso, e como as coroas de flores são perfeitas para os penteados de noiva de cabelo solto, também os ramos coloridos, com muitas flores, verduras e outros elementos continuam a ser tendência.

Inclui outros elementos, como flores secas, espigas ou frutas se adoram os bouquets naturais. Se casam na praia, inclui estrelas do mar ou outros elementos que te lembrem a praia. Medalhas e fitas de cetim são sempre uma boa opção para as mais vintage, assim como a ráfia, que é ideal para as mais campestres.

Adeus bouquets redondos

Os bouquets redondos deram lugar a novas tendências em ramos de noiva. Os ramos XL, em cascata, de apenas uma flor ou com verdura estão na moda, assim que deves apostar nestes estilos que se queres inovar no ramo. No entanto, e tal como os penteados apanhados, os ramos redondos são sempre um clássico, que nunca passam de moda. Se queres apostar por este estilo, podes inovar e incluir uma flor, um detalhe ou uma medalha com uma mensagem especial para dar um toque personalizado e original ao teu ramo.

Corsage de noiva? Sim, claro!

O corsage de noiva é outra tendência que apaixona as mais arrojadas – assim como os chapéus em vez de véus para completarem penteados semi presos ou usar uma clutch em vez de ramo. Normalmente, este estilo enche as medidas das mais cosmopolitas, que também amam jumpsuits e querem mostrar toda a sua personalidade no look de noiva, Por isso, se trocares o tradicional ramo por um corsage de noiva estarás a inovar totalmente. Inclui verdura e apenas uma flor no corsage, para que este não se torne demasiado pesado.

Inspirada com estas ideias para o teu ramo original? Dar um toque personalizado ao teu dia, vai muito além dos detalhes do teu look nupcial. Também nos convites de casamento ou nas lembrancinhas de casamento é possível inovar, só precisas de decidir que estilo queres e meter mãos à obra!