Casamento de Lívio & Miriam

Para além do vestido de noiva, os sapatos, o penteado de noiva, as jóias e o bouquet também têm bastante protagonismo, podendo compor visuais diversos e cheios de personalidade. Por isso, se já te inspiraste nas melhores coleções de vestidos de noiva para 2018 e 2019 e queres agora debruçar-te no tema do ramo, inspira-te no nosso artigo! Dos modelos mais tradicionais - feitos a pensar nas noivas românticas e delicadas - até às composições mais extravagantes e originais, vamos explicar-te quais são os bouquets preferidos das noivas: 

Redondo

O ramo redondo é um clássico! Por isso, se te consideras uma noiva tradicional e romântica, este modelo é perfeito para ti. Sinônimo de feminilidade e delicadeza, sobretudo se composta por espécies associadas ao romance - peónias e rosas -, o bouquet redondo pode ser usado por qualquer noiva, sempre e quando tamanho se adeque à sua fisionomia. Se queres um ramo elegante que não roube demasiado protagonismo ao teu vestido de noiva rendado, este pode ser o modelo ideal! 

Design Events

Ramo em cascata

Conhecido como o “bouquet das princesas”, o ramo em cascata é perfeito para as noivas mais requintadas. Recomendado para as noivas altas, este tipo de ramo combina na perfeição com um romântico vestido de noiva Rosa Clará, sem demasiadas rendas ou apliques. Embora seja um dos ramos menos utilizados na atualidade, não duvides em optar por um modelo deste estilo se queres dar um toque de luxo e exclusividade ao teu look nupcial. 

Power-On Photography

Ramalhete

Um dos preferidos das noivas boho! Trata-se de um ramo ligeiramente mais pequeno que, por ser discreto, pode ser conjugado com vestidos mais complexos. É também um ramo perfeito para os enlaces de estilo rústico dado que, geralmente, incorpora mais verdura que os ramos tradicionais. Os pés das flores estão total ou parcialmente descobertos, o que se traduz numa aura de naturalidade e descontração apreciada pelas noivas mais informais. 

Helena Tomás Photography

Flores silvestres 

Lembras-te dos raminhos de flores silvestres que fazias cada vez que passeavas pelo campo? Pois o bouquet campestre é basicamente isso: uma composição muito natural e colorida, onde todas as flores são bem-vindas! Para as noivas boho, este é o bouquet perfeito, dado que transmite autenticidade e diversão, com um ligeiro toque de nostalgia. Fica especialmente bem com vestidos de noiva simples e fluídos e penteados com tranças adornados com coroas de flores. 

Braçada

Apesar de não serem muito populares nos dias que correm, os ramos estilo braçada são elegantes, originais e muito delicados. São ideais para as noivas altas, embora também possam ser usados pelas baixinhas (se o pé das plantas for relativamente curto e as flores pouco volumosas). A única desvantagem é que pode tornar-se um pouco incomodo de carregar, dado que limita os movimentos da noiva. 

Atelier 19 Fotografia

Assimétrico

Feitos a pensar nas noivas descontraídas, que sonham com um casamento informal e repleto de diversão, os ramos assimétricos são sinônimo de originalidade. Com um aspeto desarrumado, estas composições deslumbram pela mistura de cores, formas e texturas, sendo, por isso, ideais para conjugar com vestidos simples. Atualmente, o bouquet assimétrico é um dos prediletos, graças à sua versatilidade. 

Helena Tomás Photography

Assimétrico XL 

Para as noivas que querem surpreender, não basta um vestido de noiva curto ou uma maquilhagem impactante... O ramo também é uma peça fundamental! Por isso, se és amante das composições assimétricas, aposta num bouquet XL! Este tipo de ramos é um dos preferidos do momento, embora não deva ser usado com qualquer vestido... Por exemplo, se sentes que o teu look já tem imenso brilho e detalhes, o ideal é que não uses um bouquet com tanta informação visual. Também recomendamos que, caso sejas uma noiva baixinha, optes por um ramo com menos volume. 

Ângelo Bártolo Fotografia

Hoop Bouquet

O nome diz tudo, não é? Para as noivas que não perdem uma tendência e que querem deslumbrar no grande dia, esta é a opção ideal! Divertidos, originais e muito versáteis, os hoops bouquets permitem composições fabulosas, de vários tamanhos e estilos. Se és uma noiva com jeito para as manualidades, esta pode ser a tua grande oportunidade para criar um acessório único: mistura flores, folhagens, laços, pérolas e até macramé, e consegue um bouquet 100% personalizado.

Já sabes qual é o teu tipo de bouquet predileto? Redondo, assimétrico ou com um formato absolutamente inovador...? Lembra-te que podes pedir às tuas damas que completem os seus vestidos de cerimónia com pequenos ramos semelhantes ao teu! Ou, se preferires, podes sugerir-lhes que utilizem as mesmas flores do teu bouquet nos seus penteados apanhados